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E-commerce B2E: na carona dos clubes de benefícios

por Pedro Padis Terça-feira, 28 de agosto de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Quase todo mundo já se acostumou com algumas das siglas do universo corporativo, como B2C, B2B, B2B2C, C2C. Mas será que todos já estão acostumados ao ainda pouco explorado e-commerce B2E?

Com origem no inglês Business to Employee, esse tipo de e-commerce é direcionado para funcionários das empresas. Ou seja, as corporações oferecem produtos com super-descontos para seus funcionários. Esse tipo de operação não acabaria sendo muito onerosa para um faturamento pouco representativo?

Criar um e-commerce apenas para atender meus funcionários? Quais seriam as vantagens?

Além disso, hoje já existem clubes de benefícios onde se pode achar cupons e vantagens para uso de determinados produtos. Vemos grandes players de discounts como GoIntegro, Br Insurence, Convenia e outras grandes empresas que já mantêm relacionamento estreito com os RH’s.

Mas será que não existe alguma oportunidade da qual empresas poderiam se beneficiar e mitigar problemas pontuais que enfrentam dentro de sua organização?

Em 2016, em parceria com o grupo GS& – Gouvea de Souza, a Nestlé lançou o site Super Páscoa. A intenção da página era oferecer aos funcionários de um grande grupo de empresas a oportunidade de comprar ovos de Páscoa com preços muito vantajosos e receber os produtos próximos a data festiva.

O benefício para o funcionário sendo óbvio, mas qual era a vantagem à Nestlé?

Como pontos principais:

1) Destacar o teste de um canal importante para o varejo;

2) Conseguir equilibrar e antecipar as compras de ovos, evitando as grandes liquidações as vésperas da Páscoa.

Como resultado dessa ação, a Nestlé e o grupo GS& conseguiram ser o e-commerce que mais vendeu ovos no período, superando grandes marcas varejistas. Resultado tão significativo que vimos Lacta e outros players se movendo na mesma direção no ano seguinte.

Porém, o mais impactante é que, um ano depois, a Nestlé decidiu mudar a estratégia e transferir o risco da operação para um terceiro, abrindo as vendas para o mercado, sem oferecer, todavia, os descontos aplicados no ano anterior. Como resultado, não conseguiram atingir o mesmo sucesso do ano anterior.

Então, qual o caminho se pode seguir com esse modelo de e-commerce?

A ideia do e-commerce B2E é se firmar com um real benefício para os funcionários. Entretanto, inicialmente, seria inviável às empresas menores criar uma loja virtual apenas aos seus colaboradores. Assim, começamos a perceber que algumas empresas começam a se juntar para oferecer um clube de ofertas para os funcionários tanto de seus negócios como oferecer o benefício para companhias parceiras.

Os funcionários teriam acesso real a produtos com grandes descontos. Em contrapartida, as marcas anunciantes (vendedoras) não precisam se lançar no mercado com preços que acabam com a imagem de valor das marcas e ainda criam períodos específicos de demanda dos outros consumidores.

Por ser um clube fechado, conseguem-se informações relevantes dos seus clientes e pode-se manter um relacionamento muito mais próximo com eles. Além disso, não é preciso divulgar, em mídias abertas, quais os descontos praticados naquele canal – evitando, assim, um possível conflito com os revendedores dessas marcas.

Se esse projeto for liderado por um grupo detentor de uma operação de e-commerce, pode-se ainda garantir margens bastante saudáveis para esse tipo de negócio. Ou seja, criando um ambiente de benefício para todos os players envolvidos.

Ainda existe uma estrada bastante longa para o e-commerce B2E, mas é inegável que existem reais oportunidade nesse nicho de mercado. Vamos esperar para ver quem vai se lançar ao mar e se destacar no novo tipo de negócio!

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