Copa do Mundo no e-commerce: como foi a performance dos produtos durante o evento?
A Copa do Mundo reforça a paixão do brasileiro pelo futebol: são encontros para assistir os jogos, decoração verde e amarela, camisetas, vuvuzelas e muita animação. Esses sentimentos movimentam a economia e geram um grande impacto no comércio brasileiro e, claro, no comércio eletrônico também.
Por mais que o evento seja de 4 em 4 anos, será que o e-commerce brasileiro se preparou para a alta procura por produtos específicos? Estamos falando de televisores, smartphones, refrigeradores, aparelhos de som, churrasqueiras e muito mais!
Além disso, será que o comércio brasileiro buscou aproveitar as oportunidades para valorizar suas lojas online e conquistar clientes fiéis com experiências de compra incríveis?
Essas e outras respostas você encontra na edição da EQI para a Copa do Mundo, parte da pesquisa E-commerce Quality Index (EQI), que avalia a qualidade do comércio eletrônico brasileiro — sob a percepção do consumidor online.
Desta vez, resolvemos criar um estudo específico para compreender como o varejo online se preparou para o maior evento de futebol do mundo. Confira!
Por que o EQI Copa do Mundo foi criado?
A edição especial do EQI para a Copa do Mundo teve como objetivo compreender como estava a qualidade das páginas dos produtos mais procurados pelos consumidores durante esse mega evento.
O foco foi validar se o varejo estava atento ao aumento de demanda para uma determinada linha de produtos, e se estava preparado para criar experiências de compras mais ricas para os usuários.
Quais sites foram avaliados na pesquisa?
O estudo analisou a experiência de compra em 24 e-commerces, sendo:
- Americanas
- Magazine Luiza
- Casas Bahia
- Carrefour
- Ricardo Eletro
- Colombo
- Novo Mundo
- Balão da Informática
- Nagem
- Kalunga
- Kabum
- Super Muffato
- Mobly
- Eletrozema
- Frigelar
- Consul
- Saraiva
- Magamamute
- Webcontinental
- Fnac
- eFácil
- Fastshop
- Bemol
- Eletrolux
Quais categorias foram analisadas?
Em cada um desses sites, o EQI analisou 5 categorias:
- TVs
- Smartphones
- Refrigeradores, frigobares e cervejeiras
- Sons portáteis, home theaters e outros aparelhos de áudio
- Grill e churrasqueiras elétricas
Por que o estudo escolheu essas linhas de produtos? O fato é que a Copa do Mundo vai muito além de artigos esportivos, como camisetas, bolas, álbuns de figurinhas, apitos e vuvuzelas.
Esse mega evento envolve diversos setores, principalmente porque a Copa é movida por encontros entre amigos e familiares. Então, o que é preciso fazer para que esses momentos sejam inesquecíveis? Provavelmente, as pessoas vão querer comprar uma televisão de alta qualidade para juntar os amigos em casa, ou um frigobar/refrigerador/cervejeira ou um aparelho de som.
Portanto, eletrônicos e eletrodomésticos costumam ser muito comercializados nesse período. E os números comprovam isso: a procura por televisores cresceu 80% em junho comparado ao mesmo período do ano anterior.
Quais foram os critérios avaliados?
Toda pesquisa do EQI leva em consideração 4 pilares, e esses são critérios avaliados em cada estudo:
- Navegação por categoria;
- Título e descrição do produto;
- Número de imagens primárias e secundárias/extras;
- Satisfação de compra (avaliações e comentários dos consumidores),
Portanto, a nota do EQI nacional e o do EQI Copa do Mundo são baseadas nesses fatores.
Qual a nota dos e-commerces no EQI Copa do Mundo?
A pesquisa do EQI com tema de Copa do Mundo avaliou 14.137 páginas de produto e gerou uma nota de 6,59. Performance 24% superior à média nacional!
Como falamos no início desse texto, EQI foi criado para avaliar a qualidade do e-commerce brasileiro. A pesquisa nacional realizada em maio de 218 apontou que o comércio eletrônico do país obteve uma nota de 5,32 em uma escala de 0 a 10 ao analisar mais de 2 milhões de páginas de produto.
