E-commerce de peças: três passos para ter sucesso nesse mercado

por Gustavo Hollatz Terça-feira, 24 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

O mercado online ou mesmo as lojas físicas exigem habilidades e estratégias para alavancar o sucesso, seja ele em qualquer segmento, ainda mais nos dias atuais em que o empreendedorismo e as novas tecnologias vêm transformando os modelos de negócio, deixando-os cada vez mais inovadores. É sobre isso que vou falar: sobre alguns passos para ir além do básico na sua loja virtual e galgar o sucesso no mercado online. Mais especificamente, quero falar aqui sobre as vendas online de peças de reposição, o e-commerce de peças, que, para nosso desafio, no primeiro momento, não é um item de desejo e nem cobiçado pelo consumidor.

E-Commerce de peças

Além da administração e olhar estratégico, uma loja de e-commerce traz desafios ainda maiores como por exemplo, a disponibilidade de produtos 24 horas por dia, o atendimento rápido e eficaz, prazos de entrega, condições
diferenciadas de pagamento e segurança. Mas, tudo isso apesar de desafiador e muito importante, não é nada além dos recursos que todo bom site de compras deve ter.

Vou mostrar itens importantes nas necessidades de um proprietário de veículo ou máquina. É possível refletir antes sobre essa compra (1º passo). Depois, encantar o cliente (2º passo) é, para nós, fundamental e criar um diferencial atrativo (3º passo) é o que colabora diretamente para o sucesso de um e-commerce de qualquer segmento.

Vamos aos passos!

1º Passo

Mostre muito mais que um produto, faça o cliente entender a necessidade da compra: apostando nas campanhas de remarketing.

Quando falamos do mercado de peças de reposição podemos pensar em itens que o consumidor não deseja, afinal ninguém gosta de imaginar que seu veículo ou equipamento pode precisar de ajustes. Nenhum cliente acorda em um belo dia, desejando comprar um rolamento, um filtro de óleo ou uma pastilha de freio sem necessidade.

Mas, quando a compra é inevitável para a manutenção corretiva, o desejo pelas peças torna-se imediato. Essa é na realidade, uma compra necessária para que o equipamento tenha um bom funcionamento e é por esse motivo que mostrar ao cliente a importância da manutenção preventiva e ao mesmo tempo alertá-lo para o cuidado necessário na compra de peças de reposição é um dos primeiros passos para o sucesso nesse mercado.

Uma das estratégias para criar e trabalhar esse alerta em nossos clientes, por exemplo, são as campanhas de remarketing. Essas campanhas reforçam a importância de estar com a manutenção correta das máquinas e equipamentos, uma vez que, as peças de reposição são voltadas à veículos específicos como ônibus e caminhões, além de equipamentos de construção, como escavadeiras e; máquinas agrícolas, como colheitadeiras.

Portanto, posso dizer que conhecer o público alvo é muito importante. Parece que isso facilita tudo, não é? Afinal, sabemos quem consome nossos produtos. Mas, na realidade, não é bem assim! Como já comentei, o trabalho antes da comercialização é o de trazer a reflexão sobre a importância dos serviços especializados de manutenção e da compra de peças de qualidade e com procedência.

Assim, muito mais do que uma compra indesejada e urgente mostramos também a importância das manutenções preventivas para que não sejamos lembrados apenas nas manutenções corretivas.

2º Passo

Encantando o cliente: descrição do produto, uma chave para mostrar segurança, tranquilidade e confiabilidade na compra

Outro passo fundamental nesta jornada é encantar o cliente. E, uma das maneiras para agradar e fazer com que ele tenha segurança, tranquilidade e confiança no momento da compra, é trabalhar com um site seguro e com informações fundamentais sobre o produto e sua procedência.

Ter especialistas à disposição para tirar dúvidas e fazer avaliações é outro diferencial que pode ajudar a garantir que os clientes tenham mais firmeza sobre o item adquirido. Por isso, nosso trabalho é também informar de forma
clara e objetiva a descrição de cada produto.

3º Passo

Criando diferenciais atrativos: frete grátis, descontos e atendimento rápido

Além de clareza sobre um produto e avaliação sobre a sua necessidade, as famosas promoções e descontos são atrativos que agradam a todos os consumidores, mesmo em um mercado de nicho como o de peças de reposição.

Esses diferenciais podem motivar o cliente a fazer a compra. Abordagens como frete grátis, descontos, além de um atendimento rápido, eficiente e feito por profissionais altamente capacitados fazem com que o consumidor escolha o seu e-commerce.

E, uma vez escolhendo a sua loja virtual, já um passo dado rumo ao sucesso!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER