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Dropshipping por outro ângulo: já pensou em fornecer para seus concorrentes?

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

A logística é um dos pontos cruciais para o bom funcionamento de um e-commerce. Existem várias opções que devem ser pensadas de acordo com a necessidade do negócio. É possível ter o próprio estoque e utilizar o sistema dos Correios, optar por uma transportadora ou ainda trabalhar com o estoque e operações de terceiros, como é o caso do dropshipping.

A prática, que vem se tornando cada vez mais popular, permite trabalhar com o estoque de terceiros. Ou seja, você monta um e-commerce sem precisar comprometer um grande capital para montar seu estoque.

A outra face da moeda também tem beneficiado empreendedores virtuais que já estão estabelecidos e tem uma operação consistente. Por que não disponibilizar seu estoque para lojistas menores e se tornar um fornecedor para pequenos e-commerces do seu segmento? 

Todos saem ganhando! Para o pequeno e-commerce esse sistema é vantajoso, pois não exige a necessidade de um grande investimento em estoque, embalagem ou a criação de uma logística funcional logo no início da operação, já que a entrega é realizada pelo fornecedor.

Por outro lado, o e-commerce maior que abre seu estoque para operação de droshipping garante a rotatividade dos produtos estocados e vê o número de vendas subir. Afinal, a ideia de lucrar até mesmo com as vendas dos concorrentes, parece tentadora! 

Nem sempre os pequenos empresários têm o capital necessário para investir na compra de mercadorias. Com este tipo de sistema é possível investir primeiramente em uma plataforma adequada e que suporte as operações do negócio e permita o crescimento futuro. Além disso, as ações de marketing, tão essenciais para negócios em início de vida, podem ser priorizadas e receberem o aporte financeiro adequado.

Assim, entrar em contato com fornecedores que trabalhem neste sistema, pode economizar um bom investimento. Outro ponto positivo a ser destacado é a possibilidade de oferecer um leque de produtos mais completo, já que é possível buscar diferentes fornecedores para cada tipo de produto a ser comercializado. 

No entanto é preciso fazer algumas ressalvas. Este tipo de sistema requer comprometimento. O fornecedor precisa ser confiável e trabalhar sempre com transparência, deixando claro custos e prazos de entrega.

Assim como o vendedor também precisa explicar ao cliente as condições de despacho da mercadoria e pagamento. Informando, principalmente, sobre o prazo de entrega, que neste modelo costuma ser um pouco maior do que nos e-commerces com estoque próprio. Sendo assim, a necessidade de estabelecer um contrato é indispensável, para que cada parte cumpra com suas obrigações como o acordado.

Contrato analisado, condições estudadas é só partir para o ganha-ganha que essa opção permite. Aproveite!