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No e-commerce, a embalagem só fica em branco se o empresário quiser

Por: Adriano Greca

É Diretor de Operações da Vértice Embalagens e gestor especialista em negócios B2B.

O ditado popular prega que não devemos julgar um livro pela capa. No entanto, se o livro tiver sido comprado novo e pela internet, é ideal que a capa esteja bem bonita e apresentável, praticamente do jeito que saiu da gráfica. Isso porque consideramos que o fornecedor – seja ele um grande marketplace ou uma livraria que está ingressando agora no comércio eletrônico – é alguém preocupado com a forma com que o produto irá chegar ao consumidor final. Ou seja, sabe que, no processo logístico, a embalagem é uma das peças importantes do empreendimento virtual.

Aí, sim, com a capa do livro intacta, o cliente vai poder fazer seu julgamento e dizer se o conteúdo impresso condiz com a propaganda inicial.

Uma das funçõe da embalagem é envolver, acomodar e proteger o produto para que ele chegue ao seu destinatário sem qualquer avaria.

A importância da embalagem

Qualquer empresa que comercializa seus produtos na internet – e hoje essa é uma fatia cada vez mais significativa das vendas no varejo – precisa dedicar algumas horas para entender a importância que a embalagem tem em todo esse processo.

A primeira função de uma embalagem, como o próprio nome já diz, é envolver, acomodar e proteger o produto para que ele chegue ao seu destinatário sem nenhum tipo de impacto ou avaria. E, em um país de dimensões territoriais como o Brasil, isso pode ser um verdadeiro desafio, principalmente considerando a infraestrutura e o modelo de transporte predominante, que é o rodoviário.

O empresário e o vendedor precisam estar cientes de como funciona a cadeia de distribuição logística a partir do momento que o produto sai da loja rumo à casa do consumidor. O trajeto pode envolver os mais diversos modais: caminhões, navios, aviões de carga, motos, bicicletas e outras inovações que vêm compondo o chamado “last mile” – a última milha da entrega, geralmente com modais de pequeno porte que servem para dar agilidade e rapidez ao processo, principalmente nos grandes centros urbanos.

Além disso, é importante considerar que a encomenda irá passar ainda por separadores mecânicos, esteiras, balanças e centros de distribuição. Por isso, precisa estar bem acondicionada para evitar que um possível impacto danifique o conteúdo. Almofadas de ar, plástico-bolha e placas de isopor são alguns dos materiais utilizados para evitar danos ao produto.

A experiência de compra

Superada essa primeira etapa, o próximo desafio entra na esfera do marketing e das vendas. Trata-se da experiência de compra, a necessidade de surpreender o cliente a partir da identidade visual e da personalização da embalagem, com o objetivo de deixar claro todo o cuidado investido naquele processo. Essa é uma grande oportunidade para conquistar o consumidor, fazendo com que ele se torne um cliente assíduo, justamente por ter suas expectativas superadas ao receber sua compra.

Quando a experiência de compra no ambiente virtual é positiva, ela pode também ser um fator determinante para efetivar o relacionamento entre o consumidor e a marca.

A empresa precisa conhecer o seu público e saber os diferenciais que, numa venda online, podem agregar valor ao negócio no momento da entrega: design, identidade visual, praticidade, forma de manusear e reaproveitamento do material são apenas alguns dos pontos que podem ser explorados.

A embalagem pode ser lisa, em informação ou estética. Mas também pode ser da cor, formato e material que quisermos ou acharmos mais adequado para conversar com o cliente no momento de receber a mercadoria em mãos. O importante é corresponder às necessidades e aos anseios do nosso público-alvo.

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