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E-Commerce passo-a-passo: como escolher uma plataforma

por Lucilene Hoffman Quinta-feira, 07 de julho de 2011

No primeiro artigo dessa série sobre como abrir um e-commerce, falamos sobre a importância de um bom plano de marketing. Dando continuidade, hoje falaremos sobre plataformas.

Plataforma são os softwares disponíveis que possibilitam a criação de loja virtual de forma simples e rápida. Estes softwares são responsáveis pela criação, exibição e administração das lojas virtuais. Você pode usar uma plataforma totalmente customizada para sua loja ou modelos pré-definidos, nos quais você fará o upload dos produtos, vai configurar meios de pagamentos que você aceitará e pronto!, sua loja esta habilitada para iniciar as vendas.

Atualmente no mercado brasileiro existem vários tipos de plataformas, com diversos tipos de serviços e custos diferenciados. E é preciso cuidado ao escolher a plataforma que vai atender a sua loja. Especialmente os pequenos lojistas, que na maioria das vezes (diria em 99,9% das vezes) iniciam um e-commerce cortando custos, contratando os serviços mais baratos e, com isso, acabam contratando uma plataforma enxuta sem prospecção de futuro e sem ter condição de dar suporte quando a loja crescer. Infelizmente muitas plataformas ainda pensam somente nas tecnologias e não em visão de mercado futuro, e oferecem soluções engessadas.

A escolha da plataforma é um passo muito importante ao entrar para o e-commerce. Trocar de plataforma pode gerar inúmeros problemas, assim,  nada melhor que avaliar bem o que uma plataforma de E-commerce precisa ter, para que não haja necessidade de troca.

A seguir, um check list básico para ajudar os principiantes do e-commerce:

Do ponto de vista de SEO (Search Engine Optimization), a plataforma:

  • Permite a personalização de URLS ou, no mínimo, URLs amigáveis, sem parâmetros?
  • Permite inserir meta informações (description e keywords) amigáveis?
  • Na parte das categorias de produtos, tem possibilidade de inserir blocos de texto?
  • Permite fazer redirecionamentos diretamente no servidor?

Do ponto de vista do lojista, a plataforma:

  • É compatível com a instalação de scripts adicionais como Google Analytics e Google Adwords?
  • É otimizada para sites de busca ou tem o código flexível para ser otimizado no futuro?
  • É compatível com soluções de segurança e certificados SSL?
  • Possuí ferramenta para criar promoções para um canal/parceiro específico?
  • Possuí variedade de relatórios gerenciais de vendas, clientes, retorno por mídia?

Do ponto de vista do cliente da loja, a plataforma:

  • Oferece vários meios de pagamento (cartão de crédito, boleto, transferência)?
  • Oferece sistema automático de cálculo de frete?
  • Possui um carrinho de compras limpo e sem pontos de fuga?
  • Possui um layout limpo, rápido e de fácil navegação?
  • Possui um bom sistema para visualização de fotos com variedade e zoom?
  • Oferece sistema de cupom de desconto?

Na próxima semana vamos falar um pouco mais sobre plataformas. Até lá!

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6 comentários

Comentários

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  1. Muito interessante este artigo, nós da Acesscar quando fomos procurar as informações para abrir um webcommerce não encontravamos dicas como neste artigo, estaremos acompanhando os próximos artigos, nós optamos pela plataforma da DotStore que se enquadra no scopo revelado no arquivo. Quem está começando e quiser dar uma olhada neste exemplo de plataforma que usamos pode acessar o nosso site http://www.acesscar.com.br e como ainda estamos aprendendo me encontro a disposição para trocar idéias. sac@acesscar.com.br

    Responder
    1. Olá, fico muito feliz por você ter gostado do meu artigo, espero que o artigo traga informações relevantes para quem quer iniciar no e-commerce. Caso deseje trocar informações estou a disposição. @espacoecommerce ou @lucilenesa

      Abraços

      Responder
      1. Oi, Lucilene! Tenho um e-commerce de artigos esportivos, meu negócio fatura em média R$ 20mil por mês, queria saber de vocês qual plataforma você indica para um negócio como o meu?

        Responder
  2. Gostei muito do artigo, achei fundamental as dicas do check list, mas penso que faltou comentar as principais pontos fortes e fracos das 5 principais plataformas ou dica de local para buscarmos esta informação e criar o comparativo. Fica ai a dica para um artigo futuro. Abraço

    Responder
  3. Olá Lucilene, gostei muito do seu artigo. Estou enfrentando problemas na escolha da plataforma, tenho orçamentos de R$ 1.500,00 a R$ 9.000,00 para loja virtual que estou montando. A partir do seu texto vou ver se consigo saber as diferenças entre elas com as empresas. Mas te pergunto, será que as empresas que estou cotando responderiam essas perguntas de uma forma honesta? Um abraço.

    Responder

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