E-commerce B2B x representante comercial

por Erica Borges Quinta-feira, 11 de junho de 2020   Tempo de leitura: 3 minutos

O novo normal digital levanta um velho dilema, que não deveria mais existir. Por trabalhar com tecnologia digital, estudo bastante sobre inteligência artificial. Porém, na relação entre e-commerce B2B e representantes comerciais existe um grande contrassenso.

Isso porque após uma trajetória de mais de 20 anos como gestora comercial, neste momento não acredito nesta modalidade comercial sem o valor humano de um bom vendedor. Por este motivo, a humanização por meio de comunicação remota permanecerá mantendo estes profissionais trabalhando como supervendedores e poderosos agentes de marketing.

Indústrias, o processo de digitalizar o atacado e preparar esses profissionais para esta nova realidade ocorre paralelamente. A primeira coisa a se pensar são as pessoas. Elas são responsáveis por preciosos relacionamentos, que em muitos casos foram construídos em décadas de trabalho duro. Empodere seus representantes e vendedores, dando treinamentos intensos de como lidar com esta nova realidade remota. O mercado digital oferece muitas ferramentas de comunicação, gestão e vendas que podem ser facilmente inseridas neste dia-a-dia de trabalho. E principalmente, remunere-os de forma justa.

Novo normal do e-commerce B2B

Representantes, estejam abertos para o novo normal e-commerce B2B. Vocês são um dos profissionais mais importantes da indústria. No passado, vocês precisavam ir até o cliente para fazer pedidos de reposição de estoque e ofertar novos produtos. Agora, têm num simples toque no celular uma ferramenta de vendas 24/7. Toda essa tecnologia tem um alto custo de OPEX para a indústria, então entrem num consenso de benefícios obtidos e remuneração justa.

Os benefícios para indústria e representantes são muitos:

  • Loja virtual com produtos em lançamento e promoções para acessar de qualquer lugar;
  • Acesso privado somente para clientes pré-aprovados;
  • Parametrização de limite geográfico, prazo de entrega, pronta entrega, pedidos programados, mínimo de compra, mínimo por SKU, máximo de capacidade produtiva por SKU, entre outras funcionalidades;
  • Aumento da capilaridade do seu negócio, alcançando áreas antes inatingíveis;
  • Poderoso uso de redes sociais, chats, vídeo conferências para interação e compartilhamento do seu catálogo. O que, consequentemente, gera fidelização do cliente;
  • Meio de pagamento seguro e facilitado;
  • Maior agilidade e eficiência no atendimento, em tempo real;
  • Uso de ferramentas de BI para recuperação de clientes inativos, como também para construção de réguas de relacionamento baseadas em dados e inteligência;
  • Relatórios em tempos reais, gerando maior controle dos processos;
  • Diminuir custos com viagens, feiras e salões de negócios que exigem alto investimento.

Novo mundo tecnológico

O mundo está mudando rapidamente, e vivemos um forte senso de economia colaborativa.

Ele representa a consciência diante de problemas sociais como os que vivemos agora, e a nova forma de trabalharmos cooperando uns com os outros. E a tecnologia derruba os custos como um todo, incentiva a criação de parcerias e gera experiências que incentivam a lealdade e relações de longo prazo.

“Um verdadeiro homem de negócios ou empreendedor não tem inimigos. Uma vez que ele compreende isso, o céu é o limite” – Jack Ma, Fundador e Presidente do Grupo Alibaba.


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