Como proteger seu e-commerce contra ameaças virtuais?

por Carlos Cortizo Quarta-feira, 13 de setembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Não é novidade para ninguém que o comércio eletrônico está mudando completamente o modo de gerenciamento dos negócios.

A transformação digital pela qual estamos passando tem tornado o consumidor cada vez mais exigente dinâmico no que tange à busca de um produto pela internet.

Onde comprar? Como comprar? Esse lugar é seguro? Essas são algumas das perguntas que eu e você fazemos na hora de decidir em qual site adquirir um produto.

Nesse aspecto, é vital que as empresas elaborem projetos de ecommerce os quais elevem não só a qualidade do serviço oferecido ao cidadão, como também garantam a proteção dos dados do consumidor.

Sem a proteção adequada, um ataque pode causar impacto no negócio, resultando em perdas financeiras e de imagem a ponto de afetar não somente o Market Share da companhia, como também a viabilidade financeira do ecommerce.

Ciberataques mais comuns no universo ecommerce

Existem algumas falhas que podem expor a fragilidade de um ecommerce. Elas podem ir desde a simples desatenção no gerenciamento dos servidores e sites (que sem as devidas atualizações e configurações necessárias podem ficar expostos às mais variadas ameaças de segurança da web), até a falta de orçamento das empresas para o uso de ferramentas e auditorias que proporcionem segurança ao sistema.

Aqui algumas das falhas causadas por ataques:

  • Manipulação do preço: o atacante consegue mudar o preço dos artigos manipulando a URL acessada.
  • Mensagens não solicitadas (SPAM Snowshoe): são colocados arquivos infectados num e-mail, direcionando o indivíduo a abrir o arquivo expondo, assim, os dados do computador.
  • Código malicioso: vírus, trojan horse (ou popularmente conhecido Cavalo de Tróia) e malwares são usados para infectar o computador da vítima com o objetivo de roubar informações como senha de cartões de crédito. Esses ataques podem usar e-mail, pen-drive, sites maliciosos ou compartilhamento de arquivos.
  • Negação de serviço: alguns sites de ecommerce podem sofrer com uma quantidade de requisição maior do que está preparado para processar, afetando assim o seu funcionamento e, consequentemente, as vendas.
  • Roubo de informações: como muitos sites permitem que as informações do cartão de crédito possam ser armazenadas nos bancos de dados, alguns ataques são direcionados para invadir esses sistemas e roubar os dados de compra dos clientes.

Protegendo o comércio eletrônico na web

Por sorte, existem ferramentas e práticas que o empreendedor pode tomar para evitar ciberataques aos dados de sua rede ecommerce.

  • Instalação de poucos programas ou bibliotecas para ter o servidor funcionando;
  • Usar proteção Anti-DDoS na frente do servidor e à nível de aplicação;
  • Instalar e manter atualizados os programas e bibliotecas com as correções disponibilizadas;
  • Restringir o acesso a usuários administradores, estabelecendo uma política forte para senhas;
  • Balancear o tráfego para mais de um servidor, a fim de garantir alta-disponibilidade;
  • Posicionar um firewall de aplicação web (WAF) e configurar de acordo ao ambiente e regras de negócios;
  • Auditar o código da aplicação;
  • Configurar o site com HTTPS (o famoso certificado digital);
  • Realizar backups periódicos dos dados (esse um dos mais importantes, para você não ter dor de cabeça num ataque virtual);
  • Solicitar um segundo fator de autenticação ao usuário para transações críticas, seja por SMS, aplicação para smartphone, entre outras.

Mais do que tudo isso, é preciso que os empreendedores tenham a consciência de que a segurança cibernética está diretamente e, principalmente, ligada ao negócio digital, sendo tão necessárias quanto a própria infraestrutura do ecommerce.

Portanto, negligenciar essa realidade é a mesma coisa que abrir uma loja no centro da cidade e não colocar portas fechaduras.

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