Acesso rápido

Diferenciais da plataforma Magento para seu projeto de loja virtual

por Sandro Ivo Pionkowski Segunda-feira, 26 de dezembro de 2016   Tempo de leitura: 3 minutos

O Magento nasceu open source, ou seja, como uma plataforma de código aberto, e rapidamente virou referência para diferentes lojas e-commerce, sendo que responde por três a cada dez lojas virtuais do mundo (AheadWorks, 2015) – uma taxa que também se repete quando miramos exclusivamente o mercado nacional.

Alguns diferenciais dessa plataforma envolvem gestão de catálogo, navegação do produto, atendimento ao cliente, gestão de frete, relatórios e análises, adequação ao mobile, segurança, integração com sistemas de pagamento, estrutura orientada a vendas e layout personalizável. Fora isso, podemos destacar ainda outras características do Magento, como:

Escalabilidade e robustez

A escolha frequente do Magento por tantas lojas virtuais se deve em muito à capacidade estrutural que há por trás dele, respaldada pelo Ebay e pelo Permira Funds que adquiriram a empresa. Com esse “amparo” e projeção, a plataforma ficou mais sólida e oferece maior segurança aos clientes para acompanhar o crescimento de seus negócios. Fora isso, ela disponibiliza ainda um suporte 24×7 que dá atendimento às dúvidas de quem a utiliza.

Versões adaptáveis

Outra diferença entre o Magento e outras plataformas é exatamente resultado de sua natureza open source, que atende desde grandes corporações até empresas menores e startups de todos os tipos. Todos, afinal, acabam contemplados por ele, e isso é um fator que contribui para sua enorme popularidade. Outro ponto é que é possível optar pelas versões Community, que é gratuita, ou pela Enterprise, que é paga, porém mais robusta e preparada para atender a negócios maiores.

Flexibilidade

Sempre é possível inovar o formato, a estrutura e o design do e-commerce ao usar a plataforma Magento, e esse acaba sendo outro grande diferencial que as empresas estão inclinadas a considerar. Fora as muitas funcionalidades nativas, também é possível integrá-lo a quaisquer sistemas de ERP, CRM, BI etc., além de outros 8 mil módulos (“plugins”) disponíveis no portal Magento Connect. Isso permite que o gestor sempre possa agregar melhorias à sua loja virtual e consiga crescer o bastante dentro de uma estrutura flexível para acompanhá-lo desde seus primeiros passos até seus momentos de expansão.

Algumas empresas credenciadas para fornecimento do serviço também disponibilizam a possibilidade do cliente solicitar a construção de outras funcionalidades, independentemente dos recursos nativos, integrações e plugins citados.

Portabilidade

Uma das maiores vantagens do Magento é a portabilidade da plataforma, isto é, a liberdade que se tem ao ser o detentor do código-fonte associado ao e-commerce e, assim, poder direcioná-lo para outros administradores, como um time interno ou outra empresa credenciada.

Facilidade

Ser open source, e também a plataforma de e-commerce mais usada no planeta, tornou o Magento bem popular entre centenas de milhares de pessoas, sendo que muitas delas têm noções, em níveis variados, de programação e de algumas das funções do Magento – desde jovens autônomos, que assessoram pequenos negócios domésticos, até profissionais ultraespecializados na plataforma, que atendem a grandes corporações. Com uma empresa credenciada, é possível criar uma loja bem robusta, cheia de funcionalidades e bem estruturada para atender muitos clientes.

Uma forma de identificar as empresas mais capacitadas para fazer sua loja é buscar, no site oficial, pelas empresas credenciadas. Outro ponto que pode ser relevante é contar com uma prestadora que também ofereça outras soluções associadas ao e-commerce, como marketplace e logística. Isso tudo irá facilitar não só a adoção do Magento, mas também poderá auxiliar na gestão do negócio como um todo.

Por todos esses diferenciais, a plataforma Magento é tão relevante para um espantoso número de lojas virtuais espalhadas pelo mundo. Na hora de adotá-la, porém, vale ficar atento a respeito de qual é exatamente a sua demanda e projeções e quem está mais preparado para criar seu e-commerce em Magento. Conforme o grau de exigência e experiência requeridos, pode ser mais adequado escolher uma empresa credenciada que ajude a atender sua necessidade de crescimento.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.