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E-commerce farmacêutico: crescimento, tendências e como implantar

Por: Luan Gabellini

Sócio-diretor da Betalabs. Formado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Trabalhou no mercado financeiro no início da carreira antes de se dedicar integralmente a Betalabs. Forbes 30 under 30 2015. Fala sobre e-commerce, transformação digital, empreendedorismo, gestão de recorrência. Professor do Curso E-commerce reinventando modelo de negócio da ESPM. Palestrante do Curso de Empreendedorismo e Jurado das feiras de inovação da EAESP - FGV.

Que o futuro é digital todo mundo sabe (ouvimos isso desde 2012, no mínimo), e que a pandemia acelerou o processo de digitalização também é inegável. Mas quais oportunidades podem ser aproveitadas nesse processo?

O ramo farmacêutico como um todo teve um grande salto entre julho de 2020 e julho de 2021, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). O setor teve um crescimento de 6,6% em unidades vendidas e movimentou R$ 103,2 bilhões no período. Mas foi o e-commerce farmacêutico que mais brilhou e que fez despontar tendências para o futuro.

Se hoje buscamos comodidade e praticidade, seja para comprar um caderno e até reservar estadias em hotéis, por que seria diferente quando se trata de saúde? As pessoas buscam cada vez mais otimizar e economizar o tempo. E essa tendência só cresce, inclusive no setor farmacêutico.

Algumas tendências que podemos destacar:

Assinaturas mensais

Imagine uma pessoa com uma doença crônica como hipertensão, um idoso que precisa de suplementos de cálcio ou até mesmo uma mulher que utiliza pílulas anticoncepcionais. Apesar de situações distintas, essas pessoas têm em comum a demanda mensal por diferentes produtos farmacêuticos.

Então por que ao invés de o “seu João” precisar ir todos os meses à farmácia, ou depender de alguém para fazer a compra por ele, a farmácia não envia mensalmente tudo o que o seu João precisa na sua casa? Por um lado, o sistema de assinatura digital provê comodidade e economia de tempo ao cliente; por outro, garante sua fidelização à farmácia.

Variedade de métodos de pagamentos

Cartão à vista, parcelado, boleto, Pix, transferência, carteiras digitais… Ainda na lógica de facilitar a vida do comprador, é importante oferecer os mais variados métodos de pagamento.

Isso é importante, mais uma vez, pensando na fidelização e na recorrência de compra do cliente. Se ele encontrar alguma resistência ou dificuldade para realizar o pagamento, dificilmente voltará a utilizar aquele e-commerce.

Página de checkout eficiente e bem estruturada

Este tópico não chega nem a ser realmente uma “tendência”, mas sim uma orientação. O checkout é a última página de navegação do seu cliente antes do fechamento da compra. É onde são coletados dados como: nome, endereço e informações de cobrança (número do cartão de crédito, por exemplo). Por isso, se essa página não tiver um design simples, transparente e que faça o cliente se sentir seguro em compartilhar seus dados, existe grande chance de ele abandonar a página sem fechar a venda.

E como implantar um e-commerce farmacêutico?

Já sabemos que a venda online de produtos farmacêuticos é uma tendência do mundo digitalizado. Também vimos que um e-commerce pode ser muito vantajoso para garantir a fidelização do cliente. Observamos ainda como é importante prezar pela experiência de compra. Mas, afinal, como implantar um e-commerce farmacêutico?

Evidentemente, essa é uma pergunta com múltiplas respostas e seria necessário outro texto apenas sobre isso. Mas aqui destacamos três pontos que consideramos fundamentais se você deseja montar sua farmácia online.

1. Presença de um farmacêutico responsável

Assim como na loja física, será necessário ter um farmacêutico de prontidão durante o horário de atendimento. Somente esse profissional poderá liberar a entrega dos medicamentos vendidos pelo site.

Além disso, permanecem as exigências de alvará sanitário ou licença e autorização de funcionamento emitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

2. Logística bem estruturada

É bem verdade que uma loja digital permite oferecer mais variedades de produtos. Porém, é de extrema importância se atentar para a logística que os envolve. Alguns produtos precisam de armazenagem especial, outros de envio rápido sob condições específicas. Tudo isso deve ser levado em conta.

3. Upload de receitas médicas

Se o seu e-commerce irá vender medicamentos que necessitam de prescrição médica, é necessário que o site tenha uma área de upload. Dessa forma, o cliente poderá enviar a receita online, que será conferida pela equipe, e só então o medicamento será liberado para entrega.

Com essas informações em mãos, você pode se sentir mais preparado para navegar no universo do e-commerce farmacêutico!

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