Diferenciais da plataforma Magento para seu projeto de loja virtual

por Sandro Ivo Pionkowski Segunda-feira, 26 de dezembro de 2016   Tempo de leitura: 3 minutos

O Magento nasceu open source, ou seja, como uma plataforma de código aberto, e rapidamente virou referência para diferentes lojas e-commerce, sendo que responde por três a cada dez lojas virtuais do mundo (AheadWorks, 2015) – uma taxa que também se repete quando miramos exclusivamente o mercado nacional.

Alguns diferenciais dessa plataforma envolvem gestão de catálogo, navegação do produto, atendimento ao cliente, gestão de frete, relatórios e análises, adequação ao mobile, segurança, integração com sistemas de pagamento, estrutura orientada a vendas e layout personalizável. Fora isso, podemos destacar ainda outras características do Magento, como:

Escalabilidade e robustez

A escolha frequente do Magento por tantas lojas virtuais se deve em muito à capacidade estrutural que há por trás dele, respaldada pelo Ebay e pelo Permira Funds que adquiriram a empresa. Com esse “amparo” e projeção, a plataforma ficou mais sólida e oferece maior segurança aos clientes para acompanhar o crescimento de seus negócios. Fora isso, ela disponibiliza ainda um suporte 24×7 que dá atendimento às dúvidas de quem a utiliza.

Versões adaptáveis

Outra diferença entre o Magento e outras plataformas é exatamente resultado de sua natureza open source, que atende desde grandes corporações até empresas menores e startups de todos os tipos. Todos, afinal, acabam contemplados por ele, e isso é um fator que contribui para sua enorme popularidade. Outro ponto é que é possível optar pelas versões Community, que é gratuita, ou pela Enterprise, que é paga, porém mais robusta e preparada para atender a negócios maiores.

Flexibilidade

Sempre é possível inovar o formato, a estrutura e o design do e-commerce ao usar a plataforma Magento, e esse acaba sendo outro grande diferencial que as empresas estão inclinadas a considerar. Fora as muitas funcionalidades nativas, também é possível integrá-lo a quaisquer sistemas de ERP, CRM, BI etc., além de outros 8 mil módulos (“plugins”) disponíveis no portal Magento Connect. Isso permite que o gestor sempre possa agregar melhorias à sua loja virtual e consiga crescer o bastante dentro de uma estrutura flexível para acompanhá-lo desde seus primeiros passos até seus momentos de expansão.

Algumas empresas credenciadas para fornecimento do serviço também disponibilizam a possibilidade do cliente solicitar a construção de outras funcionalidades, independentemente dos recursos nativos, integrações e plugins citados.

Portabilidade

Uma das maiores vantagens do Magento é a portabilidade da plataforma, isto é, a liberdade que se tem ao ser o detentor do código-fonte associado ao e-commerce e, assim, poder direcioná-lo para outros administradores, como um time interno ou outra empresa credenciada.

Facilidade

Ser open source, e também a plataforma de e-commerce mais usada no planeta, tornou o Magento bem popular entre centenas de milhares de pessoas, sendo que muitas delas têm noções, em níveis variados, de programação e de algumas das funções do Magento – desde jovens autônomos, que assessoram pequenos negócios domésticos, até profissionais ultraespecializados na plataforma, que atendem a grandes corporações. Com uma empresa credenciada, é possível criar uma loja bem robusta, cheia de funcionalidades e bem estruturada para atender muitos clientes.

Uma forma de identificar as empresas mais capacitadas para fazer sua loja é buscar, no site oficial, pelas empresas credenciadas. Outro ponto que pode ser relevante é contar com uma prestadora que também ofereça outras soluções associadas ao e-commerce, como marketplace e logística. Isso tudo irá facilitar não só a adoção do Magento, mas também poderá auxiliar na gestão do negócio como um todo.

Por todos esses diferenciais, a plataforma Magento é tão relevante para um espantoso número de lojas virtuais espalhadas pelo mundo. Na hora de adotá-la, porém, vale ficar atento a respeito de qual é exatamente a sua demanda e projeções e quem está mais preparado para criar seu e-commerce em Magento. Conforme o grau de exigência e experiência requeridos, pode ser mais adequado escolher uma empresa credenciada que ajude a atender sua necessidade de crescimento.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.