Acesso rápido

E-commerce: os 4 erros mais comuns em transações on-line

por Luis Fernando Cerri Sexta-feira, 18 de agosto de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Uma home-page bonita pode até atrair a atenção de visitantes, mas não é suficiente para gerar conversões. Antes de pensar na estética, é necessário investir em qualidade de software para oferecer uma boa experiência ao consumidor, a fim de que ele conclua a compra e volte a procurar o site. É importante atentar-se aos quatro erros que mais irritam os clientes, fáceis de serem resolvidos e que nem sempre são levados em conta.

Um deles é a indisponibilidade do site, que acontece quando a capacidade do servidor não consegue atender ao volume de interessados simultâneos. Esse tipo de erro é muito comum em compras de ingressos para shows internacionais, mas também acontece em menor escala ao realizar promoções ou ações que gerem muitas visitas, por exemplo. Planejamento e testes estruturais que simulam um alto tráfego, além de medidas de gestão eficiente, são fundamentais para que as aplicações suportem a carga e evitem falhas.

Outro transtorno na vida do cliente é a lentidão. Nenhuma novidade, mas muitos sites ainda não se atentaram para esse aspecto crucial da navegação on-line. Segundo a Akamai Technologies – gigante nos serviços de armazenamento de imagens e vídeos para estrutura interna de sites como Facebook, Netflix, entre outros -, a taxa de abandono de um site pode crescer até 40% se o tempo de resposta for superior a três segundos. Além disso, 52% dos usuários são fiéis a páginas mais rápidas.

Código mal escrito e infraestrutura mal configurada são dois dos fatores que mais contribuem para a demora no carregamento de uma página. São pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença. Para contornar o problema, é necessário fazer uma avaliação, identificar os gargalos de configuração e as rotinas mais lentas para reescrevê-las corretamente.

Os erros de processamento também são frequentes. Ao escolher um produto e ser direcionado para a página de finalização da compra, é muito desagradável dar de cara com um preço ou especificações diferentes do que se havia escolhido. Isso geralmente ocorre quando o sistema não foi adequadamente testado. O problema, portanto, pode ser corrigido com a inserção de um processo de testes e qualidade. E acredite: este é só um dos milhares de exemplos contemplados nessa categoria.

As falhas na segurança também fazem parte das queixas mais comuns para quem compra pela internet, principalmente quando vazamento de dados pessoais e fraudes estão em risco. Estes tipos de golpes podem ser evitados com validações automatizadas das aplicações para identificar toda e qualquer vulnerabilidade ali presente. Você sabia que as aplicações web são atacadas, em média, uma vez a cada três dias? Algumas delas chegam a ser atacadas 2,7 mil vezes por ano!

Tenha sempre em mente que, em plena era da Transformação Digital, a sua plataforma virtual é a vitrine da empresa para o mundo. Quando ela possui bugs, está lenta ou indisponível, é a marca que está exposta. Em tempos de redes sociais, o impacto que isso pode causar na sua imagem é imensurável.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.