Logo E-Commerce Brasil

É possível começar e-commerce com apenas um produto?

Por: Thiago Sarraf

É especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics, lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation. Hoje, seu foco principal é a consultoria de e-commerce e cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários que desejam se aprofundar no tema.

A Internet permitiu que mais pessoas de mesmo nicho se conectassem através das redes e interesses parecidos, e não podia ser diferente para as lojas virtuais.

Com a distância sendo o menor dos problemas para quem compra online, hoje o público encontra produtos para os mais diversos gostos com grande facilidade. A segmentação cada vez maior de produtos e lojas online é uma tendência que faz sentido dentro desse universo.

Por isso, não é errado dizer que é possível começar uma loja virtual com apenas um produto. Ou melhor, um tipo de produto.

O e-commerce de um produto exige mais planejamento e grande entendimento do mercado que está prestes a conquistar.

Mix de produtos ideal

O mix de produtos é uma dúvida frequente entre os lojistas novos e mesmo dentre os experientes. Sem fórmula de sucesso, mesmo para segmentos iguais, o e-commerce depende de diversos fatores, como:

  • Público
  • Produtos
  • Investimento em mídia

Não é uma estratégia inteligente usar todo orçamento para montar estoque se não sobra verba para gastar em mídia e divulgação. As lojas dentro da Internet não conseguem sobreviver exclusivamente de tráfego orgânico, especialmente as novas.

Com milhares de lojas nacionais e internacionais, é preciso reservar orçamento para o marketing, a fim de as vendas iniciarem.

O mix de produtos ideal pode variar com a disposição de verba do seu negócio.

Procure em concorrentes já estabelecidos quais os produtos mais vendidos e comece por ai.

E o e-commerce de um produto?

A ideia parece absurda, mas não é.

Dentro das consultorias, sempre digo aos clientes, que estão com a dúvida do aumento de mix de produtos, que prefiro que sejam bem trabalhados apenas alguns.

E então, quando a loja já estiver mais madura e pronta, podemos aplicar a mesma estratégia para expansão.

A vantagem do e-commerce de apenas um produto é que é possível entender melhor o seu consumidor e trabalhar suas vantagens dentro do segmento, mesmo que competitivo.

Esse movimento de expansão é inteligente, quando bem planejado, pois:

  • Você centraliza seu esforço e empenho em apenas um produto. Acertando esse, pode-se aplicar em demais produtos.
  • O poder de negociação e compra desse produto torna-se melhor. Quando pulverizamos demais, não conseguimos ser tão competitivos.

Dessa forma, é possível começar com um ou poucos produtos e, conforme demanda e maturação dos consumidores, começar a abrir o leque de produtos.

A importância do planejamento

A ideia de começar uma loja de apenas um produto, porém, não é apenas porque o investimento em estoque é menor.

Quem inicia uma loja de poucos produtos precisa de diferenciais que façam o consumidor optar por aquele produto, e não por milhares de parecidos que podem ser encontrados em grandes marketplaces e lojas.

  • Qualidade superior
  • Proposta diferenciada
  • Ineditismo no mercado

São algumas opções de diferenciais a serem trabalhados para lojas de poucos produtos.

Cuidado para não cair na onda da “paleta mexicana”. Quem não se lembra da febre que foram esses produtos?

Da mesma forma que se popularizaram, houve perda de interesse muito rápido. E quem decidiu investir nesse mercado acabou perdendo dinheiro ou tendo que se reinventar.

O e-commerce de um produto exige mais planejamento e grande entendimento do mercado que está prestes a conquistar. Muitas vezes, não é trabalhado um produto de grande massa, por isso a primeira venda pode demorar a acontecer. Porém, quando bem feito, cria um processo de lançamento e de vendas sólido.

Leia também: E-commerce de luxo de segunda mão ganha força na China e mostra tendência ao mundo