11 passos imbatíveis para gerar mais leads orgânicos

por Larah Vidotti Quinta-feira, 06 de abril de 2017   Tempo de leitura: 15 minutos

Considerada uma das mais importantes etapas de um processo de otimização de sites, a análise da concorrência permite identificar as estratégias que estão sendo utilizadas pelos concorrentes para atingirem o topo das pesquisas do Google, e desvenda todo o trabalho realizado pelo e-commerce ou agência representante.

Analisar os concorrentes é um passo fundamental para alavancar um negócio e trazer mais visibilidade para uma marca ou site.

Além de analisar, é preciso entender o que foi realizado e definir uma estratégia imbatível utilizando todo o conhecimento adquirido e a criatividade para ir além do que já foi realizado.

Neste artigo, estão listados 11 passos importantíssimos de como analisar um concorrente direto e o que é necessário para que seu conteúdo e marca se destaquem.

Passo 1 – Saiba qual é o nicho de mercado

Antes de iniciar qualquer processo de otimização, você precisa ter muito claro qual é o nicho de mercado em que está entrando.

É importante que cada projeto tenha um objetivo e seja específico. Por exemplo, caso seja um site de carros, falar apenas sobre carros pode ser um assunto muito extenso e genérico.

Quanto mais específico você for para definir seu mercado, melhores resultados você terá por estar atingindo pessoas realmente interessadas no seu conteúdo.

Por exemplo,  o tema do meu blog é marketing digital e SEO, ele é totalmente voltado para técnicas e práticas de otimização de sites. Veja só como eu cheguei a esta definição:

MARKETING > MARKETING DIGITAL > OTIMIZAÇÃO DE SITES > SEO

Falar só sobre marketing é um assunto muito genérico e poderia abranger qualquer outro tópico como marketing empresarial, esportivo, político, social, esportivo e digital.

Está vendo como poderia ser muito vasto falar sobre tudo?

Cobrir todos estas áreas de atuações não me tornaria mais relevante na internet, pois eu não teria um público alvo, escreveria de tudo para todos e isso faria com que eu deixasse de ter um direcionamento claro e especificidade.

Partindo do princípio que devemos ter um foco e ser especialistas em algo (ou algum tema) para depois diversificar, escolhi então falar sobre marketing digital, e dentro dessa área (que também tem suas variações, por exemplo, eu poderia falar apenas sobre MailMarketing, ou Psicodinâmica das cores), sobre otimização de sites e, por fim, SEO.

Agora ficou mais fácil não é?

Definindo nosso mercado, poderemos encontrar de forma mais fácil quem são nossos concorrentes, quem serão nossos clientes e possivelmente definir o perfil e comportamento deles.

Passo 2 – Encontre um conteúdo muito bom em links

Encontrar conteúdos bons em links significa: encontrar os principais concorrentes e entender suas estratégias.
Diria que a tarefa mais importante é entender com quem se está competindo, tanto no mecanismo de busca como em redes sociais, pois tudo está envolvido.

Esse passo possui um peso muito grande, pois caso você tenha analisado errado toda sua estratégia estará te levando para o caminho errado na hora da implantação.

É aqui que entra o nicho de mercado, o que vai te ajudar a encontrar seus concorrentes diretos.
Você poderá utilizar as ferramentas:

GOOGLE + MOZ bar

A forma mais simples para encontrar um conteúdo rico em links é procurar exatamente por uma palavra chave que represente o nicho no Google, por exemplo, no meu caso: “Blogs de SEO”.

Logo o resultado trará os sites com maior visibilidade na página inicial de busca no ramo de otimização de sites, e nada melhor do que integrar a pesquisa utilizando a extensão do MOZ para o Chrome e poder, em tempo real, verificar qual PA (Page Authority) e DA (Domain Authority) da página exibida nos resultados.

Obviamente, os primeiros resultados serão os sites mais otimizados e com uma fonte riquíssima em backlinks.

SIMILAR SITES

Você pode utilizar o plugin para o navegador Chrome, ou acessar o site diretamente.

Esta ferramenta é utilizada para descobrir sites e blogs similares aos que encontrou na pesquisa realizada no Google, como também, buscar sites que são similares ao que está buscando otimizar.

SEMrush

Outra ferramenta poderosíssima é o site SEMrush.

Ao entrar com os dados do site que está analisando, esta ferramenta também trará informações sobre “main organic competitors” , que significa: principais competidores orgânicos.

Além de listar as palavras-chave utilizadas:

Utilização das ferramentas: utilize todas as ferramentas em conjunto e anote o máximo de informações possíveis. Cada ferramenta se completa e traz informações diferentes e ou similares de um mesmo site ou contexto.

