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A importância do uso de imagens e da construção de uma boa descrição no e-commerce

por Galleger Ilhe Terça-feira, 14 de março de 2017   Tempo de leitura: 5 minutos

Ao comprar em uma loja física, o cliente pode tocar o produto, perceber seu tamanho, seu peso, reconhecer suas funções e saber exatamente como ele é. No entanto, no e-commerce, tudo que o internauta consegue conhecer do produto vem de fotos, vídeos e informações na descrição.

A descrição e as imagens no comércio eletrônico, além de mostrar e explicar a funcionalidade dos produtos, auxiliam sua loja a aparecer em mecanismos de busca e são peças fundamentais para dar segurança ao cliente e fazer com que você venda mais.

Algumas práticas ajudam a ter uma loja virtual que atrai e convence o cliente no momento da decisão de compra.

Detalhe o produto

Descreva as características do produto, ressalte as qualidades e dê dicas de como usá-lo. Por exemplo, em lojas de roupas, vale sugerir composições com outras peças ou acessórios e oferecer um desconto para o cliente comprar o look completo.

Seja objetivo e use tom pessoal

Faça o máximo para se aproximar do seu consumidor. Procure sempre manter uma linguagem informal e pessoal. Seja objetivo, claro e tente não se estender tanto no texto. Ninguém vai ler uma descrição longa e difícil de compreender.

Preze por conteúdo original

Algumas lojas copiam a descrição do fabricante ou utilizam a mesma descrição para vários produtos. Não faça isso! Repetir o conteúdo parece descaso e até mentira, nenhum produto é idêntico ao outro. Além disso, a prática pode prejudicar o SEO do seu e-commerce e interferir diretamente nas suas vendas. O Google, por exemplo, encara essas páginas com textos iguais como conteúdo duplicado e isso diminui as chances de alcançar a primeira página.

Coloque-se no lugar do cliente

Se você fosse comprar o produto, quais informações consideraria relevantes? Lembre-se de pensar como o internauta, tentando compreender as necessidades dele. Dessa forma, vai saber o que o usuário irá procurar conhecer do produto e quais são as possíveis objeções dele no momento da compra.

Insira palavras-chave no texto

Para melhorar o SEO do site, coloque palavras-chave na descrição de cada produto. Assim, quando o consumidor pesquisar o produto que ele está procurando, vai encontrar seu site. Contudo, tenha cautela para não fazer isso de forma forçada. Seja sutil e encaixe as palavras naturalmente.

Imagens valem mais que mil palavras

As imagens dão ao cliente a ideia de como o produto é. Por isso, não economize. Tire fotos de vários ângulos e dê a opção do usuário ampliar a imagem e ver o máximo de detalhes. Nunca esqueça de nomear cada uma também! No atributo “alt” das imagens, coloque o título ou os detalhes do produto em uma frase curta. No Magento é possível fazer isso de forma rápida, na mesma página em que upamos as imagens.

Para certos produtos, também é interessante colocar imagens nas quais seja possível comparar o tamanho do item desejado. Por exemplo, se você vende bolsas, coloque fotos com modelos, assim o cliente terá uma percepção mais fiel das dimensões reais do produto.

Com estas dicas, reavalie as descrições e as imagens do seu e-commerce. Investir na qualidade e variedade de informações passará a impressão de comprometimento com seu cliente e dará mais confiança a ele no momento da compra.

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