Nota geral EQI Copa do Mundo x EQI Nacional
Por outro lado, o EQI Copa do Mundo teve uma nota superior e chegou a 6,59. Veja a comparação entre os dois cenários:
IMG PR
IMG SEC
TíTULO
CAT
DESC BAS
DESC COMP
RATING
REV
EQI Copa
100%
67%
85%
87%
88%
72%
11%
15%
EQI Nacional
99%
34%
94%
89%
71%
40%
7%
7%
*IMG PR: imagem primária
IMG SEC: imagem secundária
CAT: Cateoria
DESC BAS: descrição básica
DESC COMP: descrição completa
REV: reviews
Nota do EQI Copa do Mundo por categoria
Em relação às 5 categorias analisadas, as notas ficaram entre 6,32 e 6,38. Confira:
- Categoria de TVs: 6,32
- Categoria de Smartphone: 6,89
- Categoria de Refrigerador: 6,43
- Categoria de Aparelhos de Som: 6,19
- Categoria de Grill e Churrasqueiras: 6,38
Detalhes por categoria
1 – Grill:
Atributo
Nota Copa
Média EQI Nacional
Diferença
IMG Primária
100%
99%
+1
IMG secundárias
56%
34%
+22
Título
96%
94%
+2
Categorização
89%
89%
0
Descrição básica
88%
71%
+17
Descrição avançada
67%
40%
+27
Rating
8%
7%
+1
Review
9%
7%
+2
2 – Refrigerador:
Atributo
Nota Copa
Média EQI Nacional
Diferença
IMG Primária
100%
99%
+1
IMG secundárias
54%
34%
+20
Título
97%
94%
+3
Categorização
86%
89%
-3
Descrição básica
91%
71%
+20
Descrição avançada
72%
40%
+32
Rating
7%
7%
0
Review
9%
7%
+2
3 – Smartphones:
Atributo
Nota Copa
Média EQI Nacional
Diferença
IMG Primária
100%
99%
+1
IMG secundárias
79%
34%
+45
Título
74%
94%
-20
Categorização
87%
89%
-2
Descrição básica
89%
71%
+18
Descrição avançada
79%
40%
+39
Rating
17%
7%
+10
Review
22%
7%
+15
4 – Som:
Atributo
Nota Copa
Média EQI Nacional
Diferença
IMG Primária
100%
99%
+1
IMG secundárias
59%
34%
+25
Título
94%
94%
0
Categorização
83%
89%
-6
Descrição básica
82%
71%
+11
Descrição avançada
63%
40%
+23
Rating
5%
7%
-2
Review
10%
7%
+3
5 – TV:
Atributo
Nota Copa
Média EQI Nacional
Diferença
IMG Primária
100%
99%
+1
IMG secundárias
64%
34%
+30
Título
86%
94%
-8
Categorização
91%
89%
+2
Descrição básica
79%
71%
+8
Descrição avançada
68%
40%
+28
Rating
7%
7%
0
Review
12%
7%
+5
Por que a nota do EQI Copa do Mundo é melhor que a média nacional?
O primeiro ponto a ser ressaltado é que uma nota 6,59 não é algo bom, mas é razoável. Ou melhor, aceitável do ponto de vista de experiência de compra online.
O fato é que o desafio do e-commerce brasileiro é conseguir oferecer experiências de compra que sejam iguais ou superiores ao que acontece nas lojas físicas. E o resultado do EQI Copa do Mundo e o Nacional mostra que as lojas online estão bem despreparadas para oferecer um serviço de qualidade.
Mas a pergunta que fica é: por que os e-commerces se preparam melhor para a Copa do Mundo? Não podemos ter certeza, mas algumas razões podem explicar esse fato:
- Por ser um evento esportivo, é mais fácil compreender quais produtos devem ter maior demanda. Então, as páginas de produtos podem ser otimizadas para oferecer uma melhor experiência de compra online.
- A Copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos que existem. Então, é normal que os e-commerces busquem aumentar suas vendas nesse período.
- O ticket médio de eletrônicos e eletrodomésticos é alto. Sendo assim, vale a pena para o varejo investir mais para otimizar esses tipos de produtos.
E o que fazer agora?
Se você possui um e-commerce ou vende seus produtos em várias lojas online por aí, é hora de se preocupar com a experiência de compra online.
EQI Nacional e o EQI Copa do Mundo mostraram que os consumidores não estão satisfeitos como os produtos estão exibidos no comércio eletrônico. E um dos principais motivos disso é a falta de informações sobre os itens.
Portanto, quando for vender um produto na internet, sempre pense em como o usuário gostaria que ele tivesse apresentado. Lembre-se das imagens primários e secundárias, do título, descrição e da usabilidade. Todas essas características são fundamentais para conquistar clientes fiéis e aumentar suas vendas online.
Confira a seguir o EQI completo!