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E-commerce de moda: aplicação de inovações disruptivas

por Galleger Ilhe Quinta-feira, 12 de julho de 2018   Tempo de leitura: 9 minutos

O segmento de moda e acessórios cresce cada vez mais quando o assunto é empreendimento online. Em 2017, a categoria permaneceu na liderança em relação ao volume de pedidos, aumentando a sua participação nas vendas. Os dados são do 37º Webshoppers, apresentado pela Ebit, empresa que mede a reputação de lojas virtuais e gera dados para o mercado online.

Por mais que o segmento tenha apresentado grande crescimento, é fundamental que o e-commerce de moda e acessórios apresente aos consumidores funcionalidades e inovações que garantam uma ótima experiência de compra. Ficar estagnado não é uma opção vantajosa, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando por novidades que atendam às suas necessidades de forma rápida, completa e eficiente.

Para isso, trabalhar com a Inovação Disruptiva no e-commerce é uma excelente tática. A Teoria da Inovação Disruptiva, criada pelo professor de Harvard, Clayton M. Christensen, corresponde à inovação do mercado trazendo simplicidade, conveniência e acessibilidade para que seja possível alcançar um público bem maior e garantir com isso, uma experiência inovadora.

Considerando esse ponto e a importância de ser disruptivo, confira algumas dicas de inovações disruptivas para serem aplicadas em e-commerces de moda – mais precisamente, de roupas – para encantar e atrair os consumidores, garantindo assim a recorrência e o aumento do faturamento da empresa. Vamos lá?

Facilite a venda dos produtos com banners interativos

Se o banner da página inicial do e-commerce conter produtos da loja, coloque o acesso direto a esses produtos a partir de um lightbox que abra sobre a imagem quando o consumidor clicar. Nesse lightbox, é possível colocar o valor do produto e a opção “adicionar ao carrinho”. Isso é o que chamamos de banner interativo.

Exemplo: Scalon Roupas Femininas

Descomplique o e-commerce utilizando filtros visuais

Divida os modelos das peças vendidas no e-commerce por categorias. Por exemplo, se a sua loja virtual vende calças jeans femininas, é possível separá-las por estilos como flare, boyfriend, skinny, etc.

Exemplo: Scalon Roupas Femininas

Ofereça uma descrição rápida por meio de lightbox

Disponibilize um lightbox em cada modelo do produto com uma breve descrição. Com isso, o consumidor consegue ter uma noção do que se trata o produto, sem precisar clicar no mesmo e abrir outra página para ter as informações que deseja.

Exemplo: Scalon Roupas Femininas

Simplifique a busca dos visitantes

Com o objetivo de permitir que os visitantes encontrem com facilidade o que deseja no e-commerce, um buscador eficiente é fundamental. Trabalhe com um buscador visualmente atrativo que ao digitar, aparece as peças que se relacionam com o que o consumidor deseja conferir. Isso otimiza bastante o tempo de pesquisa no e-commerce.

Exemplo: Scalon Roupas Femininas

Facilite o percurso de compra em menos cliques

Para que o consumidor não seja direcionado à outra página quando clicar no produto que deseja e perder assim a navegação, trabalhe novamente com o lightbox. Assim, ao clicar no produto, uma janela abre na própria página de navegação, com todas as especificações do artigo como preço, tamanho, descrição detalhada e completa, etc.

Exemplo: Scalon Roupas Femininas

Detalhes e fotos: a prévia perfeita para os produtos

Trabalhe as descrições dos produtos de forma completa, com textos originais e detalhados, juntamente com boas fotografias para ilustrar e passar mais confiança na hora da compra. Detalhes da peça e do tecido são bem-vindos para que a descrição seja mais completa.

Exemplo: Scalon Roupas Femininas
Exemplo: Scalon Roupas Femininas

Evite trocas! Ofereça o provador virtual

Uma excelente funcionalidade que contribui para que a pessoa compre o produto desejado no tamanho ideal para o seu corpo. No provador virtual, você pode pedir as informações da pessoa, como peso, altura e idade, busto, cintura e quadril. Assim, pode calcular e recomendar o tamanho ideal para ela da peça escolhida. Essa funcionalidade acaba passando mais segurança na hora da compra.

Exemplo: Scalon Roupas Femininas
Exemplo: Scalon Roupas Femininas
Exemplo: Scalon Roupas Femininas

Disponibilize também a tabela de medidas das peças

Na tabela de medidas, coloque os tamanhos disponíveis do produto. Aqui entram informações o tamanho do busto, cintura e quadril que corresponde a determinado tamanho. Essa é outra funcionalidade que ajuda bastante o consumidor a comprar o produto no tamanho ideal, proporcionando mais segurança na hora da escolha.

Exemplo: Scalon Roupas Femininas

Permita uma segmentação rápida dos produtos com filtro no topo

Disponibilize no topo do e-commerce o filtro de produtos. Assim, quando o consumidor selecionar a categoria de blusas, por exemplo, já poderá filtrar pelo tamanho que deseja, cor e demais atributos.

Exemplo: Scalon Roupas Femininas

Facilite o acesso à compra utilizando o carrinho lateral

O carrinho lateral permite que o consumidor consulte toda a sua compra sem precisar sair da página que está e com isso perder a navegação. Com essa funcionalidade, a pessoa pode clicar no ícone do carrinho no canto superior do e-commerce e acompanhar com mais facilidade os produtos adicionados.

Exemplo: Scalon Roupas Femininas
Com esses exemplos de funcionalidades para disponibilizar, o e-commerce garante aos consumidores uma experiência completa, diferenciada e eficiente, passando mais segurança e aumentando a quantidade de vendas fechadas no empreendimento online.
Essa é a proposta da Teoria da Inovação Disruptiva. Redefinir a loja virtual, ser inovador e proporcionar a facilidade e simplicidade que os consumidores tanto buscam na hora da compra.
E você, aplica essas funcionalidades em seu e-commerce de moda? Conte para a gente nos comentários!

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