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E-commerce de Pet Shop: aprenda os principais insight do segmento

por João Paulo Arraes Quarta-feira, 22 de maio de 2019   Tempo de leitura: 8 minutos

E-commerce de Pet Shop é um nicho de mercado muito promissor. Segundo os estudos do Mercado Pet Brasil de 2018 realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o faturamento do mercado pet brasileiro teve um crescimento de 7,9% no ano de 2017 em relação a 2016, tornando o Brasil o 3º país no mundo em faturamento de produtos para animais, atrás apenas do EUA e Reino Unido. O crescimento do mercado mundial em 2017 foi de mais 13% em relação ao ano anterior e o Brasil obteve um percentual de 5,1%.

Em 2013, a população de animais de nosso país chegou a 132,4 milhões, nos tornando a 2ª maior população de cães, gatos, aves canoras e ornamentais no mundo e a 4ª maior do mundo em população total de animais de estimação.

Reprodução: ABINPET (Mercado Pet Brasil 2018)

Entretanto montar um e-commerce de pet shop do zero não é tão simples, como todo empreendimento, a organização e conhecimento do mercado são essenciais para obter um bom desempenho de sua loja virtual. Realize um mapeamento e também um estudo das concorrentes do seu nicho de mercado, construir um bom plano de negócio te ajudará a verificar os pontos fortes e fracos a serem trabalhados, te ajudando a realizar uma estratégia organizada e com garantia.

O Brasil, por ser um país com mais de 208 milhões de habitantes, segundo os dados do IBGE, nos apresenta grandes oportunidades de empreender em um panorama geral deste segmento podemos encontrar vários tipos:

  • et Food: segmento que realiza a venda de rações para o uso diário, bifinhos, snacks, patês, rações úmidas. O pet food, com certeza, é o segmento mais lucrativos das lojas virtuais de pet shop.
  • Pet Serv: são os serviços de adestramento, a venda direta no site pode não ocorrer se o proprietário preferir, mas o agendamento nesse segmento de pet shop é possível. Além de oferecerem hotéis para os animais, especialmente em épocas de viagens, como as de final de ano.
  • Pet Care: pode ser realizado uma mescla de segmentos em conjunto ao pet food, já que a maioria dos donos quando procuram comida para seus pets, também irão procurar algo como um shampoo, perfume e até mesmo os remédios mensais como o vermífugo.
  • Pet Vet: é necessário para atendimento, em muitas das vezes, 24h. Como a venda de medicamentos específico para seu animal doente, e também agendamento de consultas diretas com a clínica.

Mas antes que o seu e-commerce esteja ativo, é necessário se atentar em alguns fatores táticos em sua abertura:

  • Fornecedores: realize a pesquisa e encontre fornecedores dos seus itens para cada segmento e que sejam de confiança e qualidade.
  • Financeiro: verifique se o investimento não sairá da sua alçada. Tenha em mente que todo dinheiro investido na compra dos produtos precisa gerar um lucro para você e evitar ao máximo que a operação entre no vermelho, por isso aposte em uma estratégia de garantia para começar.
  • Público-alvo: aqui você encontra o principal foco e a razão de existir do seu e-commerce. Não adianta especializar a sua loja para vender kits pós-cirúrgicos se seu público está procurando por mimos para seu pet, como bifinhos e brinquedos e não encontrar nada do tipo em sua loja virtual. Então é necessário realizar um estudo antes para acertar os locais de divulgação e suas segmentações.
  • Atividades: defina as atividades diárias fornecidas, como estratégias de marketing, sua logística interna, estoque do seu e-commerce, produtos ofertados e dicas para seus consumidores. Determine como será o seu atendimento aos clientes e também os canais de comunicação com ele.
  • Documentação: Não se esqueça dos seus registros e certificações para o seu negócio. Eles são essenciais para que sua loja virtual funcione legalmente.

Acompanhar os modos de consumo de seus clientes que buscam eficiência e agilidade na compra, é um investimento a se aplicar na criação de um e-commerce.

As vantagens de ter um comércio eletrônico 24h durante 7 dias da semana é que seu negócio passa a ter visibilidade em horários que a loja física tradicional não consegue por conta de sua própria natureza. A sua loja virtual atua na praticidade de consulta, compra de produtos, agendamento de consultas mensais, banho e tosa do seu pet.

Realizar o encantamento do seu consumidor também pode ser uma ótima tática, invista em mimos e benefícios para os donos e pets. Os mimos podem ser enviados como brindes junto a encomenda do seu cliente, por exemplo, encaminhar um brinquedo para o cãozinho ou até mesmo um patê para o gatinho dele.

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Além disso, encaminhar um cartão fidelidade, com certeza, estará instigando o seu consumidor a realizar uma nova compra em sua loja. O e-commerce precisa apresentar um diferencial e atrair o cliente de forma efetiva. Algumas atitudes como conhecer a especificidade de cada animal pode ajudar na distribuição de suas categorias na loja virtual, foque em criar uma usabilidade e experiência do usuário positiva, e faça com que seu consumidor adquira com rapidez e agilidade o produto para seu pet.

O marketing de conteúdo irá atrair seus consumidores, os convertendo para sua homepage e começando um relacionamento, após a confirmação do usuário, de emails e newsletters do seu negócio, assim seu consumidor passa a ter mais confiança em sua loja e sua marca vai ganhando cada vez mais valor.

O segmento pode ser um nicho de mercado muito específico, porém, como os dados apontam é um de mercado muito amplo e próspero, dependendo apenas da sua estratégia de diferenciação para alavancar as vendas.

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