Logo E-Commerce Brasil

E-commerce nas nuvens: saiba mais sobre a Rackspace e a Amazon AWS

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Por Ricardo Soares – Fundador da WB4B Negócios Online

Este estudo se propõe a comparar alguns serviços de cloud das empresas Rackspace e Amazon Web Services, sintetizando ao máximo, sem deixar de fora alguns fatos interessantes das empresas.

Rackspace

A Rackspace é conhecida por sua presença no setor de webhosting desde a década de 90. Sua plataforma cloud foi lançada em 2006 e segundo indicações teria sido relançada em 2008 pelo fato de que em 2006 não se falava muito em cloud, e acabou não tendo tanta visibilidade,

Ela é um dos principais participantes do projeto OpenStack, que, segundo conhecimento de mercado, teria código herdado da Nebula, da NASA, e do Cloud Files Plataform, da Rackspace. Apesar de ser um projeto promissor, o OpenStack ainda está em uma fase inicial, tendo poucas implementações. Não consegui ter certeza se toda a infra do Rackspace já faz uso do OpenStack, porem é sabido que o sistema já está presente em parte de seus servidores.

Além disso, ele hospeda a principal operação de grandes empresas, como a Mazda USA e a Domino’s Pizza, que são bem conhecidas aqui no Brasil.

Amazon Web Services

Sem dúvida, a Amazon é a mais conhecida, não graças apenas à sua loja virtual, mas por sua força de apoio sempre presente no mundo da tecnologia com eventos e projetos abertos. Acredita-se que esse diferencial é obtido devido ao fato de que historicamente a empresa é um varejista e levou esse way of life para o mundo da TI, fazendo com que alguns aleguem que a Amazon não tem concorrente direto devido inclusive à sua grande variedade de opções disponíveis.

A Amazon Web Services é tida como uma marca específica no mundo da tecnologia, reconhecida como Amazon AWS e às vezes personificada no acrônimo AWS, sendo que mesmo empresas de grande porte, como a NASA e a IBM, que possuem seus próprios DataCenters e private clouds, fazem uso da infraestrutura da Amazon por ser um ambiente totalmente específico e único.

Possui vários clientes de peso, dentre os quais podemos destacar Pinterest e Netflix, que foi responsável por quase 30% de todo o tráfego de download em 2011 nos EUA.

Popularidade

A Amazon é a mais conhecida simplesmente pelo fato de ter praticamente inventado o serviço que dispõe. A afirmação é um senso comum e foi personificada em frases de Carl Brooks, Analista de Infraestrutura e Cloud da Tier 1 Research. Porém, ela se distancia dos demais por oferecer não apenas o serviços comuns ao mercado, como também o serviço de elasticidade e outros pré-prontos que resultam em um ambiente similar ao oferecido no ambiente PaaS, mas mantendo a possibilidade de o usuário ter a opção de mudar de fornecedor com uma maior facilidade.

Tamanho

Apesar de ambas as empresas serem de capital aberto, não é clara a quantidade de recursos financeiros que cada uma dispõe sobre suas operações de cloud. Isso acontece devido ao fato de que ambas possuem outros serviços que também consomem valores relevantes sobre os custos operacionais, de forma que analistas de mercado fazem estimativas obtidas a partir de fórmulas criadas a partir dos balanços anuais.

Segundo estimativas, acredita-se que a AWS possui um parque com mais de 400 mil máquinas. Além disso, ela se destacou na lista dos 500 computadores mais rápidos do mundo em 2011, com o Amazon EC2, na posição 42.

A Rackspace possui 8 datacenters, nos quais estima-se existir por volta de 80 mil máquinas. Ela não está localizada no Brasil, porém é considerada a empresa especializada em serviços de TI com o maior faturamento no mercado em 2011.

Suporte técnico

Neste quesito, não há comparação: é a Rackspace quem ganha. Segundo relatos na Internet, eles conseguem atender a toda demanda de suporte, conforme o motor da empresa leva a crer, pois seriam fanáticos por suporte. Inclusive, é a que tem a opção mais prática, contando inclusive com atendimento telefônico em português como opção padrão.

A AWS dispõe de fóruns de comunicação aberto, nos quais os próprios clientes podem se auxiliar, contando com alguns profissionais da empresa para atender às perguntas e, caso haja a necessidade, é possível contratar um suporte diferenciado com atendimento telefônico.

Segurança

A AWS se destaca por forçar o uso de chaves de acesso a serviços de SSH e, segundo o que pude observar, é uma opção exclusiva da AWS. Nas outras empresas, é possível construir o mesmo tipo de cenário, mas na AWS ele não é opcional, é obrigatório, o que facilita a vida do administrador de sistemas.

Custo

É o herói e o vilão da história. Afirmo isso pois, assim como um dos maiores atrativos para considerar IaaS é o baixo custo, existe uma dificuldade embutida para a comparação de preços entre fornecedores justamente pelo fato de que a ideia do cloud computing (base do IaaS) é arquitetada levando em consideração a distribuição dos recursos através de uma grid computacional, e periodicamente os custos são revistos e eles tendem a variar cada vez mais.

A dificuldade é tal que gerou uma nova gama de serviços na Internet que auxilia a calcular os custos, um desses provedores é a Ideas International, que disponibilizou o gráfico abaixo, no qual podemos visualizar os custos anuais de 2010 com o uso de opções similares entre fornecedores. Com ele, podemos identificar que tanto a Rackspace quanto a Amazon estão entre as opções de menor custo.

Conclusão

Compreenda que a comparação direta esconde um detalhe simples, porém difícil de perceber: são entidades de grande peso, tanto em recursos quanto em importância para a Internet, e uma não teria capacidade de existir se não fosse a outra. Claro que podemos devanear e considerar vertentes, mas o fato é que se uma vier a falir da noite para o dia, por maior que a outra seja, acredito ser difícil que haja um cenário em que a que sobrar sustente todas as demandas dos clientes da outra, o que levaria a Internet a ter um cenário de instabilidade momentânea até que tudo estabilize, ou seja, existe uma grande interdependência entre elas, e por isso podemos encontrar vários cenários de sucesso e insucesso em ambas as empresas.

Considerando que a demanda de hospedagem de um serviço de comércio eletrônico demanda uma grande variedade de serviços como banco de dados, cacheamento de informação, distribuição e armazenamento de e-mails, somos levados a recomendar que o empresário opte por utilizar os recursos da Rackspace, caso tenha uma pequena equipe de TI, graças às opções de cloud gerenciado; porém, se sua equipe de TI é completa e dispõe de diversos profissionais, então a recomendação é utilizar a AWS, dada à sua variedade de serviços disponíveis.

Caso você esteja procurando mais opções, é possível indicar ainda SunGuard, SoftLayer, MediaTemple, GoGrid, OVH Web HostingSolutions, AkamaiTecnolgies, Verizon, e Terremark. Entre elas, a Terremark também possui DC no Brasil.

No Brasil, a Amazon AWS possui o AWSHUB.com.br como canal de suporte e informações.

***

Todos os direitos reservados. Não é permitida a publicação parcial ou total.