Acesso rápido

Copa do Mundo no e-commerce: como foi a performance dos produtos durante o evento?

por Davi Song Terça-feira, 24 de julho de 2018   Tempo de leitura: 7 minutos

A Copa do Mundo reforça a paixão do brasileiro pelo futebol: são encontros para assistir os jogos, decoração verde e amarela, camisetas, vuvuzelas e muita animação. Esses sentimentos movimentam a economia e geram um grande impacto no comércio brasileiro e, claro, no comércio eletrônico também.

Por mais que o evento seja de 4 em 4 anos, será que o e-commerce brasileiro se preparou para a alta procura por produtos específicos? Estamos falando de televisores, smartphones, refrigeradores, aparelhos de som, churrasqueiras e muito mais!

Além disso, será que o comércio brasileiro buscou aproveitar as oportunidades para valorizar suas lojas online e conquistar clientes fiéis com experiências de compra incríveis?

Essas e outras respostas você encontra na edição da EQI para a Copa do Mundo, parte da pesquisa E-commerce Quality Index (EQI), que avalia a qualidade do comércio eletrônico brasileiro — sob a percepção do consumidor online.

Desta vez, resolvemos criar um estudo específico para compreender como o varejo online se preparou para o maior evento de futebol do mundo. Confira!

Por que o EQI Copa do Mundo foi criado?

A edição especial do EQI para a Copa do Mundo teve como objetivo compreender como estava a qualidade das páginas dos produtos mais procurados pelos consumidores durante esse mega evento.

O foco foi validar se o varejo estava atento ao aumento de demanda para uma determinada linha de produtos, e se estava preparado para criar experiências de compras mais ricas para os usuários.

Quais sites foram avaliados na pesquisa?

O estudo analisou a experiência de compra em 24 e-commerces, sendo:

  • Americanas
  • Magazine Luiza
  • Casas Bahia
  • Carrefour
  • Ricardo Eletro
  • Colombo
  • Novo Mundo
  • Balão da Informática
  • Nagem
  • Kalunga
  • Kabum
  • Super Muffato
  • Mobly
  • Eletrozema
  • Frigelar
  • Consul
  • Saraiva
  • Magamamute
  • Webcontinental
  • Fnac
  • eFácil
  • Fastshop
  • Bemol
  • Eletrolux

Quais categorias foram analisadas?

Em cada um desses sites, o EQI analisou 5 categorias:

  • TVs
  • Smartphones
  • Refrigeradores, frigobares e cervejeiras
  • Sons portáteis, home theaters e outros aparelhos de áudio
  • Grill e churrasqueiras elétricas

Por que o estudo escolheu essas linhas de produtos? O fato é que a Copa do Mundo vai muito além de artigos esportivos, como camisetas, bolas, álbuns de figurinhas, apitos e vuvuzelas.

Esse mega evento envolve diversos setores, principalmente porque a Copa é movida por encontros entre amigos e familiares. Então, o que é preciso fazer para que esses momentos sejam inesquecíveis? Provavelmente, as pessoas vão querer comprar uma televisão de alta qualidade para juntar os amigos em casa, ou um frigobar/refrigerador/cervejeira ou um aparelho de som.

Portanto, eletrônicos e eletrodomésticos costumam ser muito comercializados nesse período. E os números comprovam isso: a procura por televisores cresceu 80% em junho comparado ao mesmo período do ano anterior.

Quais foram os critérios avaliados?

Toda pesquisa do EQI leva em consideração 4 pilares, e esses são critérios avaliados em cada estudo:

  • Navegação por categoria;
  • Título e descrição do produto;
  • Número de imagens primárias e secundárias/extras;
  • Satisfação de compra (avaliações e comentários dos consumidores),

Portanto, a nota do EQI nacional e o do EQI Copa do Mundo são baseadas nesses fatores.

Qual a nota dos e-commerces no EQI Copa do Mundo?

A pesquisa do EQI com tema de Copa do Mundo avaliou 14.137 páginas de produto e gerou uma nota de 6,59. Performance 24% superior à média nacional!

Como falamos no início desse texto, EQI foi criado para avaliar a qualidade do e-commerce brasileiro. A pesquisa nacional realizada em maio de 218 apontou que o comércio eletrônico do país obteve uma nota de 5,32 em uma escala de 0 a 10 ao analisar mais de 2 milhões de páginas de produto.

