E-commerce e Correios: descubra como solucionar os problemas mais comuns

por Raquel Lisboa Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

O frete é considerado uma das questões mais instáveis para uma loja virtual, pois ele lida com variáveis que muitas vezes estão fora do controle do lojista – problemas de extravios de produtos, atrasos na entrega, entre outras.  

Contudo, uma encomenda recebida em perfeitas condições e no tempo previsto contam muito para a fidelização do seu cliente, pois esses fatores demonstram compromisso e cuidado na relação marca-consumidor.

Com isso em mente, e considerando um dos serviços de logística mais utilizado no Brasil – os Correios, hoje iremos conferir os principais desafios nesse processo e como resolvê-los. Acompanhe!

Preço do frete

Um dos maiores impasses em uma compra online é o valor cobrado para a entrega. Dependendo do preço calculado, o consumidor poderá infelizmente desistir do tão desejado produto.  

Para tentar, então, reverter essa situação, os empreendedores usam diferentes técnicas de venda para convencer o cliente a continuar com o seu carrinho cheio e finalizá-lo. Duas das estratégias mais utilizadas são o cross-selling e o upselling.

A primeira apresenta um “compre junto”: por meio de anúncios, sugere a aquisição de mais produtos similares ou que combinem com o item já selecionado para compra. E a segunda oferece um produto superior ao que já foi escolhido, porém com um desconto de brilhar os olhos.

Ambas as técnicas farão com que seu consumidor finalize a compra com aquele sentimento de “eu fiz um super negócio!” – ou porque comprou vários produtos por um frete válido, ou porque pôde adquirir algo ainda melhor por um preço mais em conta.

Produtos proibidos

Os Correios possuem algumas restrições nos tipos de mercadorias que são aceitas para envio, como: moeda de valor corrente, plantas/animais vivos, material biológico, substâncias explosivas, radioativas ou deterioráveis, itens acima do limite de Declaração de Valor, entre outras.  

Por isso, é importante se atentar a esse controle para evitar quaisquer problemas no planejamento da logística do seu e-commerce – tenha sempre uma transportadora comum em segundo plano.

Locais e tempos de entrega

Dependendo do local onde o seu comprador reside – uma região mais perigosa ou afastada – é possível que a entrega atrase e não chegue conforme a data estimada. E isso pode ser frustrante tanto para o seu cliente, quanto para você.

Além de sinalizar na sua loja que não há garantias que encomendas PAC chegarão no prazo e que o boleto bancário pode levar até três dias para ser aprovado, uma solução é indicar o serviço SEDEX. Trata-se de uma opção mais confiável em relação a prazos e que oferece 100% de compensação em caso de atrasos.

E, claro, mais uma vez: tenha sempre uma logística alternativa para não perder vendas.

Mercadorias danificadas

Infelizmente, é comum e frequente encomendas chegarem às casas dos clientes com avarias. Mas, pensando em minimizar esse risco, um passo essencial é caprichar na embalagem: para evitar grandes impactos, por exemplo, use folhas de jornal ou plástico bolha nos espaços vazios da caixa.

Agora, se mesmo tomando todos os cuidados na hora de embalar, o produto chegou danificado, não se preocupe, listei duas recomendações essenciais para essa situação:

  • Logística reversa: o primeiro ponto é tentar manter a situação com o cliente sob controle. Indique o reenvio sem cobranças e peça desculpas, dizendo que o item foi danificado no transporte e que você solucionará o mais rápido possível.

 

  • Indenização: na página Fale Conosco dos Correios, solicite o reembolso pelo produto avariado. O retorno do contato deverá acontecer em até cinco dias úteis.  

Porém, é importante salientar que só é possível pleitear tal indenização se, no ato da postagem, você tiver declarado o valor mercantil do objeto, ok?

Itens roubados

Uma das maiores dores de cabeça que um empreendedor pode ter é um produto roubado. Além da transparência que se deve manter com o cliente, informando-o que você poderá reenviar outro item do mesmo ou reembolsá-lo, é necessário cuidar do processo junto aos Correios.

O primeiro passo é fazer um B.O., pois ele será um importante documento na hora de pedir a indenização. Depois, registre a queixa junto aos Correios, na seção de Ouvidoria – se na postagem você tiver feito o seguro com valor declarado, a chance de receber um reembolso completo (valor do produto + frete) é maior.

A terceira etapa, caso você tenha se sentido lesado em relação ao ressarcimento, é recorrer ao Procon ou ao Juizado Especial Federal – mas esses dois processos podem demorar longos meses.

Vantagens e desvantagens

Não existe escolha certa ou errada para logística, apenas qual empresa poderá oferecer ao seu e-commerce os melhores serviços de entrega. Pensando, então, em te auxiliar nessa escolha, listei aqui algumas questões para você levar em consideração:

 

  • Pontos positivos dos Correios: alta cobertura em todo o Brasil, tarifas acessíveis, facilidades para lojas virtuais (logística reversa, disque-coleta e rastreamento online, por exemplo) e integração com a maioria das plataformas de e-commerces.

 

  • Pontos negativos dos Correios: possibilidades de greves, paralisações e problemas no sistema, além dos limites de peso e tamanho exigidos nas encomendas.

 

  • Transportadoras alternativas: carregam produtos especiais, grandes e/ou pesados, possuem alcance específico e são mais populares entre os grandes e-commerces.

 

Bônus: nova regra das notas fiscais

Esse último tópico não é bem um “problema”, mas sim um adendo para te lembrar da nova exigência que entrou em vigor dia 02/01/2018: todas as encomendas enviadas pelos Correios deverão agora contar com uma declaração ou nota fiscal fixada na parte exterior da embalagem. A mudança foi imposta pelo Governo para facilitar a fiscalização do recolhimento dos impostos.

Atente-se e esteja dentro da lei!

Tudo certo?

Espero que essas soluções tenham inspirado você a continuar empreendendo e investindo no seu negócio. Acredite nele e mãos à obra!

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Leads Qualificados: Dialhost Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss People Marketing: Dialhost

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.