Seu cliente e-commerce utiliza o mobile. E você, já vende por ele?

por Raphael Tomé Quinta-feira, 01 de dezembro de 2016

O 34º Webshoppers, levantamento realizado pela E-bit e Buscapé com os dados do primeiro semestre de 2016 para o e-commerce, tem muito a nos dizer sobre as vendas via mobile no Brasil. O salto significativo do share desses dispositivos no comércio não passa em branco e a representatividade, que era apenas de 0,3% em 2011, cresceu 6300% no decorrer de 5 anos.

Os números mostram a importância de identificar esse aumento no uso desses dispositivos pelos clientes e aprimorar seu site para vender mais e melhor também nos casos em que ele for acessado por meio de smartphones e tablets.

Resultados do m-commerce no primeiro semestre de 2016:

  • 23% de participação de dispositivos móveis no total de compras realizadas virtualmente
  • 18,8% das transações de compra efetuadas no primeiro semestre foram feitas por dispositivos mobile
    Dados: 34º Webshoppers (E-bit/Buscapé, 2016)

A confiança do consumidor em adquirir um produto nesses dispositivos está aumentando, o que pode requerer às lojas estarem preparadas não apenas para expor o site de uma forma agradável no mobile, mas preparar todo o processo de compra e venda para tais dispositivos.

Como preparar seu site?

A criação de sites responsivos, navegabilidade e testes A/B focados em mobile são passos básicos. Mas, além desses fatores, vale uma atenção especial em:

1) Tomar conhecimento do público mobile e as transformações em seu comportamento de uso e compra por meio da plataforma

Algumas informações sobre o público do m-commerce no país já haviam sido divulgadas no 33º Webshoppers, a versão do relatório que apresentou uma análise completa do e-commerce ao longo de 2015.

Naquela ocasião, os entrevistados manifestaram considerar importante que o site estivesse preparado para as compras via dispositivos móveis e trabalhassem serviços de pushing notification, geolocalização e mensagens sobre descontos pelo celular.

Entender e atender essa expectativa do consumidor é essencial para acelerar suas vendas nesses dispositivos.

2) Passar maior segurança para os pagamentos serem feitos diretamente por tablets e smartphones – com total confiança do consumidor

Outro ponto importante é gerenciar o site para facilitar a compra pelo consumidor não só na busca pelo produto mas também nos processos de compra e pagamento pelo celular.

Uma forma de evitar resistência do comprador em finalizar o pagamento nesses dispositivos é gerenciar bem a segurança do usuário. Parte disso já estará associado ao e-commerce, se você já investe nos serviços de criptografia de informações (SSL e SSL EV), testes de penetração manual (pentests), que corrigem vulnerabilidades, e na blindagem de sites

Mas, na contratação do serviço de blindagem, vale muito a pena habilitar o uso do selo flutuante mobile, pois isso ajuda o consumidor a identificar que seu m-commerce passa por análises diárias e correções de vulnerabilidades.

Como grandes lojas costumam investir neste serviço e usar o selo, ele é facilmente identificado e assimilado pelos clientes.

Se o perfil médio do seu consumidor ainda não usa o mobile para consumir, isso não significa que você não deva se preparar para vender por meio dos smartphones e tablets.

É fundamental o gestor de e-commerce olhar para o gráfico de crescimento desta plataforma e se atentar à popularização dos aparelhos móveis e ao share de vendas cada vez maior que é assimilado por eles. Quem perder tempo e ficar de fora poderá deixar de criar oportunidades realmente significativas daqui em diante.

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