Logo E-Commerce Brasil

Como escolher um bom domínio para o seu e-commerce

Por: Marcio Eugênio

É formado em administração de empresas com especialização em Marketing digital e gestão de vendas e apaixonado por tecnologia e comercio eletrônico. No mercado de tecnologia desde 1997. É um dos sócios da D Loja Virtual e é o responsável pela área comercial e marketing da empresa.

Ao dar o importante passo de ter seu negócio próprio, a criação de um e-commerce, muitos são os desafios a serem superados. Assim, a escolha de um bom domínio para sua loja online pode contribuir para o sucesso do seu negócio online.

Isso tudo porque o que parece ser pouco importante corre o risco de ser motivo de confusão por parte do seu cliente, e isso pode causar desconforto.

Dentre todos os desafios que existem ao criar um negócio, encontrar um nome é um dos mais importantes. E o bom domínio para o seu e-commerce é aquele fácil de entender e de ser buscado.

O seu empreendimento é muito importante e você quer que ele seja lembrado. Assim, algumas dicas podem ajudar nesse momento de escolha:

Seja original

Um erro grosseiro é querer plagiar ou tentar criar nomes similares aos já consolidados no mercado.

Simplifique

Quanto mais curto e simples, melhor. Um endereço simples de digitar estará sempre na memória das pessoas. O nome pode ser ouvido rapidamente, então evite usar numeral, duplicar letras ou utilizar palavras estrangeiras. E até mesmo a escolha pelo final.com ou .com.br deve ser avaliada para facilitar a memorização.

Seja coerente

É sempre bom que o nome do domínio tenha relação direta com o produto ou serviço. Porque, além de facilitar a memorização através da associação, o consumidor que ainda não conhecer a sua empresa pode encontrá-la no momento da pesquisa de termos similares. Nomes que falam por si criam uma vantagem competitiva sobre o restante do mercado.

Uma busca no Google pode ajudar na escolha entre usar um termo ou outro. Opte sempre pelos mais buscados, os mais populares.

Sua marca

Nem sempre é possível por causa da disponibilidade, mas o ideal é utilizar em seu domínio o nome de sua marca. Isso mantém a identidade e facilita a busca.

Se for necessário usar um nome híbrido ou similar, faça testes antes de colocar o seu e-commerce no ar. Verifique com amigos e conhecidos a pronúncia, e peça para fazerem pesquisas relacionadas.

E se aprovado, registre o domínio. De preferência, registre todas as extensões, como .net, .biz, .edu, .far, .info, .art.

O domínio é o seu nome na rede mundial de computadores, e deve ser simples. Para fazer sucesso, o nome do seu site precisa ser lembrado de maneira fácil pelos seus clientes – se escolher um muito grande ou de difícil escrita, ele não será lembrado ou encontrado, ainda que ofereça o melhor produto.

A importância da escolha do domínio

A escolha do nome pode agregar valor ao empreendimento, por isso é tão importante se dedicar a isso.

Pense que quanto melhor o domínio escolhido, menos terá de gastar com divulgação. Simplesmente porque a memorização do nome já garante que muitas pessoas se lembrem dessa ou daquela empresa.

E como hoje em dia tudo funciona na internet, se a sua marca existe offline, saiba que uma adaptação ao ambiente online pode ser necessária.

Não parece o melhor caminho ter nomes diferentes em cada canal, como redes sociais. Assim, você também pode se basear em nomes já existentes em todos esses canais antes de definir o seu.

O nome deve refletir o mercado onde o seu negócio está inserido, refletir a identidade da empresa, e atraente, é claro.

Atraente para novos interessados, isso porque estará exposto para milhões de usuários que podem não conhecer a sua loja, mas podem se interessar por uma nova e boa ideia.

Por isso é fundamental utilizar um nome otimizado, assim, dentro do seu nicho de mercado você pode aparecer nos primeiros lugares em uma busca.

Ser lembrado, facilmente encontrado e causar impacto, deve ser o foco na escolha do nome. Afinal, é a sua marca na internet.

Escolher um bom domínio para o seu e-commerce pode garantir um melhor posicionamento no Google e outros sites de busca.

Entendendo um pouco sobre SEO

Considerando que você precisa estar alinhado com o que é popular entre os buscadores, é fundamental entender como funcionam os mecanismos de busca.

Ao digitar um termo no Google você aguarda, em média, 0,407 segundos para visualizar uma lista com os sites mais indicados. Ou seja, em menos da metade de 1 segundo, o resultado surge.

Os resultados da busca são uma síntese de sites mais acessados, sites que seguem determinadas regras e sites que pagam para aparecer em boas posições. É muito importante que, ao criar seu domínio do e-commerce, você compreenda as técnicas
de SEO.

Por isso, se o nome de seu site possuir alguma palavra que está entre as mais buscadas, há probabilidade de aparecer antes de seus concorrentes.

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization), em português

Otimização de Sites pode, quando não bem utilizada, levar ao erro. Por isso, é necessário ficar atento a detalhes importantes, como, por exemplo, endereços não legíveis, aqueles repletos de números e hífens.

Mas depois de escolhido o seu nome, o seu domínio, é hora de pensar nos detalhes seguintes: conteúdo e integração.

É importante que o conteúdo do e-commerce seja de boa qualidade, que converse entre si, que sejam assuntos ligados – por meio de links mesmo – e permanentemente promovidos, tanto quanto os produtos. Isso confere credibilidade à sua marca, que passa a ser admirada por não estar presa somente ao ato da venda, mas a experiência completa.