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E-commerce de sucesso: qual é o segredo?

Por: Gustavo Perina

Especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital. Criou a Webstore em 2009, uma das pioneiras do mercado de plataforma de e-commerce, com intuito de levar às pequenas e médias empresas de varejo uma tecnologia de ponta com custo acessível. Através de sua plataforma, ajudou a criar mais de 100 mil lojas virtuais de todos os tamanhos e segmentos.

Todo empreendedor que já iniciou sua loja virtual é assombrado pela seguinte pergunta: “tenho um e-commerce, e agora?”. O fato é que somente investimento financeiro e boa vontade não são suficientes para fazer seu negócio decolar. Em um mercado dinâmico e disputado, é preciso estar constantemente atento às novidades e tendências, seguindo sempre o planejamento.

Um bom plano de negócio é a base para iniciar qualquer operação dentro do seu e-commerce. A pesquisa de mercado e o planejamento são os elementos que guiam as estratégias elaboradas pela empresa. Além disso, é preciso estar atento ao mercado. Afinal, o sucesso de um e-commerce está diretamente ligado à sua capacidade de acompanhar as mudanças, adaptar-se a elas e trabalhar no ritmo dinâmico ditado pela Internet.

Desta forma, o sucesso será uma consequência do seu esforço e competência.

Por onde começar um bom planejamento?

Se o planejamento é o elemento principal para o sucesso do seu negócio, é imprescindível que ele seja bem executado. Para traçar um bom planejamento, portanto, preste atenção nestes pontos:

Defina seu nicho de atuação;

  • Faça um planejamento financeiro realista e estratégico;
  • Investigue seus concorrentes;
  • Encontre um diferencial para o seu e-commerce;
  • Tenha uma estrutura logística eficiente;
  • Não tenha medo de terceirizar serviços se isso significar otimização de tempo.

Estes são alguns aspectos importantes que não podem passar despercebidos no seu planejamento.

3 dicas para ter um e-commerce de sucesso

Para ajudar você a alcançar o sucesso do seu negócio, separei algumas dicas importantes para fazer seu e-commerce crescer e vender muito mais. Confira a seguir:

1 – Saia da zona de conforto

Depois de definir o planejamento e dar os primeiros passos na sua base, é importante que o empreendedor esteja envolvido, de fato, com o seu negócio. Um e-commerce de sucesso é feito, via de regra, por pessoas que se dispõem a nunca estarem confortáveis.

Sair da zona de conforto é uma meta que deve ser constantemente relembrada por quem deseja crescer e alcançar o sucesso. Nenhum negócio nasce grande ou perfeito: o crescimento é uma consequência da união de diversos fatores. Porém, para acontecer é preciso ter disposição constante para inovar e ser criativo nas decisões e resoluções de problemas.

As maiores marcas alcançaram o sucesso pela sua preocupação em colocar as necessidades e desejos do consumidor em primeiro lugar. Portanto, não importa com o que você esteja lidando: as pessoas precisam ser a prioridade do seu negócio. Isso porque um e-commerce de sucesso só existe em função dessas pessoas, também conhecidas como clientes.

Em meio a inúmeros e complexos processos que envolvem um e-commerce, o consumidor pode facilmente ficar esquecido ou subjugado a uma posição de menor relevância. No entanto, ele é a razão da existência do seu negócio. Uma empresa existe porque há uma demanda, uma necessidade, um desejo a ser atendido. E essa demanda não é abstrata, mas sim concretizada em várias pessoas reais, com necessidades reais e problemas reais — que precisam de um atendimento eficiente e humanizado.

Por isso, não tenha medo de ousar, sair do lugar comum, acolher o feedback negativo e usar todos os recursos possíveis para melhorar o seu negócio e torná-lo um e-commerce de sucesso.

2 – Invista em tecnologia

A tecnologia é uma peça fundamental na estrutura de um e-commerce de sucesso, por isso, investir em ferramentas que otimizam os processos e facilitam a navegação do usuário é fundamental para proporcionar uma boa experiência de compra e interação com o seu negócio.

É claro que a tecnologia sozinha não determina o sucesso do negócio. Entretanto, quando aliada ao bom planejamento e utilizada de maneira estratégica pode potencializar sua empresa e fazer seu e-commerce ter um alcance ainda maior.

Existem hoje no mercado diversas ferramentas de tecnologia que auxiliam, automatizam e facilitam os processos do e-commerce. Plataformas, sistemas de ERPs, servidores em nuvem, chatbot, análise de dados, realidade aumentada, realidade virtual… Isso e muito mais está à disposição para ajudar você a transformar sua empresa em um e-commerce de sucesso.

3 – Estude e invista em marketing digital

Em um universo onde os hábitos de consumo estão cada vez mais voltados para a esfera digital e onde as pessoas passam uma quantidade significativa de tempo navegando nas redes sociais, o marketing digital tornou-se a principal ferramenta de divulgação, interação e vendas.

Portanto, um e-commerce de sucesso precisa ter uma presença digital forte e estratégica. Por isso é imprescindível estudar e investir em marketing digital, para que o seu e-commerce seja encontrado nas buscas e para que seus consumidores tenham acesso fácil e rápido aos seus produtos ou serviços.

Quem opta por empreender na Internet precisa entender que o mundo virtual oferece muitas possibilidades, mas também muita concorrência. Assim, uma boa estratégia de SEO, tráfego pago bem segmentado e remarketing são algumas ferramentas que contribuem significativamente para transformar visitantes em leads e leads em clientes.

Portanto, um e-commerce de sucesso não é feito a partir de uma receita de bolo. Ele depende, sim, de diversos fatores, especialmente de um bom planejamento e de muito esforço.