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Diversificação de negócios com dropshipping em tempos de Internet

Por: Guilherme da Luz

É especialista em Organic Search pela Quinstreet Brasil (Nasdaq: QNST). Com 15 anos de experiência de mercado, já trabalhou com algumas das maiores marcas que atuam online e offline, incluindo Google, Microsoft, Benetton, BBC, Avon, Heineken, Mars, Jaguar, Sotheby’s, entre outras. Tem contribuído na adaptação de campanhas publicitárias internacionais para o Brasil (Transcreation), além de estar sempre encontrando oportunidades para atrair, envolver e converter público-alvos por meio da busca orgânica. Seguroauto.org, Planodesaude.net e Emprestimo.org são alguns de seus trabalhos que se destacam no topo das pesquisas no Google, em mercados extremamente competitivos.

Poucas pessoas economicamente ativas hoje em dia podem dizer que nunca fizeram uma compra que seja pela internet. O online cresce sem parar, e quanto mais tempo passamos em casa ou meramente conectados, inclusive, mais esse número tende a aumentar.

Ao mesmo tempo, um número considerável de pessoas, no Brasil e no mundo, sonha em sair da folha de pagamento e entrar no universo dos lucros e dividendos.

A Internet, novamente, costuma ser a resposta para essa situação. Aqui, um segmento que ganha força surpreende nos últimos anos é o dropshipping. Eu vou falar sobre ele em detalhes para entender do que se trata e como ele pode impulsionar um modelo de negócios inovador — e, o mais importante, potencialmente lucrativo.

Dropshipping

Imagem: Topdser

Utilizando o Dropshipping para impulsionar um novo negócio

Antes de falar sobre como fazer dropshipping, preciso dizer simplesmente sobre o que é essa prática e como ela funciona no mercado atual.

Em termos simplificados, dropshipping é a técnica de se colocar como intermediário entre
produtores/distribuidores e o consumidor final, num papel de intermediário facilitador — sem nenhum uso pejorativo do termo.

Numa empresa que trabalha com dropshipping, não existe estoque, produção ou o controle de nada disso, aliás. O que existe é uma empresa “linha de frente” que vai receber pedidos de determinados mercados. E, por meio de processamento, parcerias e terceirização, irá repassar o produto para o consumidor final.

A pergunta mais óbvia desde já é: por que o comprador final adquiriria o produto com um intermediário ao invés de ir diretamente à fonte? Outra questão também seria: por que o produtor ou distribuidor não faz ele mesmo uma loja ou canal comercial direto, eliminando a necessidade do intermediário?

Para responder isso, te lembro que o e-commerce, de maneira geral, já extrapolou as barreiras nacionais no momento em que nasceu. Da mesma maneira, num cenário macroeconômico, muitas empresas transnacionais/multinacionais não têm tempo ou recursos para criar um nicho de venda final em cada setor estratégico.

Pense numa empresa de outro país, digamos a China. Seu estoque, sistema produtivo e logístico estão a um oceano de distância, e não vale a pena para essa corporação do exemplo criar um escritório regional para cada cidade ou região com importância estratégica em cada país.

É nesse cenário que surgem os negócios que trabalham com dropshipping. Ao invés de criar toda uma operação — que vai além da criação física de um espaço e/ou deslocamento e contratação de pessoal, mas passa até mesmo por pesquisas de marketing, exploração de nichos de mercado em análises, tradutores, adaptação burocrático-documental e por aí vai —, a empresa simplesmente terceiriza.

É aqui que, finalmente, aparece a oportunidade de investimento. No lugar de criar sua operação, a empresa procura por contratos com negociantes locais que tenham uma rede de trabalho sólida e possa servir de ponte entre o consumidor de locais estratégicos e sua própria produção. Surge a possibilidade de ter fornecedores da China para dropshipping.

Para ser relevante no mercado de dropshipping

O nicho de dropshipping existe e se mostra sólido enquanto negócio ano após ano. A questão aqui é saber como explorá-lo e como fazer parte dele a longo prazo.

  • Ofereça serviços sólidos e de confiança comprovada;
  • Tenha um diferencial para oferecer. Por que as empresas e consumidores deveriam optar pela sua marca ao invés da concorrente, seja ela pequena ou um dos tubarões?;
  • Explore nichos onde a concorrência seja fraca para estabelecer raízes e viabilizar um projeto que pode crescer.

Ser referência na sua área de atuação pode ser a diferença entre um negócio que vai prosperar e um que luta para sobreviver e eventualmente morre antes de dar lucros.

Uma dica é escolher ao mesmo tempo um segmento que esteja fraco de representatividade e o qual você já domine — ou, no mínimo, tenha curiosidade e base o suficientes para se aprofundar.

Existem diversas inovações no mercado de dropshipping e que podem ser aplicadas no seu modelo de negócio.

  • Invista em pesquisa, especialmente na Internet, meio de compras favorito do momento;
  • Garanta que seus parceiros sejam de confiança em todas as etapas do processo — produção, distribuição, logística, marketing e pós-venda;
  • Seja visto. Por que alguém deveria fazer negócios com você (em ambos os lados da venda)? Prove que sua marca é a melhor opção.

Não subestime o poder de fidelizar o cliente. Às vezes o consumidor prefere se manter fiel a um serviço no qual paga mais caro do que a um que cobra menos e entrega uma experiência incompleta ou pouco satisfatória.