Logo E-Commerce Brasil

E-Commerce: o que vem por aí em 2011

Todo começo de ano é uma enorme diversão: tiramos a bola de cristal da gaveta e fazemos nossas previsões. Eu também vou arriscar as minhas!

Na minha opinião, o e-commerce deverá se consolidar, e a internet vai emplacar algumas novidades:

  • Compras Coletivas

Hoje já se somam mais dezenas de sites de compras coletivas só no Brasil, nos quais os clientes se juntam para conseguir descontos matadores em serviços ou produtos. Em 2011, o que devemos notar é uma seleção natural desses sites… A maioria deve fechar ao longo do ano pela falta de fôlego financeiro e por problemas com os parceiros de descontos. Alguns poucos sobreviverão e comprarão os menores, se consolidando cada vez mais. O fato é que este tipo de comércio eletrônico veio pra ficar.

  • O Google vem pro e-commerce de vez

Primeiro foi o Google Checkout, depois veio uma loja virtual colaborativa de moda, depois um site de e-books em 2010. Agora, já se fala, no mercado americano, de o Google comprar algum gigante do e-commerce para absorver know-how operacional e para criar sinergia com outras de suas tecnologias. Uma loja bem cotada para entrar debaixo do guarda-chuva do grande G é
nada mais, nada menos, que a Amazon. Essa eu quero ver!

  • O Google vem pro e-commerce de vez – parte 2

Já foi a época em que tecnologia era uma barreira de entrada para o e-commerce. Atualmente, opções não faltam. Além das plataformas de software livre como Magento, há opções para todo tipo de bolso. Mas daqui do sofá estou apenas aguardando o dia em que o Google vai lançar sua plataforma de comércio eletrônico, totalmente grátis, com integração de meios de pagamento Google Checkout, com links patrocinados Adwords, análises de métricas com Analytics e tudo mais que ele puder colocar ali
dentro. Se você é dono de uma empresa de plataformas de e-commerce, comece a se reinventar já.

  • Computação em nuvem

Já pedindo desculpas pela piadinha mais ou menos, esse negócio não parece ser nuvem passageira. A nuvem fará com que você praticamente não precise instalar programas ou guardar arquivos em seu computador (veja o Google Docs, por exemplo).
Tudo ficará lá, na “nuvem” e você terá acesso de qualquer dispositivo com internet. 2011 promete ser um ano de brigas, embates e debates sobre os padrões e mudanças que esta nova forma de se pensar o trabalho com um computador trará.

  • Lojas multitela

Se a coisa já vem bem madura, 2011 vai ser a consolidação da internet em várias telas. Seu cliente comprará ainda mais pelo iPhone, pelo Adroid, pelo iPad e, acredite, às vezes até pelo computador! O fato é que sua loja virtual terá que funcionar e parecer vendedora para seus clientes, independentemente da tela de onde ele a estiver olhando, amplificando assim sua presença junto dele em qualquer hora e qualquer lugar.

  • Personalização de produtos

O cliente já quer faz tempo, mas só agora vejo as empresas pensando a respeito e com mais acesso a tecnologias para fazer isso acontecer. Deixar o cliente customizar seu produto é a chance que os pequenos têm de virar gente grande e se diferenciarem neste mercado cada vez mais concorrido.

Dependendo do seu tipo de negócio, pense em uma forma de o cliente poder “brincar” com seus produtos, montando algo exclusivo pra ele. E aí você terá uma loja que vai dar o que falar – e o que vender.

  • Pra finalizar, o amor.

Ah, o amor… No último Shop.org ficou claro que o e-commerce vai para o caminho do amor, que bonito! Amor ao varejo e principalmente aos clientes foi a mensagem passada por lá. Claro que não faltará amor aos lucros também…

Na prática, estamos falando de gente cada vez mais engajada no negócio, feliz de fazer parte do fantástico universo do e-commerce. E de tecnologias cada vez mais maduras para gerar proximidade e fidelização
com clientes.

Agora é arregaçar as mangas, trabalhar muito e ver o que acontece!

Abraços!