Oferecer melhores experiências de compras é fundamental para o e-commerce

por Rogério Signorini Terça-feira, 16 de maio de 2017   Tempo de leitura: 5 minutos

A taxa de crescimento do mercado e-commerce na América Latina e no Brasil faz da região uma das mais atraentes do mundo para o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio. Segundo o estudo E-Readiness na América Latina, realizado pela Euromonitor, a expectativa é que as vendas no mundo digital cresçam 13% ao ano entre 2015 e 2020, à medida que as economias da região se recuperam e voltam a prosperar.

No passado, o e-commerce era associado especificamente a compras pela internet. Hoje, porém, muitos dispositivos facilitam as transações comerciais e servem como meio de pagamento eletrônico, entre os quais smartphones, tablets, relógios, carros e anéis.

Todos esses dispositivos oferecem aos estabelecimentos comerciais a oportunidade de descobrir novas formas de pagamento, pois estão equipados com a tecnologia NFC, que permite a realização de pagamentos sem contato. Além disso, os investimentos em infraestrutura, como hotspots de Wi-Fi, e o aumento da velocidade de conexão aceleram a adoção e o uso de novas tecnologias.

Todo esse contexto ajuda a estimular lojas virtuais e os meios eletrônicos de pagamento, especialmente quando os comerciantes continuam investindo em plataformas e aplicativos móveis. Portanto, os varejos que oferecem diferentes métodos de pagamento, em várias plataformas digitais, têm uma vantagem competitiva significativa sobre os que não o fazem.

Baseados nas nossas experiências na Visa, fazemos as seguintes recomendações aos estabelecimentos comerciais:

Esteja onde os seus clientes estão: introduzir inovações em pagamentos digitais é essencial para reforçar sua capacidade de vendas e atrair novos consumidores, especialmente os millennials, que passam boa parte do tempo on-line e no celular.

Ofereça uma experiência de venda consistente aos seus clientes: é importante manter a qualidade da experiência de compra do consumidor, tanto em transações realizadas em lojas físicas quanto as online. O estabelecimento deve fazer com que seus consumidores se sintam igualmente seguros e bem atendidos nas duas situações, oferecendo uma experiência omnichannel, ou seja, igual e fluída em todos os canais. No entanto, é preciso reconhecer que o e-commerce exige cuidados adicionais para evitar possíveis fraudes.

Incorpore ferramentas para oferecer um comércio digital seguro: As empresas devem se manter em dia com as novas tecnologias e tendências para otimizar cada passo da interação com o consumidor final. Esses investimentos proporcionarão uma experiência de compra mais positiva e segura para o consumidor, o que resultará em interações recorrentes, recomendações e mais vendas.

Eduque seus clientes em relação à segurança das compras online: Os consumidores latino-americanos querem comprar online de forma segura e conveniente e os estabelecimentos comerciais têm a oportunidade de destacar as medidas que estão sendo tomadas para proporcionar uma experiência segura, bem como as táticas adotadas para proteger as informações dos cartões de pagamento de seus clientes.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.