Logo E-Commerce Brasil

A importância de diversificar as formas de pagamento na experiência do cliente

Por: Lucas Boechat

Jornalista e especialista no mercado de meios de pagamentos, escreve para a Iugu há 2 anos sobre como as soluções de automação financeira pode facilitar o negócio de empresas.

O e-commerce brasileiro está passando por um momento histórico, acelerado pela pandemia que teve início em 2020. Até mesmo novas formas de pagamento foram lançadas, como o Pix. Desde então, o online vem se fortalecendo a cada dia na geração de novos negócios e oportunidades de venda. Segundo pesquisa da EBit|Nielsen, só no primeiro semestre de 2021, o país registrou aumento de 26% nas vendas. E ponto para as PMEs, que faturaram sozinhas R$ 1 bilhão.

Com tanto dinheiro movimentado pelas vendas, é preciso prestar atenção aos meios de pagamentos. Além de oferecer diversas opções, garantir segurança em cada etapa do checkout é essencial. Isso pode ser alcançado de diversas formas, normalmente aliado à tecnologia e automação financeira.

Neste artigo, vou explicar a importância da sua empresa dar atenção aos meios de pagamentos oferecidos no momento da compra. Eles são parte importante para garantir uma boa experiência aos clientes. Boa leitura!

As formas de pagamento favoritas dos brasileiros

A digitalização das compras pelos brasileiros alterou, também, as formas de pagamento escolhidas para adquirir um produto. Mais agilidade e segurança são os principais critérios no checkout. A satisfação do consumidor deve vir em primeiro lugar e sua empresa deve prestar atenção nisso. Veja alguns números sobre o comportamento dos clientes.

A Opinion Box fez uma pesquisa e apontou que o dinheiro ainda é o meio de pagamento mais comum, chegando a 78% das preferências. Logo em seguida vem o cartão de crédito com 67%, débito com 66% e boleto com 59%. O parcelamento de compras é uma facilidade que os brasileiros não abrem mão. E, é por isso que 82% têm o hábito de parcelar suas compras.

O primeiro do ano do Pix mostrou o enorme potencial que essa tecnologia tem na rotina dos consumidores. Prova disso é que 64% dos brasileiros já usaram o meio de pagamento em alguma compra ou pagamento. As maiores varejistas online oferecem essa opção no checkout.

Uma estratégia de negócios com foco no cliente

Conhecer esses números é o primeiro passo para criar uma estratégia assertiva para atrair e encantar consumidores. Além disso, modernizar sua empresa com tecnologias que permitem acompanhar tendências de pagamentos também é importante. Mais do que conhecer a jornada de compra, sua empresa precisa entender como o seu cliente prefere pagar pelo produto ou serviço e de que forma será entregue.

Entregar uma boa experiência ao cliente tem tudo a ver com ouvi-lo e saber como entregar o que ele espera. Sabe o que é o melhor? Cerca de 87% dos consumidores estão dispostos a pagar um pouco mais para ter tranquilidade ao adquirir um produto ou serviço, é o que mostra pesquisa da PWC.

Ou seja, investir em uma experiência diferenciada, desde a busca do produto até o recebimento em casa, é uma abordagem que pode dar um retorno ainda maior. Assim, seu e-commerce será lembrado e recomendado pelos seus clientes e, certamente, eles irão voltar para mais.

3 dicas essenciais para evitar o temido abandono de carrinhos

O abandono de carrinho é uma questão que muitos e-commerce ainda não conseguem resolver ou mesmo entender. O checkout é um momento crítico, que envolve fornecimento de dados sensíveis do cliente, o que pode gerar inseguranças. Quando essa etapa gera algum tipo de dificuldade, o resultado é apenas um: a compra não será realizada.

Separamos algumas dicas fundamentais para ajudar o seu e-commerce em um momento tão importante quanto o checkout.

Opções de parcelamento

Isso pode soar arriscado para o seu negócio, mas o brasileiro gosta de parcelar. A pesquisa da Opinion Box apontou que 47% da população parcela tudo o quanto pode nas compras. É a tendência de ter agora o que só pode pagar depois. Para um e-commerce, isso pode significar ótimas oportunidades – quando bem administrado.

Normalmente, plataformas de pagamento oferecem antecipação de recebíveis e taxas competitivas para sua loja não perder venda por não ter opção de parcelamento. Deixe seu cliente decidir como quer pagar pelo produto e ofereça benefícios caso ele escolha pagar à vista.

Flexibilidade de pagamentos

Como vimos anteriormente, os consumidores têm preferências e estão atentos na hora de colocar seus dados na página de cobrança. Por isso, seu e-commerce precisa estar preparado para oferecer condições especiais e métodos de pagamentos que atendam esse perfil.

Descontos em pagamentos à vista e facilidades para parcelamentos são outros atributos que podem ser decisivos na hora de fechar a compra.

Ter uma tecnologia de checkout que entregue cada um desses itens pode parecer custosa e difícil de gerir e implementar. Mas, na verdade, é o contrário! Atualmente existem infraestruturas completas e ainda com recursos de automação que tornam o fluxo de cobrança e recebimento algo simples de ser feito. Ou seja, mesmo que a estrutura de pagamento seja mais robusta, fazer sua gestão pode ser muito fácil e sem burocracia.

Checkout facilitado

Imagine chegar na hora de preencher os dados para fechar a compra e o cliente se depara com uma tela desorganizada, com a necessidade de preencher dezenas de informações ou com o redirecionamento para uma página estranha, fora do domínio da sua marca. É o suficiente para perder uma venda.

Fique atento ao tipo de experiência de checkout que sua plataforma de pagamentos oferece para o seu e-commerce. Avalie como é esse processo no seu site e implemente as mudanças necessárias. Certamente você verá um bom crescimento de conversões, com clientes satisfeitos a cada compra, simplesmente ao utilizar o checkout transparente.

Fique de olho nas vendas de final de ano

O final de ano está chegando e é a temporada de maior faturamento para o e-commerce. Datas como a Black Friday, o dia das crianças e o Natal prometem agitar as vendas online. O cenário econômico mostra sinais de recuperação e as vendas dessa época prometem um bom faturamento. Ainda é tempo de garantir uma experiência de compra única com as formas de pagamento favoritas do seu público.

Para te ajudar em um financeiro mais organizado e eficiente nesse final de ano, conte com uma plataforma de automação. Sua equipe não precisa passar aperto no momento mais importante para o crescimento do seu e-commerce. A tecnologia pode ser uma grande aliada. Vale a pena dar um upgrade em suas operações.

Esteja preparado para vender muito nas datas comemorativas do final do ano. Essa é a oportunidade de acelerar o faturamento do seu e-commerce e conquistar clientes para o longo prazo.