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E-commerce para fugir da crise: 3 pontos que merecem sua atenção

por Hygor Roque Quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Todos nós sabemos que a época das vagas gordas no varejo passou, o credito está reduzido e o poder de compra de todos os brasileiros diminuiu muito. Muitos varejistas tem olhado para o mercado e e-commerce como alternativa ao complemento do faturamento e talvez de forma desesperada estão iniciando sua operação online a qualquer custo. Sim, talvez seja uma excelente alternativa a crise, mas existem alguns pontos que você não pode se iludir.

O alcance é grande e a concorrência também
Da mesma forma que você consegue, através do e-commerce, aumentar muito o alcance de suas ofertas e quantidade de clientes que podem ser atendidos, sua concorrência também aumentará, para isso você precisa conhecer muito bem os seus concorrentes “online”, e saber exatamente o posicionamento de cada player. O e-commerce é um dos mercados mais democráticos e mesmo você sendo uma empresa com anos de história e uma estrutura grande no mundo físico, sim, você vai concorrer diretamente com aquela operação que começou ontem. Os três pontos críticos dessa concorrência serão na maioria das vezes PREÇO, MIX DE PRODUTOS E EXPERIÊNCIA DE COMPRA.

Não existe tráfego se não houver investimento
Precisa haver um bom planejamento para o lançamento de seu e-commerce. Para que suas ofertas cheguem ao público em potencial, precisa haver um bom investimento de marketing, compra de mídia e campanha com sua base de cliente da loja física. Os clientes da loja física serão os primeiros a aceitarem a idéia de comprar online, eles já tiveram experiência com a sua marca e terão muito menos objeções na hora de finalizar o pedido por esse novo canal.

A aquisição de novos clientes dependerá única e exclusivamente de seu investimento em mídia, assessoria de imprensa, etc. Essa é a primeira etapa do seu funil de vendas, invista no alcance desse novo público e nutra esse novo lead com conteúdos que possam derrubar as suas possíveis objeções

Seu projeto de e-commerce nunca terá fim
O dia do lançamento do seu e-commerce não é o final do projeto e sim o começo. O e-commerce é um organismo vivo e o trabalho de construção da sua loja nunca terá um fim, esteja em constante evolução na experiência de compra do usuário, ofereça sempre alternativas as possíveis objeções e acompanhe os principais KPIs do seu e-commerce: Tráfego, Taxa de conversão e recompra.

Fuja do “achismo” e abuse de teste a/b para tudo que realizar de alterações em seu e-commerce, não só no layout e UX, mas também nos anúncios, campanhas de e-mail marketing e tudo aquilo que for realizado para aumentar algum dos KPIs.

O e-commerce é um bom canal vendas, pois tudo aquilo que é realizado pode ser mensurado, se você não utiliza esses dados como insights para mudanças na sua operação, você está perdendo o melhor que o e-commerce pode te oferecer!

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