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E-commerce: 5 dicas para evitar o abandono de carrinho na finalização do pedido

A não finalização da compra, conhecida no mercado como “abandono de carrinho”, é um dos principais problemas que enfrentam os proprietários de e-commerce. Segundo levantamento do Ibope realizado em 2013, no setor de vestuário e calçados, por exemplo, a taxa de abandono atinge 80%. Nos sites de produtos para casa e decoração, esse índice é de 76%. Segundo Ronaldo Varela, diretor-presidente da carteira digital Stelo, a razão para a desistência pode estar justamente na última etapa da compra: o pagamento. Confira, abaixo, cinco dicas para evitar o abandono de carrinho no momento da finalização do pedido.

1. Experiência de compra

Com a quantidade de informações, senhas e confirmações que são necessárias digitar em cada loja virtual, o processo de compra passa a ser complexo. Essa dificuldade faz com que muitos usuários restrinjam suas compras a poucos sites. É necessário ter uma oferta de valor muito atrativa pra que o comprador se disponha a fazer um novo cadastro. Por isso, a simplicidade do pagamento com um clique, com login único, é fundamental.

2. Opções de pagamento

Com tantas formas de pagamento disponíveis no mercado, o consumidor pode se frustrar com a restrição de opções na hora de fechar a compra. Por isso, recomenda-se que o lojista ofereça um bom leque. Dados divulgados pelo E-bit em 2013 apontam cartões de crédito e boleto bancário como principais meios de pagamento escolhidos pelo consumidor, seguidos por depósito em conta, débito em conta (TEF) e carteiras virtuais.

3. Atendimento ao cliente

A loja é virtual, mas o atendimento precisa estar no mundo real também. Essa presença traz ao consumidor a confiança de que, se houver algum problema com sua compra, haverá alguém na outra ponta da linha para ajudá-lo. Carteiras digitais oferecem um bom suporte ao comerciante neste sentido, uma vez que possuem estrutura para análise da compra.

4. Segurança nas compras

Muitos internautas brasileiros ainda não compram online porque se sentem inseguros ao inserir seus dados pessoais e bancários na internet. Garantir a segurança nas operações, dos meios de pagamento até a confiabilidade na entrega, é indispensável. Contar com parceiros que ofereçam suporte de tecnologia, integração e análise de fraude é uma boa saída para os micro e pequenos empreendimentos que não possuem essa estrutura.

5. Pagamento via smartphones e tablets

Segundo pesquisa do E-Bit, em janeiro de 2013, as transações concluídas por dispositivos móveis correspondiam a 2,5% de todas as vendas online. Em dezembro, esse número já era praticamente o dobro: 4,8%. Esses resultados demonstram a força do segmento, que deve se consolidar nos próximos anos. Os varejistas devem começar a direcionar esforços para se adaptar à mobilidade.