Acesso rápido

7 dicas para escolher o melhor domínio para seu e-commerce

por Galleger Ilhe Quinta-feira, 05 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Escolher o domínio para o seu e-commerce é tão importante quanto decidir o nome da sua empresa. Isso porque o domínio será a identificação do seu negócio e pode ser fundamental para o sucesso da sua loja virtual. No entanto, ele deve ser bem pensado para conter alguns atributos que irão impulsionar o tráfego da sua página.

Um dos motivos para pensar bem sobre a escolha do domínio é o fato de que a maior parte do tráfego da sua loja vem por meio de mecanismos de busca on-line. Por isso, é interessante pensar em quais palavras o seu público pesquisaria. Com o domínio certo, seu e-commerce tem grandes chances de ficar no topo dos resultados e receber
mais acessos.

Nesse sentido, alguns cuidados devem ser tomados antes de bater o martelo sobre o domínio do seu e-commerce. Preparei sete dicas sobre o assunto:

1. Use palavras-chave

Assim como escrevi há pouco, inserir palavras-chave no seu domínio é uma excelente estratégia para ser exibido nas primeiras colocações dos mecanismos de busca. Por exemplo, se você tem um e-commerce que vende óculos, pode colocar no seu domínio a palavra “ótica”, um termo muito pesquisado por quem deseja comprar esse produto. Além do SEO, uma palavra-chave no seu domínio pode te ajudar a se tornar referência do segmento no meio on-line.

2. Pesquise antes

Antes de decidir pelo domínio, pesquise para saber o que seus concorrentes estão utilizando. Também é importante se certificar da disponibilidade do domínio que você deseja. É possível que ele já tenha sido registrado, esteja protegido por direitos autorais ou até sendo usado por outra empresa. Além de tudo, lembre-se de consultar
o preço e garantir que ele esteja dentro do orçamento do seu novo negócio.

3. Não dificulte

Com certeza você já se deparou com um site que alguém precisou soletrar para você conseguir acessar. Escolher um domínio que não é comum aos nossos ouvidos pode ser um grande problema, principalmente quando o número de acessos está diretamente ligado ao sucesso do seu negócio. A menos que sua marca já seja muito conhecida, procure facilitar para quem irá acessar o seu e-commerce pela primeira vez.

4. Prefira combinações curtas

Um domínio que contenha uma palavra muito longa pode gerar vários problemas, a começar pela dificuldade da hora de escrever. Com uma url muito longa, seu cliente pode errar e acabar não encontrando o seu site. E, quando precisar inserir o seu link em uma rede social ou qualquer outra forma de compartilhamento, aquela longa url
pode não parecer nada amigável.

5. Evite números e símbolos

Numerais e símbolos podem causar confusão para quem está tentando acessar seu e-commerce. Se você insere um número, por exemplo, o cliente não vai saber se no domínio está em numeral de fato (7) ou por extenso (sete). Se realmente for indispensável colocar algum desses caracteres, é melhor registrar mais de um domínio para garantir que quando o usuário pesquisar ou tentar entrar no site, irá cair no www certo. Essa prática também vai evitar que um concorrente registre um domínio semelhante e encaminhe seu potencial cliente para a página dele.

6. Procure ser memorável

Existem milhões de domínios atualmente, por isso é essencial que o seu seja marcante e fique no imaginário do cliente. Isso vai ajudar a construir sua marca e pode contribuir para o sucesso do negócio. Para garantir que o domínio tenha esses atributos, envie a amigos e pessoas que não estão envolvidas no projeto do e-commerce para opinarem sobre o assunto. A opinião de quem está vendo de fora pode agregar muito para a escolha certa.

7. Seja rápido

Ainda que a escolha de um domínio tenha que ser pensada e repensada, não espere muito. Diariamente milhares de pessoas registram novos domínios e, se você ficar postergando a parte burocrática, pode até perder a chance de registrar aquele domínio que seria perfeito para o seu e-commerce. E ninguém quer começar um novo negócio
com frustração, não é mesmo?!

Domínio do seu e-commerce

O domínio do seu e-commerce é o sinônimo da sua marca, tem o poder de gerar mais tráfego para a loja ou ser um grande empecilho, por isso é uma decisão crucial. Assim, é interessante investir tempo e dinheiro para essa escolha.

Por mais que você não deva esperar muito para tomar uma decisão, é melhor estudar bem todos os pontos, pedir a opinião de amigos e familiares, do que se precipitar na escolha. Se você colocar um domínio no ar e depois de um tempo resolver trocar, vai desorganizar completamente sua loja, além de gerar confusão entre os usuários.

Agora, é só começar a pesquisa e encontrar a melhor opção para o seu e-commerce. Siga essas dicas e boa sorte!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.