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E-Commerce de assinaturas: 5 dicas para começar

As pessoas estão cada vez mais acostumadas a fazer compras online. O que há alguns anos era considerado tendência, hoje se tornou uma realidade. Graças às ferramentas de segurança e as facilidades de pagamento, o comércio online ganha mais espaço a cada ano.

Porém, esse crescimento também aumentou a concorrência entre as lojas. Para manter as boas margens de lucro, é preciso diversificar. Por isso, alguns comerciantes inovaram no modelo de negócios e criaram planos de assinaturas para vender seus produtos. Neste caso, cliente paga um valor fixo mensal e tem acesso a uma determinada categoria de produtos.

Existem lojas de bebidas, roupas, lojas de artigos importados, dentre outras, trabalhando com o e-commerce de assinaturas e colhendo bons resultados. Separamos algumas dicas pra você entrar também nessa onda. Confira!

1 – Organize seu fluxo de caixa

Não se iluda. Esse modelo de negócio é um pouco mais complicado do que a venda simples dos produtos. Você precisa ter muita atenção ao seu fluxo de caixa.

Pra trabalhar com um plano de assinaturas, é preciso empacotar o seu portfólio de produtos. Crie diferentes pacotes de produtos para os clientes escolherem. Em seguida, calcule o custo médio desses pacotes. Com base nesse custo, você poderá estipular um valor de assinatura que atenda a margem de lucro esperada.

Faça um planejamento de modo que você consiga saber exatamente quantos planos será preciso vender pra ter o lucro que deseja. Se o fluxo de caixa do seu e-commerce não está tão organizado assim, não se arrisque a criar um plano de assinaturas. Organize-se primeiro.

2 – Segmente bem o seu público

O plano de assinatura para e-commerce funciona muito bem com nichos de público. O cliente assina um plano e recebe em casa uma cesta de produtos periodicamente. Cervejarias online vendem planos para pessoas que gostam de saborear diferentes tipos de cervejas. O mesmo acontece com vinhos. Há varejistas atuando também no mercado de produtos eróticos. É tudo bem direcionado.

Para navegar em um mar azul, identifique um nicho de mercado que ainda não tenha sido trabalhado por esse modelo. Essa é uma nova tendência e, portanto, existem muitas oportunidades.

3 – Tenha uma linha de produtos atraentes

Isso significa fazer um bom mix de produtos nos seus planos. Não adianta muita coisa criar um plano com produtos que poderiam facilmente ser adquiridos individualmente. Para o cliente, um dos grandes atrativos desse tipo de negócio é ter acesso a produtos mais caros pagando um valor fixo. Uma cervejaria pode fazer um plano de cervejas nacionais, mas deve inserir algumas garrafas de cerveja premium no pacote.

4 – Utilize um bom sistema de gerenciamento de assinaturas

Quando você tiver um número considerável de clientes, o gerenciamento deles se tornará algo extremamente trabalhoso. Alguns podem querer mudar de plano, enquanto outros desejam cancelar. Tudo isso ao mesmo tempo em que entram novos clientes.

Falhar nessa organização é um erro crucial que pode manchar o seu negócio. Cobrar indevidamente um cliente ou mandar uma cesta de produtos diferente do que ele optou são as falhas mais comuns. Por isso, é importante ter um bom sistema pra gerenciar as assinaturas do seu negócio.

5 – Retenha os clientes.

Um cliente satisfeito é a melhor propaganda que você pode ter. Elabore uma estratégia para reter e premiar a sua clientela. Ofereça brindes após seis meses de assinatura. Considere também ofertar amostras aos clientes fiéis, dando uma cesta de produtos mais caros. São inúmeras as opções para cativar o público! Além de estimular um possível upgrade de plano, esse tipo de ação é um agrado que traz resultados bem positivos pra sua marca.

O e-commerce de assinaturas é uma ótima opção para ter clientes fiéis no seu negócio. Além das dicas acima, é muito importante que você invista em estratégias de marketing para fortalecer sua marca. Bons negócios!