Passo 3 – Observe qual é a relevância dos melhores

Dando continuidade a análise, verifique agora os números em relação a acesso e backlinks que os concorrentes adquiriram durante sua existência.

  • Quantidade de acessos orgânicos;
  • Quantidade de acessos pago;
  • Quantidade de backlinks;
  • Quantidade de backlinks de domínio (quantidade de domínios diferentes);
  • Quantidade de backlinks ativos (ao passar do tempo é possível ou adquirir ou perder backlinks. Sites podem deixar de existir ou simplesmente remover algum link);
  • Quantidade de backlinks para home Page;

Para observar a relevância você poderá utilizar as ferramentas:

SEMrush

Você poderá utilizar esta ferramenta também para obter dados como quantidade de acessos e backlinks.

OpenLinkprofiler

Com a ferramenta OpenLinkprofiler, você consegue obter muito mais dados além  destes que sugeri observar.

Dados obtidos: sim, os dados obtidos em cada ferramenta podem apresentar variações.

Passo 4 – Verifique quem são [Whois?]

Você sabe dizer de onde vem o acesso, quais domínios e estratégia estão utilizando?

Sabia que você pode obter dados além de somente os dados de acesso?

Você pode descobrir onde o site foi registrado, qual a localização do servidor, a data de criação e expiração, além de saber se eles estão utilizando outros domínios como por exemplo .info, .org, .com, .net, etc.

Mas para que isso é importante?

Simples: a maioria dessas informações é utilizada e analisada pelo Google de acordo com os fatores de ranqueamento de site. Por exemplo, a idade de um domínio é de pouca relevância (mas ainda assim relevante) para o mecanismo de busca do Google, assim como a data de expiração, que passa legitimidade quanto maior for.

Para avaliar como eles estão fazendo, você poderá utilizar a ferramenta do domaintools, que aliás, é uma das minhas favoritas.

Whois Domaintools

Com a ferramenta domaintools , você consegue obter os seguintes dados:

•    Quem é o Titular;
•    Quando foi Criado;
•    Data de Expiração;
•    Qual IP de localização do servidor;
•    Tipo do Servidor;
•    SEO Score;
•    Quantas imagens possui;
•    Quantos links internos e externos possui.

Além de conseguir também saber se existe e quais são os outros domínios que está utilizando.

Passo 5 – Verifique quais são as TOP 10 páginas

Agora ficou mais fácil.

Para darmos continuidade, vamos agora avaliar parte do conteúdo.

Utilizando a ferramenta do MOZ, podemos encontrar quais as 10 maiores páginas relevantes de cada um dos concorrentes.

MOZ Open Site Explorer

Com a ferramenta MOZ Open Site Explorer , veja quais são as TOP pages.

Passo 6 – Analise quais são os backlinks

A ideia não é saber apenas quantos mas quais são e identificar qual a estratégia que eles utilizam.

Por exemplo, estava fazendo um projeto para uma Corretora de Seguros e estava difícil pensar qual seria a estratégia para ganhar links, e avaliando os Backlinks dos concorrentes cheguei a conclusão de que eles se destacam por:

•    Se cadastrarem em sites de serviços, por exemplo:
o    Aonde  – http://www.aonde.com.br
o    Achei – http://www.achei.com.br
o    Telelistas – http://www.telelistas.net
•    Também percebi que eles obtêm links publicando notícias em canais.

Em outro caso, avaliando blogs que tratam sobre o assunto de otimização de sites (SEO), me dei conta que a principal estratégia que eles utilizam é desenvolver ferramentas como “veja seu pagerank”, e oferecem o código para adicionem ao seu site para que o PageRank sempre apareça. Porém, esse código contém um link direcionado para quem o desenvolveu, obtendo assim links diretos das pessoas que utilizam o recurso, contando com mais e mais backlinks.

Agora que já encontrou boas fontes, analise cada um de seus concorrentes e veja como eles estão fazendo para obter esses backlinks.

Lembre-se que cada mercado é diferente e tem suas particularidades, por isso, analise o máximo que puder para obter o maior numero de dados possíveis e diversos.

Tenha em mente também que o importante não é a quantidade e sim a qualidade dos links e sua autoridade.

Para essa análise, você poderá utilizar a ferramenta:

MOZ Open Site Explorer

Novamente com a ferramenta MOZ Open Site Explorerc você vai conseguir analisar quais são os backlinks obtidos para um site.

Passo 7 – Verifique quais são os conteúdos mais compartilhados

Utilize a ferramenta Buzzsumo para buscar por conteúdos compartilhados no último ano de acordo com uma palavra-chave.

Esta ferramenta permite algumas consultas de graça e como as outras ela também limita a quantidade de respostas.

Buzzsumo

Acesse a página do Buzzsumo, entre com um termo ou palavra chave, filtre pelo último ano e avalie quais as publicações que tiveram maior impacto e compartilhamento.

