Acesso rápido

E-commerce de moda: o impacto da fotografia Still

por João Paulo Arraes Quinta-feira, 26 de Abril de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

Em 2017, o mercado online faturou R$ 47,7 bilhões, o que representa um aumento de 7,5% se comparado a 2016, de acordo com dados do 37º Webshoppers, apresentado pela Ebit, empresa que mede a reputação das lojas virtuais. Ainda, segundo os dados, no ano passado o segmento de Moda e Acessórios ficou em primeiro lugar entre as categorias mais vendidas, com 14,2% em relação ao volume de pedidos.

Para um e-commerce de moda, que engloba tanto roupas, sapatos como também acessórios, a fotografia é extremamente fundamental, pois é a partir dela que o consumidor decidirá finalizar uma compra. Para isso, a fotografia Still com finalidade comercial, que já é bastante utilizada no segmento, torna-se a opção ideal para destacar os produtos.

O que é fotografia Still?

Fotografia Still refere-se à fotografia de objetos parados, ou seja, sem movimento. Muito utilizada para a comercialização, tem como principal objetivo demonstrar determinado produto, sendo também bastante conhecida como a “fotografia de produto”.

Na fotografia Still, não existe elemento humano para compor a imagem, somente o artigo, com o propósito de dar fidelidade à realidade, evidenciando todos os detalhes que podem ser muito bem apresentados.

Impacto no e-commerce de moda

Bom, é fato que a imagem é fundamental em qualquer e-commerce e a fotografia Still, por trazer apenas o produto, apresentando todos os seus detalhes, assim como as cores e texturas, contribui absurdamente para a decisão de compra do consumidor.

Se em uma loja virtual o consumidor não consegue ter um contato físico com a peça que deseja comprar, é a partir da fotografia que ele poderá ver perfeitamente o produto, para decidir se irá ou não prosseguir com o pedido. Aqui, a fotografia é capaz de compensar a ausência de um vendedor.

Desta forma, a fotografia Still precisa ser produzida com uma qualidade altíssima, para que o consumidor consiga ver todos os detalhes da peça. É fundamental que ela impacte e passe segurança à pessoa que está realizando a compra, contribuindo, consequentemente, para um aumento das conversões e das vendas no e-commerce.

Além disso, é importante disponibilizar várias fotos Still do produto, de diversos ângulos, como também um excelente zoom. Isso passa ainda mais segurança ao consumidor que possui várias opções para conferir a qualidade e as dimensões da peça.

Com isso, entende-se a importância da fotografia Still, sendo o ponto crucial de um e-commerce de moda, pois interfere na decisão de compra do consumidor, na credibilidade dos produtos e na seriedade do negócio online.

Maneiras de produzir fotografias Still

Existem algumas maneiras de produzir fotografias Still. Uma delas é quando na foto há apenas o produto, em um fundo branco, preto, transparente, ou também em alguma outra cor que dê contraste. Fotografias produzidas assim são as ideais para e-commerces.

Fotos Reprodução: Shutterstock/ Pixabay/ Shutterstock 

Há também a fotografia Still ambientada, sendo possível utilizar cenários e outros objetos que podem haver relação com o produto principal, com a proposta de trazer realidade ou também passar uma mensagem. Fotografias assim são comumente utilizadas em redes sociais e campanhas publicitárias.

Fotos Reprodução: Pixabay​

A fotografia Still com manequim invisível entra como uma ótima opção a ser utilizada por e-commerces que vendem roupas, pois é excelente para revelar o caimento da peça sem mostrar o manequim, que é tirado na edição.

Fotos Reprodução: Shutterstock ​

A produção das fotografias Still

As fotografias Still com finalidade comercial precisam de grande conhecimento técnico e de criatividade para proporcionar resultados fantásticos. Para isso, é indispensável, primeiramente, investir em um profissional qualificado para a produção das fotografias de produtos.

Além disso, a iluminação, o cenário, os ângulos, os brilhos e sombras, serão melhores trabalhados com um profissional que entende perfeitamente do assunto. Assim é possível produzir um material bonito e chamativo, proporcionando mais confiança no trabalho do e-commerce.

O consumidor compra com os olhos e a fotografia Still bem elaborada, como já citado anteriormente, é capaz de aumentar as vendas e as conversões em um e-commerce de moda.

E você, já investe em fotografias Still para o seu e-commerce de moda? Conte para a gente nos comentários!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.