Ano novo no e-commerce: estratégias e resoluções

por Burc Tanir Sexta-feira, 13 de dezembro de 2019   Tempo de leitura: 11 minutos

“Ano novo, vida nova” é o que as pessoas costumam dizer quando o ano novo chega. Tal como seus clientes, você provavelmente ponderou algumas resoluções de ano novo.

Depois da loucura do Natal, alguns clientes podem jurar deixar de gastar tanto dinheiro. Mas isso não significa que você não defina uma estratégia para fazer vendas no ano novo.

No presente artigo, vamos apresentar algumas estratégias, bem como resoluções de ano novo de comércio eletrônico, que você pode colocar em prática para garantir que o ano novo comece conforme desejado.

Vamos lá!

Mídia Social

Seja no próprio dia de ano novo ou nos dias em que as pessoas ainda não voltaram para o trabalho, é possível que haja mais pessoas interagindo com suas postagens sociais.

Ter uma estratégia social sólida para o ano novo é uma ótima maneira de gerar vendas adicionais a partir de pessoas que seguem você e de novas pessoas. Nesses casos, é uma boa prática tornar seu conteúdo social o mais divertido possível.

Ninguém gosta de vendas difíceis, especialmente nas mídias sociais. Portanto, tente tornar isso divertido, usando memes ou gifs ou algo assim.

O Giphy possui um vasto leque de gifs diferentes para todos os tipos de publicações. Pesquise apenas a palavra-chave que você procura e encontre um gif adequado para as suas necessidades. A melhor característica deles é serem extremamente compartilháveis.

Se as pessoas o acharem divertidos, elas vão voltar a compartilhá-los em seus próprios perfis e, como resultado, você irá segmentar ainda mais pessoas e terá a oportunidade de gerar mais vendas.

Promoções

Só porque o Natal terá acabado, não significa que as pessoas não estejam prontas para comprar. Pense em todas as pessoas que recebem dinheiro no Natal. Elas podem ponderar efetuar grandes compras no ano novo.

Com o aumento das vendas de ano novo, as pessoas procuram sempre uma boa promoção. A gigante Amazon, por exemplo, possui uma página inteira de seu website dedicada para as promoções e vendas de ano novo. Estar na posse de um software de precificação ajuda também a oferecer as melhores promoções.

Se você observar o tipo de coisas que eles têm nessa página, realmente faz sentido. As resoluções de ano novo de algumas pessoas consistem em ficar em forma ou perder peso. Portanto, oferecer promoções em artigos específicos, como a Fitbit faz promoções em balanças, é uma maneira útil de mostrar que realmente entende seus clientes.

Além disso, também oferece uma variedade de brinquedos. Você vai ficar surpreendido com o número elevado de pessoas que decide comprar os presentes de Natal para seus filhos para o ano seguinte em janeiro.

Assim, elas não precisam se preocupar em não conseguir comprar as coisas a tempo. Além disso, se você vender artigos sazonais, as promoções de ano novo são a chance perfeita para oferecer boas promoções aos clientes. Você pode vender papel de embrulho ou decorações para a árvore de natal, por exemplo.

Envie um e-mail de ano novo

Para muitas pessoas, depois do ano novo, as compras são a última coisa que têm em mente. É menos provável que as pessoas visitem seu website. Contudo, isso não impede que você não possa captar sua atenção.

Se você é um empresário experiente em comércio eletrônico, então já achou uma maneira de capturar os dados de seus clientes na forma de uma lista de emails. Uma lista de e-mails é poderosa, pois consiste em um grupo de clientes que já efetuou compras em sua loja.

Como eles já compraram produtos em sua loja, a probabilidade é que eles fiquem felizes em comprar novamente os seus produtos.