Passo 8 – Verifique quais as palavras-chave de maior influência

Existem diversas ferramentas que permitem analisar quais as palavras-chave utilizadas pelos concorrentes, porém, vou apenas citar uma que é bem prática e direta ao ponto, além de conter muitos outros recursos úteis para a processo de otimização de um site e acompanhamento dos resultados.

Google Adwords

Tinha que ser uma ferramenta do próprio Google.

O Google Adwords irá te ajudar a pesquisar as palavras-chave de um nicho do mercado e verificar qual a sua relevância.

Passo 9 – Defina uma estratégia e faça algo ainda maior e melhor

Depois desta analise, conseguiu entender quais são os principais fatores de ranqueamento dos sites ou páginas analisadas dos concorrentes?

Quais conteúdos são melhores posicionados, procurados e compartilhados?

Agora que você já sabe o que e como seus principais concorrentes fazem…

Então… faça algo ainda melhor baseado em todo conhecimento adquirido, defina sua estratégia de implantação e mantenha o foco.

Tá! Acho que entendi!

Mas como realmente vou fazer isso?

Resposta = diversifique melhorando!

•    Faça conteúdos em texto maiores (com mais de  2.000 caracteres, melhor ainda, maior que 4.000 caracteres) e com mais itens visuais;
•    Inclua mais itens e estenda o assunto. Por exemplo, caso encontre um conteúdo sobre “3 dicas para perder 5 kg em 10 dias”, produza um artigo com “10 dicas para perder 5 kg em 10 dias”.
•    Faça o mesmo para páginas que estejam bem ranqueadas mas que contenham informações antigas e desatualizadas, crie um conteúdo mais atualizado e que cubra os mesmos pontos levantados anteriormente pelo artigo.
•    Lembre também de adicionar conteúdo visual a uma página, uma imagem, um banner, entre outros. Estes tipos de conteúdos geram mais compartilhamento nas redes sociais.
•    Ofereça conteúdo gratuito para seu leitor;
•    Publique e-books;
•    Desenvolva infográficos;
•    Crie um canal audiovisual através do YouTube para seu cliente, ou simplesmente um podcast;
•    Desenvolva cursos online de graça;
•    Desenvolva ferramentas que possam ajudar seu publico de alguma forma;
•    Publique artigos regularmente.

Passo 10 – Alcance as pessoas certas

Você sabe com quem está falando? Quem é seu publico? São pessoas casadas? Adolescentes?  Gostam de carros ou de ir em salão de beleza? O que eles fazem? Qual é a linguagem que precisa utilizar para atingi-los?

Você precisa saber antes de mais anda, com quem está falando, e uma boa técnica para isso é  nada mais nada menos do que fazer perguntas!

Outra técnica (não necessariamente se aplica a todos os projetos, mas…) você pode utilizar as redes sociais para identificar quem é o seu público.

As redes sociais podem nos dar dados valiosíssimos sobre quem são os clientes e qual o comportamento deles. Uma das principais ferramentas para verificar o mercado é o Facebook Insights.

Facebook Insignts

Ao acessar o Facebook Insight, você poderá pesquisar dados demográficos, filtrar por idade e gênero assim como adicionar os interesses e saber quem são os maiores interessados, além também de poder avaliar o que eles também curtiram.

Passo 11 – Redescubra a marca

Você sabia que existe outra estratégia para obtenção de backlinks através de menções feitas de uma marca ou site?
Sim, você pode!

Como vimos, conhecer os concorrentes e verificar quais são suas estratégias, SIM, sem duvida alguma é um bom, se não o único caminho para sobressair.

Mas… antes disso, você também pode utilizar algumas ferramentas para obter backlinks de sites que já “mencionaram” o e-commerce que está trabalhando para otimizar, porém não foram gerados links.

Para conseguir isso, você precisará analisar a internet, encontrar menções sem links e solicitar aos responsáveis se é possível adicionar o link para a página ou projeto que está otimizando.

Você poderá utilizar a ferramenta:

Buzzsumo

Novamente você pode utilizar o Buzzsumo para encontrar menções da marcas ou empresas que não foram ainda linkadas.

Depois de encontra-los, você deve então enviar um e-mail ao administrador, ou responsável pelo site solicitando a criação do link, como por exemplos:

“Olá Nome,

Eu gostaria de agradecer por ter mencionado “NOME DA MARCA” no seu artigo publicado em DATA.

Realmente estou muito grato(a).

E estou escrevendo hoje para perguntar se você poderia adicionar um link de volta ao meu site.

Dessa forma, as pessoas podem facilmente me encontrar ao ler o seu artigo.

De qualquer maneira, agradeço imensamente.

Muito Obrigado(a)
SEU NOME”

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