Disparador de e-mail x CRM: qual é melhor para seu negócio?

por Pedro Ivo Martins Segunda-feira, 21 de Maio de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

A resposta para esta pergunta é simples: depende da sua maturidade. Vou explicar melhor as diferenças entre uma ferramenta de disparo de e-mail marketing e uma plataforma de CRM. Com isso, você vai entender a fundo como cada uma pode atender o seu negócio.

Em termos de tecnologia, é importante pensar que uma coisa é a evolução da outra. Ou seja, uma plataforma de Customer Relationship Management possui recursos mais avançados para que a comunicação com seus clientes seja feita de forma mais inteligente. Afinal, você não quer ser conhecido por seus consumidores como o chato do e-mail marketing, certo?

Por outro lado, também não adianta abrir seu e-commerce ou loja física hoje e esperar fazer um trabalho complexo de marketing digital com sua base de clientes. Até porque, se você está neste momento, talvez nem tenha uma base para ser trabalhada.

O que um disparador de e-mail faz?

Com um disparador de e-mail, você tem basicamente o que o nome sugere, uma ferramenta para enviar mensagens ao seu público. É um canal para levar uma oferta, novidade ou conteúdo até as pessoas que aceitaram receber estas campanhas.

Não existe aqui o conceito de gestão das pessoas, o entendimento de quem é quem, a história de cada uma. Apenas a visão do email e como está a interação dos destinatários com este canal.

A princípio, o disparador vai possibilitar um trabalho mais genérico, a não ser que você faça a gestão da base e a segmentação em outro lugar, como uma planilha de Excel. Neste caso, será necessário seguir um processo que pode tomar tempo:

  • criar lista de destinatários
  • exportar para a ferramenta
  • fazer o disparo da campanha

As métricas para entendermos a efetividade do canal estarão relacionadas aqui à entrega, abertura e clique nas campanhas. O resultado em termos de conversão pode ser acompanhado pelo Google Analytics, que traz as receita direta (last click). Aliás, é bom ressaltar que isso funciona caso a compra seja realizada dentro do período de 30 minutos da sessão.

Cada nova campanha demandará o mesmo trabalho de criação de lista. Mas, geralmente, quem está neste momento, acaba fazendo disparos para toda a base de consumidores. Ou, no máximo, uma segmentação de quem abriu os e-mails nos últimos 90 dias, o que já é uma evolução, mas pode gerar desperdício deste ativo chamado cliente.

De qualquer forma, um disparador de email é ideal para quem está começando agora e precisa priorizar estratégias de aquisição de clientes. Geralmente são ferramentas mais baratas, pois tornaram-se commodities, e são cobradas por envios.

O que um CRM faz?

Um CRM é uma ferramenta mais robusta, que vai te possibilitar aprofundar e aprimorar o trabalho de marketing direto. É o “próximo passo” para quem já faz e-mail marketing de uma forma mais genérica.

Com essa ferramenta é possível:

  • entender o perfil dos seus clientes
  • saber o momento em que eles estão no ciclo de vida
  • conhecer a jornada de compra à fundo

Isso é importante para que consiga mandar a mensagem certa, para o cliente certo e na hora certa.

Quando você já tiver ganhado um pouco mais de base, tiver a necessidade de conhecer melhor seu cliente e personalizar a comunicação da sua marca, será o momento ideal para contratar um CRM e trabalhar estratégias de retenção.

Disparador de e-mail vs. CRM

Como vemos, o disparador é uma ferramenta mais básica. Por isso, não é possível conhecer a fundo o perfil dos seus clientes, tampouco saber o momento certo para mandar uma campanha ou o que ela deve conter para chamar a atenção deles.

Já o CRM permite, inclusive, integrar os ambientes online e offline, trazendo uma visão única do cliente. Com essas informações, fica mais fácil impactar o cliente de forma segmentada, inclusive conforme a origem: loja física ou e-commerce.

As facilidades no processo passam por:

  • Criar segmentos automaticamente: não é necessário criar listas no Excel e cruzar dados manualmente, gastando horas nessa mesma tarefa. Com uma plataforma de CRM você cria os segmentos de modo automático, em uma tela user friendly e intuitiva.
  • Mais autonomia: como é possível segmentar de modo automático, o time de TI é dispensado dessa tarefa, deixando o time de marketing mais livre para criar e executar as campanhas sem perder o timming.
  • Mensurar os resultados: acompanhe métricas mais avançadas como o ARES (receita gerada por e-mail enviado) e a conversão influenciada dentro de um modelo de atribuição baseado em janela de tempo, o que permite até a mensuração do impacto das ações digitais no mundo offline.

Em resumo…

O disparador de e-mail é indicado para quem está começando agora e não tem um volume de base muito grande. A partir do momento que se adquire uma base de clientes maior, é preciso trabalhar retenção e incentivar a recompra, e, para isso é necessário uma ferramenta mais robusta.

Um disparador vai te dar o insumo básico para enviar e-mails para sua base, mas é com um CRM que você tem toda a inteligência necessária para fazer esse trabalho de uma forma mais inteligente.

Claro que bons resultados estão atrelados à estratégias mais robustas e bem planejadas. Os e-mails chamados de broadcasting, ou seja, pulverizados para a base toda, geralmente tem uma performance inferior se comparados com e-mails segmentados e personalizados.

Segundo um estudo realizado pela DMAThe Direct Marketing Association (UK), mais de 75% da receita gerada por e-mail marketing são de e-mails automatizados e personalizados. E não de campanhas genéricas, ou seja, se comunicar de uma forma mais personalizada, vai te permitir um resultado melhor.

Dê uma checada na sua caixa de e-mails agora, e perceba que possui ofertas de várias marcas. Os primeiros e-mails que chamam a sua atenção muito provavelmente são os endereçados ao seu nome e com um assunto relacionado ao seu perfil, certo?

Texto re-publicado com a autorização do autor. Texto original disponível em: http://blog.dito.com.br/disparador-de-e-mail-x-crm-qual-e-melhor-para-seu-negocio/

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