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Marcas com propósito vendem mais e e-commerce aumenta alcance do consumo

Por: Jonathan Benitez

Empreendedor, 21 anos de varejo, especialista em formação de lideranças, gestão de pessoas e desenvolvimento de projetos de franquias de sucesso. É CEO da Cellairis Brasil, marca americana com 20 anos de mercado internacional, presente hoje em 11 países e com mais de 500 pontos de venda. Benitez tem como grande propósito diminuir a desigualdade social através do empreendedorismo.

O propósito de uma empresa existir deve ser muito maior do que realizar uma venda de produto ou serviço: influenciar positiva e verdadeiramente as pessoas ajuda também a fortalecer uma marca.

De um ano e meio para cá, vivemos, além de todo receio e instabilidade pela crise sanitária e econômica, verdadeira revolução tecnológica, mudando de maneira muito forte a relação e o acesso dos consumidores. Antes ainda havia barreiras físicas e a necessidade de investir no e-commerce como saída às vendas no momento de comércio restrito e/ou totalmente fechado Hoje, porém, a compra está a um clique de distância apenas.

Todo esse acesso gera ainda no consumidor a exigência por se sentir representado pelo que consome. Um produto e serviço devem, portanto, não exclusivamente resolver sua necessidade de compra, mas representar causas, levantar bandeiras. O propósito como aliado ao negócio é o que temos na chamada pós-modernidade.

Por que, como e para quem sua empresa faz o que faz? Propósito é o que te diferencia, é a geração de valor e impacto positivo no mundo, de maneira única, autêntica e, claro, legítima. Segundo estudo da Accenture, no Brasil, 83% dos consumidores preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida.

Ações de marketing voltadas para o mercado ajudam nessa construção, mas o endomarketing é tão essencial quanto. Afinal, orientam ações internas e trazem para o time de colaboradores pessoas que se identificam com o propósito da empresa, aumentando a produtividade deles e contribuindo para menor turnover.

O propósito passa por ouvir colaboradores e saber se enxergam com clareza o que a empresa faz, como e por quê. Os pontos divergentes agregam tanto valor quanto os convergentes. As pessoas caracterizam um propósito em si.

Deve ser claro para todos o motivo da existência da marca, o que o cliente valoriza em comparação à concorrência. E o que faz, de fato, o consumidor te escolher. Além de todas as estratégias — de venda, marketing, treinamento de pessoal, logística de primeira, produtos de qualidade —, é preciso pensar na sustentabilidade da sociedade. Ou seja, agir em prol de preservar o planeta para gerações futuras e ainda apadrinhar projetos sociais/ambientais para apoiar ou desenvolver seus próprios.

A imagem que os consumidores têm de você ajuda na conquista por novos clientes, mas é o envolvimento real que permite a fidelização deles. Lucro não pode ser motivação, mas acaba sendo atingido quando os propósitos são bem definidos.