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Quais canais priorizar nas ações de marketing do meu e-commerce?

O marketing, sem dúvidas, é uma etapa pela qual um e-commerce deverá passar para tornar-se conhecido e manter-se relevante entre os consumidores. Os negócios que dão certo jamais descuidam desse aspecto, mas eles se diferenciam frequentemente pela habilidade em escolher como administrar o orçamento de forma equilibrada.

Se o seu orçamento para o marketing é limitado, quanto maior for a visibilidade de resultados das estratégias tomadas, mais chances você terá de fazer uma boa administração de seus recursos e coletar uma receita mais expressiva. A escolha dos canais mais adequados para suas ações de marketing deve ser com base em brand awareness e performance.

Canais de brand awareness podem ajudar a construir sua reputação e por isso são bastante importantes. Mas, se você precisa coletar resultados financeiros, jamais deverá deixar de investir em bons canais de performance e acompanhá-los detalhadamente. Esses canais geram muito retorno financeiro, mas podem consumir rapidamente seus recursos se você não monitorar resultados usando a inteligência de marketing de performance.

Abaixo estão alguns canais relevantes que podem ser priorizados para gerar resultados em receita para seu e-commerce:

Links patrocinados

Os anúncios pagos do Google e Facebook Ads podem ser direcionados para públicos específicos determinados por região, idioma, perfis e comportamentos. Essa segmentação aumenta a eficiência do anúncio.

Os cuidados que o gestor deve ter aqui é no sentido de automatizar a alteração de preço do e-commerce para os anúncios, pois isso vai garantir que o cliente não verá dois valores diferentes em cada canal. Além disso, configurar pausas automáticas das campanhas para itens fora de estoque, para não gastar com o clique que não poderá gerar conversão (pois não há estoque do produto).

Comparadores de preço

Os comparadores de preço viraram, de certa forma, uma espécie de buscador de produtos de grandes marcas vendidos por diferentes lojistas. Antes de comprar smartphones ou notebooks, por exemplo, não é raro os clientes se direcionarem para estes canais para procurar boas ofertas por ali, por isso, é estratégico anunciar nestes canais sempre que você tiver preços competitivos.

Shoppings virtuais

Os shoppings virtuais também são outro canal de performance que se popularizaram e tornam-se cada vez mais explorados pelas lojas e-commerce. O Google Shopping, por exemplo, pode ser consultado por um consumidor 100% interessado em comprar um produto e uma busca pela palavra-chave poderá colocá-lo em contato com o seu produto.

Links de afiliados

Uma forma de ganhar relevância para seus anúncios é divulgá-los em mídias direcionadas para seu público-alvo, e os links de afiliados tem um papel bem interessante nesse sentido. O webmaster dos sites participantes coloca banners ou links nas páginas deles que direcionam para o seu e-commerce, o público destes sites é impactado pelo anúncio e pode clicar e comprar o produto anunciado.

Retargeting

O retargeting é uma forma de anunciar para pessoas que tiveram alguma interação com o produto de seu site, como acessar a página onde ele está ou colocá-lo no carrinho. Com isso, os anúncios aparecem para um consumidor ultra segmentado e com altas chances de gerar conversão. É um bom canal de marketing para muitos perfis de público e funciona bem para compras por impulso, como, por exemplo, roupas.

Estes são canais bem relevantes para o e-commerce porque atendem uma necessidade de todos os perfis de negócio: gerar receita com o marketing. Mas reforço que é necessário haver um embasamento que monitore os resultados desses canais para não consumir seu orçamento com campanhas de baixo retorno.

Isso é algo simples de ser feito usando um software de inteligência em marketing de performance que te apresente, entre outros, dados de cliques e conversões por canais ou categorias de produtos, por exemplo.

É apenas com um comparativo entre canais que você conseguirá entender quais deles irão funcionar melhor para seu perfil de negócio e de público-alvo. Assim, você consegue conter investimentos dos canais que forem ruins para você e aumentar recursos onde consegue obter maior retorno sobre seu investimento em publicidade.

Portanto, gestor, faça um diagnóstico detalhado de seu marketing e combine a divulgação em alguns destes canais com o uso de ferramentas de inteligência para entender, especificamente, qual deles é mais vantajoso para o seu negócio.