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E-Commerce passo-a-passo: como escolher uma plataforma

No primeiro artigo dessa série sobre como abrir um e-commerce, falamos sobre a importância de um bom plano de marketing. Dando continuidade, hoje falaremos sobre plataformas.

Plataforma são os softwares disponíveis que possibilitam a criação de loja virtual de forma simples e rápida. Estes softwares são responsáveis pela criação, exibição e administração das lojas virtuais. Você pode usar uma plataforma totalmente customizada para sua loja ou modelos pré-definidos, nos quais você fará o upload dos produtos, vai configurar meios de pagamentos que você aceitará e pronto!, sua loja esta habilitada para iniciar as vendas.

Atualmente no mercado brasileiro existem vários tipos de plataformas, com diversos tipos de serviços e custos diferenciados. E é preciso cuidado ao escolher a plataforma que vai atender a sua loja. Especialmente os pequenos lojistas, que na maioria das vezes (diria em 99,9% das vezes) iniciam um e-commerce cortando custos, contratando os serviços mais baratos e, com isso, acabam contratando uma plataforma enxuta sem prospecção de futuro e sem ter condição de dar suporte quando a loja crescer. Infelizmente muitas plataformas ainda pensam somente nas tecnologias e não em visão de mercado futuro, e oferecem soluções engessadas.

A escolha da plataforma é um passo muito importante ao entrar para o e-commerce. Trocar de plataforma pode gerar inúmeros problemas, assim,  nada melhor que avaliar bem o que uma plataforma de E-commerce precisa ter, para que não haja necessidade de troca.

A seguir, um check list básico para ajudar os principiantes do e-commerce:

Do ponto de vista de SEO (Search Engine Optimization), a plataforma:

  • Permite a personalização de URLS ou, no mínimo, URLs amigáveis, sem parâmetros?
  • Permite inserir meta informações (description e keywords) amigáveis?
  • Na parte das categorias de produtos, tem possibilidade de inserir blocos de texto?
  • Permite fazer redirecionamentos diretamente no servidor?

Do ponto de vista do lojista, a plataforma:

  • É compatível com a instalação de scripts adicionais como Google Analytics e Google Adwords?
  • É otimizada para sites de busca ou tem o código flexível para ser otimizado no futuro?
  • É compatível com soluções de segurança e certificados SSL?
  • Possuí ferramenta para criar promoções para um canal/parceiro específico?
  • Possuí variedade de relatórios gerenciais de vendas, clientes, retorno por mídia?

Do ponto de vista do cliente da loja, a plataforma:

  • Oferece vários meios de pagamento (cartão de crédito, boleto, transferência)?
  • Oferece sistema automático de cálculo de frete?
  • Possui um carrinho de compras limpo e sem pontos de fuga?
  • Possui um layout limpo, rápido e de fácil navegação?
  • Possui um bom sistema para visualização de fotos com variedade e zoom?
  • Oferece sistema de cupom de desconto?

Na próxima semana vamos falar um pouco mais sobre plataformas. Até lá!