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E-commerce brasileiro está no caminho do Novo Varejo

por Juan D'Antiochia Terça-feira, 09 de outubro de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

“Novo Varejo” é um termo comum, apresentado na China pelo fundador da Alibaba, Jack Ma. Ele descreve que o futuro online, off-line e a logística se fundiriam para criar um mundo dinâmico varejista. As marcas líderes estão em vantagem ao usar o Novo Varejo como uma oportunidade para construir um novo modelo centrado no consumidor.

Novo Varejo no Brasil

No Brasil, o varejo está no mesmo caminho e tem avançado, ao longo das últimas décadas, em um esforço contínuo na criação de novos negócios e na conquista do consumidor. Os comerciantes utilizam a tecnologia para proporcionar novas experiências durante as compras e facilitar a gestão das empresas do ramo. Mas, afinal, o que esperar do futuro do setor varejista que combina online, off-line e redes sociais como peças fundamentais do negócio? E quais são as experiências no país?

O varejo brasileiro está descobrindo plataformas e caminhos para colocar o consumidor no centro da compra e do pagamento, em uma experiência conveniente e ágil. Neste cenário, os smartphones têm conquistado espaço entre o público e estão exercendo um papel principal nas atividades do varejo. Por meio de novas tecnologias, o novo varejo permite aos consumidores comprar da maneira que desejarem — seja navegando na internet ou experimentando roupas em lojas físicas. Em algumas lojas é possível passear pelos corredores e fazer a compra diretamente no celular.

Por aqui, algumas redes de supermercado disponibilizam aplicativos que facilitam, e muito, a organização da lista de compras. Isso porque a tecnologia grava o histórico de mercadorias adquiridas da última vez. O autoatendimento por meio de totens, ao invés de caixas registradoras, é outra ferramenta que tem conquistado os consumidores. Principalmente os jovens millennials, acostumados a usar o touch-screen. Segundo um levantamento, 60% dos brasileiros preferem o autoatendimento na saída do supermercado¹. Entre as vantagens estão a redução das filas e o pagamento mais rápido.

O comércio eletrônico é a escolha de uma parte dos consumidores que desejam fazer compras e escolher uma variedade de produtos e a melhor forma de pagamento. Uma pesquisa da Worldpay indica que 37% dos consumidores ficariam satisfeitos em pagar mais caro por um serviço se a experiência de pagamento fosse melhor² .

Para os comerciantes, existem muitas iniciativas, como o uso de várias plataformas de canais no comércio eletrônico para oferecer produtos. A exemplo de redes sociais e sites, oferecendo promoções e descontos especiais. Um dos melhores ambientes é o móvel. Aproximadamente 59,1 milhões de brasileiros só acessam a internet pelo celular, de acordo com dados recentes³ .

No entanto, estar presente nos dispositivos móveis não é suficiente. O novo público do varejo possui amplo conhecimento da experiência digital e móvel. E isso lhe proporciona altas expectativas quando se trata de proteger a segurança de seus pagamentos. Desse modo, 72% dos consumidores baixam aplicativos apenas de marcas e empresas de sua confiança² .

Além de melhorar as experiências de compra, os comerciantes também precisam se conectar e simplificar o processo de compra. Afinal, atualmente, o consumidor é o seu próprio ponto de venda. Em uma loja online ou aplicativo móvel, os compradores esperam uma experiência conectada que reúna todas as etapas do pagamento. Ou seja, de métodos preferidos, como cartões, e-wallets ou opções locais, até a segurança e criptografia mais sofisticadas. Não importa o canal.

Os comerciantes brasileiros têm uma grande oportunidade para atingir o novo varejo como fez a China. É necessário monitorar todos os setores do varejo e entender profundamente o perfil do novo consumidor, proporcionando experiências de alto nível. Oferecer uma jornada completa de compra, incluindo os métodos de pagamento, será muito importante para posicionar o setor varejista do país em linha com as tendências do mercado global.

1 Pesquisa Croma Solutions

2 Mobile Payment Journey

3 TIC Domicílios

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