E-Commerce Brasil: um 2019 mágico e o agradecimento a nossos mantenedores

por Tiago Baeta Sexta-feira, 20 de dezembro de 2019   Tempo de leitura: 8 minutos

O ano de 2019 foi marcante para o e-commerce no Brasil. A retomada do mercado, da confiança, grandes aquisições, investimentos, IPOs, nível de contratações, de resultados e a maior expansão do mercado desde 2014.

Particularmente, eu comemoro o avanço do que é o grande propósito do e-commerce:  democratizar o consumo e melhorar a vida das pessoas, ainda mais quando fora dos grandes centros. Em 2019, na Black Friday, tivemos um crescimento expressivo da participação do Nordeste no share do e-commerce.

A representatividade do estado de São Paulo, que já foi de 50% de tudo o que era vendido no Brasil, hoje está perto de 30%. As classes C, D e E, juntas, representam mais do que 80% dos consumidores online no Brasil.

O e-commerce praticamente triplicou sua participação no total de sites da web brasileira desde 2015. No mesmo período, o tempo médio de vida de um e-commerce mais do que quintuplicou.

 O gigante acordou, e o comércio eletrônico é um dos grandes culpados.

Chegou o momento do E-Commerce Brasil prestar contas do trabalho realizado em 2019 e agradecer aos mantenedores, que foram as empresas que tornaram possível todas as nossa ações. Das atividades realizadas pelo E-Commerce Brasil no ano, 86% foram gratuitas, viabilizadas pelos nossos mantenedores.

Antes de entrar nos números do E-Commerce Brasil, agradeço de coração à AdTail, All iN, Awin, B2log, B2W, Bis2Bis, Bling, Cielo, Clearsale, Corebiz, Dito, Millennium, Emailage, Exceda, F1 Commerce, GenComm, GhFly, InfraCommerce, Intelipost, Jadlog, Linx Commerce, Loja Integrada, Olist, PagSeguro, PayPal, Rede, Salesforce, Site Blindado, SkyHub, Social Miner, Stone, Synapcom, Total Express, Tray, Vindi, Vtex, Webcontinental, WebJump, Wirecard, Yourviews e Zendesk

Eventos presenciais do E-Commerce Brasil

Em 2019 nós recebemos 33 mil pessoas nos 18 eventos realizados pelo E-Commerce Brasil. Foram 10 estados do país: CE, ES, GO, MG, PE, PR, RJ, RS, SC e SP. Somando todos os eventos deste ano, compartilhamos 490 horas de conteúdos entre palestras e estudos, ministrados por mais de 400 profissionais de diversos países.

Todos os eventos são desenhados considerando a experiência do participante como centro das ações. São experiências reais de negócios e qualificação, com NPS superando os 70 pontos no ano. O resultado desse trabalho veio com o Fórum E-Commerce Brasil sendo eleito o Evento Corporativo do Ano pelo Prêmio CAIO, o mais importante do setor.

Workshops e webinars

Com os mantenedores, nós realizamos 115 workshops técnicos e outros 90 webinars gratuitos, que impactaram 13.000 participantes de todos os estados do país. Os workshops e webinars foram desenvolvidos em conjunto com todos os 50 mantenedores de 2019, em temas mais específicos e com duração média de 1,5 horas de treinamento.

Canais Digitais

Pelo portal ecommercebrasil.com.br, superamos 4 milhões de pessoas únicas e 7 milhões de visitas. Somente esse ano, publicamos 2.060 conteúdos em texto, escritos por mais de 200 colaboradores. Tudo isso consolidou o E-Commerce Brasil como o maior portal mundial do setor, segundo dados do SimilarWeb.

Em 2019, anote aí quais foram as palavras-chaves mais buscadas no portal: marketplace, black friday, Amazon, WhatsApp, B2B, chatbot e Correios.

Em nossas redes sociais, nosso conteúdo alcançou 15 milhões de pessoas. E pela plataforma do YouTube, nossos vídeos foram vistos por mais de 600 mil pessoas, totalizando 6,5 milhões de minutos assistidos. 

Projetos Internacionais

O Brasil tem se posicionado como referência em comércio eletrônico no mundo. Isso é fruto de diversos movimentos dos principais players do mercado, com reconhecimento global cada vez maior. São rodadas significativas de investimento, IPOs e conquistas de grandes contas globais.

Em 2019, o E-Commerce Brasil estreitou os laços com a ONU, por meio da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento). Fomos responsáveis por estudos apresentados para mais de 100 nações em Genebra, na Suíça.

Também conseguimos uma aproximação institucional com o E-Commerce Europe e diversas nações europeias e asiáticas, onde pudemos auxiliar na criação de comunidades de e-commerce desses países.

O portal ecommercebrasil.com.br tem sido referência em países como EUA, Reino Unido e a comunidade de países de língua portuguesa, atingindo a marca de 1 milhão de sessões oriundas desses países.

E-Commerce Brasil HUB

O nosso HUB completou 2 anos de atuação em um ano que teve muito para comemorar. Em 2019 foram realizados mais de 100 eventos ligados ao comércio eletrônico nos espaços do E-Commerce HUB. Recebemos mais de 5 mil profissionais em nossa casa, o que gerou conexões, experiências e muito conhecimento.

São 1.500m² de espaço colaborativo, com área de eventos, cursos, estúdio e co-working para profissionais de e-commerce. O espaço foi palco de eventos e encontros de empresas como Google, Facebook, B3 e Adidas, que tornaram o HUB sua casa por alguns dias, além das diversas iniciativas de nossos mantenedores.

Hora de agradecer

É momento de agradecer, de prestar contas e comemorar o ano. O projeto de 2020 já está pronto, mas deixamos para começar a falar sobre ele em janeiro.

Um muito obrigado a todos os parceiros, nossos mantenedores, palestrantes, autores, fornecedores e a todos os colaboradores do E-Commerce Brasil. Graças a vocês construímos esses números tão importantes. Como tenho dito, ainda é só o começo. Juntos, vamos mudar esse país pela transformação digital.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.