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Conheça os segmentos que mais se destacam no e-commerce

Por: Pablo Ribeiro

Fundador e CEO da M3 E-commerce, que está há mais de 7 anos no mercado trazendo soluções em performance digital através da implantação de e-commerces. Responsável pela equipe de vendas e relacionamentos da empresa. Já participou ativamente em mais de 160 projetos de implantações de lojas virtuais. E palestra em diversos eventos relevantes para o mercado de e-commerce, como o VTEX Day e as conferências do E-commerce Brasil.

O comércio eletrônico é um dos setores mais promissores para empreender no Brasil e na América Latina. Em 2019, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento esperado era de R$ 80 bi. Cerca de 90 mil lojas virtuais seriam as responsáveis por tamanha receita. Um resultado impressionante, principalmente em um cenário econômico instável.

Leia também: Com crescimento de 18%, e-commerce deve movimentar R$ 106 bi em 2020, estima ABComm.

A cada ano que passa, o e-commerce ganha novas funcionalidades e se torna cada vez mais moldado às necessidades do consumidor, que responde a esses esforços fazendo da compra online uma opção usual. Principalmente numa época onde o tempo disponível é um dos recursos mais valiosos, poder fazer compras do conforto de casa é uma comodidade que muitos já não dispensam.

Se você pensa em ampliar as operações de uma loja física para o virtual ou vai começar do zero criando um e-commerce, saiba que as principais pesquisas de mercado do país sinalizam que essa é uma boa decisão. Você pode ser ainda mais assertivo no seu investimento escolhendo um segmento de e-commerce aquecido.

Segmentos mais promissores do e-commerce

Na hora de estruturar um e-commerce, é preciso estar ciente de diversos detalhes, como a plataforma que será utilizada, o público alvo do empreendimento, o segmento ao qual ele vai pertencer e quem serão os principais concorrentes. Sobre esses dois últimos pontos, é importante destacar que eles estão diretamente relacionados.

O setor de eletrônicos e telefonia, por exemplo, registra ano após ano bons índices de venda. Mas sabemos que existem grandes e-commerces por trás desses números e que não é fácil concorrer com eles, seja em oferta de preço ou na briga por espaços privilegiados nos resultados de busca.

Veja a seguir 3 opções de segmentos onde você ainda vai encontrar espaço para a sua marca:

Moda

Os e-commerces de moda estão sendo beneficiados pelas inovações tecnológicas que chegam ao universo do comércio online e a tendência é que as pessoas se acostumem cada vez mais a deixar o provador de lado e a conhecerem as peças por meio de fotos, vídeos e soluções que inteligência artificial e a realidade aumentada vão popularizar cada vez mais.

A opção de comprar online e receber ou trocar em uma loja física também facilita a compra. Além disso, roupas são itens que todas as pessoas precisam — e também que desejam comprar.

Perfumaria e Cosméticos

Geralmente focadas no público feminino, as lojas virtuais especializada em cosméticos também apresentam bons índices de lucro há algum tempo. A lógica por trás do consumo é a mesma que a das roupas: são itens que vão do dia a dia a ocasiões especiais, que podem ser dados de presente e que fazem parte de um cuidado pessoal que é muito estimulado pela mídia, blogueiros, influencers, etc.

Saúde

Você já reparou na quantidade de farmácias que existe no centro das grandes cidades? Pois é. A busca pela saúde perfeita é um dos principais anseios da população brasileira. Na hora de empreender, além de uma farmácia tradicional, você também pode optar por formas alternativas de vender saúde, como por exemplo por meio de produtos naturais, suplementos alimentares e itens que despertem a vontade de levar uma vida mais equilibrada.