E-commerce a prova de balas: 6 maneiras certeiras de aumentar o engajamento e conversões

por Fillipo Madella Terça-feira, 27 de maio de 2014

O E-commerce não é nenhuma novidade, mas ainda é impressionante ver como está crescendo. De acordo com o relatório do WebShoppers o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 28,8 bilhões em 2013, o que representa um crescimento de 28% em relação a 2012. O número de pedidos feitos via internet, em 2013, chegou a 88,3 milhões, número 32% maior, se comparado ao ano anterior. Esse crescimento se deve a milhares de pessoas comprando de seus computadores, smartphones e tablets.
Seja um catálogo de um único produto ou de múltiplos serviços, a chave do sucesso no e-commerce se deve a sua habilidade em engajar e gerar conversões. Por que gastar tempo apostando em métodos que podem não funcionar? Destaquei 6 estratégias que, se executadas bem desde o começo, com certeza aumentará o engajamento e o número de conversões.

1. Use os Recursos Sociais
Pare de ver as mídias sociais como uma opção. Comece a vê-las como um elemento necessário para a estratégia do seu negócio. Esse canal influente pode ajudá-lo com seus esforços de marketing de várias maneiras, mas quando se trata de e-commerce, uma das coisas mais fáceis a fazer é simplesmente integrar as redes sociais ao seu negócio. Facebook, Twitter, LinkedIn e muitas outras redes sociais oferecem ferramentas que te permitem facilmente incorporar funcionalidades como curtir, tuitar e seguir direto através do seu site. A presença desses recursos irão aumentar o engajamento de alguns visitantes que antes poderiam escolher nem visitar o seu site.

2. Engaje com Email
O email continua a ser uma das mais poderosas ferramentas de marketing. As pessoas com quem você se comunica via email estão muito mais propensas ao engajamento do que novos visitantes, porque eles já foram expostos a sua marca através dessas conversas diretas. Você pode manter o engajamento oferecendo a esses leitores conteúdo relevante de acordo com as necessidades deles. Quando estiver criando a sua loja, tenha certeza de incluir um formulário de inscrição de emails que seja fácil de encontrar e tente capturar novos inscritos. Com o tempo, seus leitores poderão se tornar seus clientes mais fiéis.

3. Seja móvel
As plataformas móveis são outra área crítica que você deve dar prioridade. Consumidores que entendem de tecnologia estão sempre com seus dispositivos em mãos e eles esperam, pelo menos, uma experiência no site otimizada. Como um vendedor, você não tem outra opção a não ser dar a eles essa experiência. Seu cliente ideal está armado com todas as capacidades que eles precisam para navegar, pesquisar e comprar, então tenha certeza de que você pode dar a eles uma experiência segura e tranquila. Trabalhe para que a sua presença na rede seja compatível às plataformas móveis desde o primeiro dia.

4. Pense diferente
A evolução da internet permitiu a alteração na experiência do usuário das mais variadas e poderosas formas. Dito isso, a rota para o sucesso é geralmente a mais tranquila. Apenas exija informações necessárias durante inscrições e compras. Mantenha o número de opções apresentadas na interface do seu aplicativo. Use uma ‘chamada para ação’ potente que vai levar o usuário à próxima fase. Quando se é apresentado menos, o consumidor pode pensar com mais clareza, levando à decisões de compra.

5. Otimize durante os testes
Todos os elementos da sua estratégia de marketing estão funcionando em harmonia? Faça alguns testes AB para descobrir. Com a Copa chegando, você pode testar um fundo simples, verde e amarelo com a bandeira do brasil e pessoas torcendo, contra um fundo mais elaborado com mensagens que remetem a essa época do ano e ver as respostas. Um fundo pode ser perfeito para um post no seu blog, mas pode fazer com que os botões de redes sociais fiquem difíceis de serem visualizados. O outro pode ser tão cheio de informações que pode causar confusão. Das miniaturas das fotos dos produtos ao botão ‘compre agora’, os testes revelam o caminho para o engajamento e conversão com resultados reais.

6. Veja os seus relatórios
Medir as conversões do e-commerce é um processo bem simples. Ou as suas vendas aumentaram ou não. Medir o engajamento, por outro lado, é um pouco mais complicado. É por isso que é sempre bom contar com uma boa ferramenta de análise. O Google Analytics é perfeito para esse trabalho. Essa ferramenta gratuita te dá um relatório de engajamento que diz por quanto tempo as pessoas ficaram no seu site e quais as páginas que eles visitaram. Pode até parecer pouca coisa, mas esses detalhes são cruciais. Se você ver que os visitantes estão passando muito tempo na página de um produto sem compra-lo, isso pode significar que você tem que melhorar o processo que os levarão ao carrinho de compra.

O jogo do engajamento está mais competitivo do que nunca. As marcas estão apostando todas as suas fichas para ganhar a atenção e o carinho do consumidor. O que você está fazendo para fazer valer a pena visitar a sua loja?

Fontes:
http://www.ebit.com.br/webshoppers

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