E-commerce para supermercado: quais funcionalidades oferecer ao consumidor?
E-commerces para o setor de supermercado crescem e se destacam cada vez mais em um ambiente que abrange diversos públicos. Com isso, tornaram-se uma ótima solução para estimular a recorrência tanto no modelo de negócio B2B (vendas por atacado) como no modelo de negócio B2C (vendas para o consumidor final).
Um empreendimento online para esse segmento possibilita englobar múltiplos canais de venda. Nele, o consumidor pode adquirir os produtos pela loja física ou pelo computador, mobile, tablet ou televendas. Além disso, o comércio online para supermercado é capaz de:
- alavancar o número de clientes;
- melhorar (bastante) a experiência de compra do consumidor;
- aumentar o ticket médio e o faturamento da empresa;
- inovar a marca;
- aumentar a taxa de recompra;
- poupar tempo;
- fidelizar os clientes.
Contudo, para que todos esses resultados sejam concretizados, é preciso elaborar um e-commerce bem estruturado. Para isso, algumas funcionalidades são fundamentais para lojas virtuais desse segmento, tornando a experiência do consumidor mais satisfatória.
Escolha por Região
Manter o estoque atualizado, principalmente quando se trata de supermercados, é fundamental. Uma funcionalidade importante para oferecer é a escolha da região em que o consumidor está. Assim, ele consegue ver o que tem no estoque da loja mais próxima. Além disso, para negócios B2B, é possível reduzir os custos do frete, garantindo um melhor preço para as empresas consumidoras locais.
Ícones para departamentos
É interessante separar os departamentos do supermercado no e-commerce (higiene, bolachas, padaria, etc), utilizando ainda ícones que reforcem a identificação.
Buscador
O ideal é que o buscador do empreendimento online possua as funções de autocomplete para ajudar na busca. Além disso, é interessante apresentar resultados similares, com o conhecido “você quis dizer…”, caso o consumidor digite alguma palavra errada.
Cadastro de marca
Cadastrar as marcas dos produtos com o logotipo e disponibilizar a busca (filtro) por elas também são excelentes formas de otimizar a experiência de compra do consumidor na loja virtual do supermercado.
Etiquetas
Uma ótima opção para destacar informações importantes são as etiquetas. É possível etiquetar o produto com o país de origem, o desconto ou a informação do frete grátis, por exemplo.
Listas salvas
A lista permite ao consumidor salvar a uma relação de compras mensais para que ela possa ser utilizada novamente. Afinal, a compra se repete todo o mês, não é mesmo? Assim, o consumidor pode criar uma lista de compra mensal ou cotidiana e deixá-la salva no e-commerce. Com isso, é possível repetir os mesmos pedidos, fazendo apenas os ajustes que sejam necessários como a inclusão ou exclusão de produtos.
Essa funcionalidade é interessante também para modelos de negócios B2B, pois agiliza a escolha de produtos das empresas (que geralmente se repetem) e garante uma ótima experiência.
Sugestões de receitas
O setor é promissor também para produtos alimentícios. Sugestões de receita podem ser apresentadas na hora em que o consumidor está vendo um produto, com a lista dos ingredientes que faltam para fazer o prato (sem oferecer produtos indisponíveis), o custo da receita, o tempo de preparo e a quantidade de pessoas que serve. Também é interessante aqui apresentar sugestões de bebidas, assim como de sobremesas.
Agendamento de entrega
O agendamento de entrega tem papel fundamental em lojas virtuais desse segmento. Com o agendamento de entrega, o consumidor consegue definir melhor dia e horário para receber a compra, evitando que o pedido chegue em um momento que não possa receber.
Em negócios B2B, isso também é interessante para empresas que preferem receber os produtos em horários específicos de funcionamento, sendo capaz de estreitar o relacionamento entre ambas.
Ao disponibilizar essas funcionalidades, o consumidor consegue ter uma experiência completa no e-commerce do supermercado, o que contribui ainda mais para a recorrência com maior fidelização.
Gostou do texto? Deixe a sua opinião nos comentários!