Vamos ver um exemplo da Paper and Stitch

Tradução: Eu sempre amei a motivação e a excitação que vem com o ano novo. Normalmente, eu tiro de lado a primeira semana para limpar minha mente E minha mesa. Tem alguma coisa sobre uma casa organizada… ou escritório… que dá a sensação de novo começo. Não há hora melhor para um bom começo do que o ano novo, não acha? Confira abaixo algumas maneiras simples de se livrar da desordem:

  1. Top 17 maneiras de se organizar em 2018
  2. Faça você mesmo um organizador em rolo – projeto de 15 minutos
  3. Organizador reversível de maquiagens
  4. Melhores planejadores e calendários
  5. Organizador de mesa Corky – muito divertido

Eles usam seu e-mail de ano novo para contar uma história aos clientes. Verá que toda a seção superior do e-mail é dedicada a fornecer dicas úteis para se organizar.

É algo eficaz, pois eles entendem que seus clientes são o tipo de pessoa que gosta de ter tudo em ordem.
Portanto, esse e-mail atua como um recurso valioso para começar o ano.

Simultaneamente, eles usam a oportunidade de promover seus produtos, mas isso está sob a outra seção do e-mail.

O processo consiste no seguinte:

  • Fornecer valor
  • Oferecer uma venda subtil
  • Resoluções

Resoluções empresariais

Você pode ter várias resoluções pessoais nas quais gostaria de trabalhar. Talvez estejam relacionadas ao fitness? Ou talvez estejam relacionadas à saúde.

Mas já tirou um momento para pensar nas resoluções empresariais que poderia também estabelecer? Na presente seção, vamos apresentar a você um conjunto de resoluções de ano novo que você pode estabelecer para posicionar da melhor maneira sua loja no mercado.

Você não precisa seguir todas essas dicas. Algumas serão mais relevantes do que outras para a sua empresa, portanto, escolha aquelas que você sabe que precisa trabalhar e comece a tornar o ano de 2020 o melhor ano de sempre.

Classifique as descrições dos seus produtos

Você já deve saber que as descrições dos produtos são maneiras poderosas de vender seus produtos juntamente com a fotografia do produto.

No entanto, com mais frequência do que você imagina, as pessoas colocam as descrições dos produtos em segundo plano. Não basta escrever uma frase simples sobre os produtos.

Em alguns casos (quando você está vendendo itens de orçamento, por exemplo), as descrições simples podem realmente ser úteis, mas se estiver vendendo algo mais sofisticado, onde alguém realmente precisa pensar antes de efetuar a compra, então deve aproveitar o momento do ano novo melhorar essas descrições.

Vamos analisar dois exemplos:

Você pode pensar que algo como um sabonete de mãos não precisa de uma descrição detalhada, mas terá de concordar que, lendo essa descrição, você deseja experimentar o produto.

Compare, então, com essa descrição de produto. Existem muito menos informações e não lhe dá vontade para comprar.

Faz sentido então, que o segundo seja MUITO mais barato do que o primeiro.

Observe seus dados

Acreditamos que, se você desejar melhorar verdadeiramente sua loja de comércio eletrônico, terá de analisar com abrangência os dados para garantir que está tirando o máximo proveito de todas as vantagens e oportunidades disponíveis. O ano novo é a oportunidade perfeito para fazer isso.

Você pode analisar seu histórico de tarifação de anos anteriores para ver onde pode melhorar.

Se você analisar seus próprios preços e os comparar com os da concorrência, você poderá determinar com clareza se está atribuindo preços demasiado elevados ou demasiado baixos aos seus produtos. Você também pode usar esses dados para orientar sua estrategia para o ano novo. Mas, primeiro, terá de começar por usar um software de tarifação. Assim, terá sempre uma postura competitiva.

Conclusões

O ano novo é uma boa oportunidade de começar de novo. Se houver tarefas que você está adiando ou coisas que você precisa classificar, então esse é o momento perfeito para o fazer. Depois disso, você irá verificar um aumento nas vendas e no seu lucro.

Não há um melhor momento para melhorar sua loja e gerar vendas adicionais. E quando você faz?
Você vai agradecer a si próprio no próximo ano. Então, mãos ao trabalho. Quais estratégias ou táticas você coloca em prática em cada ano novo?

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