Nota geral EQI Copa do Mundo x EQI Nacional

Por outro lado, o EQI Copa do Mundo teve uma nota superior e chegou a 6,59. Veja a comparação entre os dois cenários:

IMG PR IMG SEC TíTULO CAT DESC BAS DESC COMP RATING REV
EQI Copa 100% 67% 85% 87% 88% 72% 11% 15%
EQI Nacional 99% 34% 94% 89% 71% 40% 7% 7%

*IMG PR: imagem primária

IMG SEC: imagem secundária

CAT: Cateoria

DESC BAS: descrição básica

DESC COMP: descrição completa

REV: reviews

Nota do EQI Copa do Mundo por categoria

Em relação às 5 categorias analisadas, as notas ficaram entre 6,32 e 6,38. Confira:

  • Categoria de TVs: 6,32
  • Categoria de Smartphone: 6,89
  • Categoria de Refrigerador: 6,43
  • Categoria de Aparelhos de Som: 6,19
  • Categoria de Grill e Churrasqueiras: 6,38

Detalhes por categoria

1 – Grill:

Atributo Nota Copa Média EQI Nacional Diferença
IMG Primária 100% 99% +1
IMG secundárias 56% 34% +22
Título 96% 94% +2
Categorização 89% 89% 0
Descrição básica 88% 71% +17
Descrição avançada 67% 40% +27
Rating 8% 7% +1
Review 9% 7% +2

2 – Refrigerador:

Atributo Nota Copa Média EQI Nacional Diferença
IMG Primária 100% 99% +1
IMG secundárias 54% 34% +20
Título 97% 94% +3
Categorização 86% 89% -3
Descrição básica 91% 71% +20
Descrição avançada 72% 40% +32
Rating 7% 7% 0
Review 9% 7% +2

3 – Smartphones:

Atributo Nota Copa Média EQI Nacional Diferença
IMG Primária 100% 99% +1
IMG secundárias 79% 34% +45
Título 74% 94% -20
Categorização 87% 89% -2
Descrição básica 89% 71% +18
Descrição avançada 79% 40% +39
Rating 17% 7% +10
Review 22% 7% +15

4 – Som:

Atributo Nota Copa Média EQI Nacional Diferença
IMG Primária 100% 99% +1
IMG secundárias 59% 34% +25
Título 94% 94% 0
Categorização 83% 89% -6
Descrição básica 82% 71% +11
Descrição avançada 63% 40% +23
Rating 5% 7% -2
Review 10% 7% +3

5 – TV:

Atributo Nota Copa Média EQI Nacional Diferença
IMG Primária 100% 99% +1
IMG secundárias 64% 34% +30
Título 86% 94% -8
Categorização 91% 89% +2
Descrição básica 79% 71% +8
Descrição avançada 68% 40% +28
Rating 7% 7% 0
Review 12% 7% +5

Por que a nota do EQI Copa do Mundo é melhor que a média nacional?

O primeiro ponto a ser ressaltado é que uma nota 6,59 não é algo bom, mas é razoável. Ou melhor, aceitável do ponto de vista de experiência de compra online.

O fato é que o desafio do e-commerce brasileiro é conseguir oferecer experiências de compra que sejam iguais ou superiores ao que acontece nas lojas físicas. E o resultado do EQI Copa do Mundo e o Nacional mostra que as lojas online estão bem despreparadas para oferecer um serviço de qualidade.

Mas a pergunta que fica é: por que os e-commerces se preparam melhor para a Copa do Mundo? Não podemos ter certeza, mas algumas razões podem explicar esse fato:

  • Por ser um evento esportivo, é mais fácil compreender quais produtos devem ter maior demanda. Então, as páginas de produtos podem ser otimizadas para oferecer uma melhor experiência de compra online.
  • A Copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos que existem. Então, é normal que os e-commerces busquem aumentar suas vendas nesse período.
  • O ticket médio de eletrônicos e eletrodomésticos é alto. Sendo assim, vale a pena para o varejo investir mais para otimizar esses tipos de produtos.

E o que fazer agora?

Se você possui um e-commerce ou vende seus produtos em várias lojas online por aí, é hora de se preocupar com a experiência de compra online.

EQI Nacional e o EQI Copa do Mundo mostraram que os consumidores não estão satisfeitos como os produtos estão exibidos no comércio eletrônico. E um dos principais motivos disso é a falta de informações sobre os itens.

Portanto, quando for vender um produto na internet, sempre pense em como o usuário gostaria que ele tivesse apresentado. Lembre-se das imagens primários e secundárias, do título, descrição e da usabilidade. Todas essas características são fundamentais para conquistar clientes fiéis e aumentar suas vendas online.

Confira a seguir o EQI completo!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.