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E-commerce é para todos? Sim, mas...

Cada vez mais trabalhamos para encontrar formas de aumentarmos o tráfego de nossa loja virtual, já que, quanto mais pessoas interagirem com nossas páginas na web, maiores as chances de alcançarmos nosso objetivo. Objetivo este comum a todos e-commerces e sites de apresentação de empresas, que é a conversão.

A conversão nada mais é do que o consumidor chegar a realizar aquilo que o empreendedor propôs ao site ou loja virtual, quando a criou. Por exemplo, quando um consumidor finaliza um pedido gera uma conversão, pois o objetivo do site é que o cliente efetive a compra na loja.

Apresentei um exemplo simples acima, mas dentro de uma loja podem ser criados vários tipos de conversão. Deixaremos, entretanto, essa conversa para outro artigo. Já em um site, por exemplo, a conversão pode ser quando o consumidor preenche o formulário de contato, se esse era seu objetivo.

Falando em conversão, pode parecer fácil conseguirmos que nossos clientes realizem aquilo que nós como empreendedores e lojistas queremos, é ai que erramos.
Hoje no Brasil nós temos mais de 450 mil lojas virtuais ativas e, de acordo com uma matéria da Folha de São Paulo, 70% das lojas virtuais no Brasil fazem 10 vendas por mês.

Isso faz com que o empreendedor não consiga manter o e-commerce no ar por muito tempo, com isso se frustrando com um negócio que no início lhe parecia rentável.

O erro dos novos empreendedores é não ver o negócio como um todo. Ter um e-commerce não é só contratar uma plataforma, colocar alguns produtos para vender, tentar gerar algum tráfego e pronto, esperando o milagre da venda acontecer.

O comércio eletrônico é muito mais amplo que isso. Ao criar um e-commerce, não pense que só apenas a geração de tráfego fará com que a venda se concretize. Mesmo com o tráfego gerado, é preciso ter desenhado o planejamento de como levar o consumidor a converter em sua loja, mapear os concorrentes, o que pode ter de diferencial para fazer com que o cliente escolha a sua loja para comprar.

Quando o consumidor converter a venda em sua loja, o plano segue. Neste momento, é preciso ter bem estruturados diversos aspectos, dentre os quais sua logística, o modo de envio, o custo de frete e mesmo a qualidade das embalagens, para que o produto chegue em perfeitas condições ao cliente.

Questione-se. Seu pós-vendas está preparado para auxiliar o consumidor? Pode contar com uma boa logística reversa? O mais importante, como fará para que esse cliente compre novamente?

Precisamos ganhar a confiança dos consumidores e, para isso, nada melhor do que fazer um bom trabalho, com foco total no cliente. Temos que pensar como o consumidor vai agir em uma compra, pois às vezes recebemos ligações e achamos que os consumidores são muito leigos para compra virtual, pois fazem perguntas um pouco óbvias (para nós, que estamos no ramo), mas são essas perguntas que farão com que possamos moldar as lojas de acordo com o que nosso cliente necessita, não de acordo com o que nós (empreendedores, profissionais de marketing digital e e-commerce) achamos que deve ser.

Boas Vendas!