Acesso rápido

E-commerce responsivo: de tendência à necessidade urgente

por Galleger Ilhe Sexta-feira, 12 de junho de 2015

No último mês, o Google anunciou uma significativa mudança em seu sistema de busca: sites não adaptados à smartphones e tablets cairão no ranking de resultados. A mudança vale para buscas realizadas através dos próprios dispositivos móveis.

Sendo o Google a ferramenta de busca mais popular do mundo, esta mudança representa uma necessidade de adaptação não só importante, mas indispensável para os e-commerces que não desejam perder vendas.

Não podemos mais negar a tendência móvel. Os smartphones mudaram toda uma organização da sociedade. Conversamos através dos celulares, fazemos contas, tiramos e postamos fotos, conhecemos pessoas novas. Então, por que não também comprar pelo celular?

Ter um site interessante, chamativo, que reforce a identidade de uma marca de maneira positiva e que se adapte às necessidades do público é um requisito básico para quem quer fazer-se presente na Internet. Até mesmo os blogs tiveram de se adaptar a esta conjuntura. Foi-se o tempo em que aquele design “padrão”, que todo blog tinha, satisfazia as necessidades do público. Assim é também com qualquer e-commerce, do mais novo ao mais antigo. Estar conectado às mudanças do cenário online é vital para a sobrevivência do negócio.

Desde que os smartphones e as compras pela internet se popularizaram já era possível afirmar que estes dois fatores, mais cedo ou mais tarde, iriam se encontrar. Agora, mais do que nunca é preciso adaptar-se. Quem já mudou está um passo a frente de quem ainda não se atualizou. E em termos de e-commerce estar um passo à frente é estar muito à frente.

Ter um site compatível com as plataformas móveis significa colocar à disposição do seu cliente um site de fácil manuseio, que se adapte a tela do smartphone, informações bem colocadas e distribuídas. Ou seja, é tornar a tentativa de comprar usando o celular tão fácil quanto seria em um computador. Isso, porque a tendência é que o cliente que compra uma vez no celular e gosta da experiência volte a comprar outras vezes.

Além disso, existem pessoas que só navegam na internet usando o celular, portanto não se adaptar é perder um nicho de mercado gigantesco que só tende a se expandir.

E aí, seu site é responsivo? Você sabe o quanto? Felizmente essas não são perguntas que ficarão sem resposta. Junto com a alteração nas buscas, o Google também lançou uma ferramenta que permite a qualquer pessoa avaliar o nível de compatibilidade do seu ou mesmo de outro site. Acesse (https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/) e descubra!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.