Entendendo a diferença entre IP dedicado e IP compartilhado

por Pedro Ivo Martins Segunda-feira, 28 de Maio de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

Toda empresa que envia e-mails para os seus clientes sempre quer que todos os e-mails sejam entregues na caixa de entrada (Inbox). Nós já falamos sobre entregabilidade e boas práticas. Hoje vamos falar sobre outro ponto importantíssimo: o IP.

Existem vários fatores a serem trabalhados na sua estratégia para garantir essa entrega: frequência de envio, retirada de clientes com Hard ou Soft-Bounce dos seus disparos, personalização dos e-mails, segmentação dos disparos, acompanhamento das principais métricas para ajustes e melhorias e outra dezena de fatores.

Um dos fatores que ajudam garantir essa entrega de e-mails no inbox é ter um IP de disparo do seu e-mail com uma excelente reputação.

Todo envio de e-mail é feito através de IPs. Pense nele como o carteiro que entrega a sua correspondência até o destinatário, garantindo que ela chegue sempre intacta até o endereço correto.

Atualmente, no mercado existem dois tipos de utilização de IPs para o envio de e-mails. O uso Dedicado e o Compartilhado.

IPs Compartilhados

Há alguns anos atrás era praticamente impossível conseguir disparar e-mails sem usar IPs compartilhados. Sempre que se contratava uma ferramenta de e-mail, obrigatoriamente você utilizava essa opção.

Basicamente, o IP compartilhado consiste em dividir o IP de envio com outras empresas. Uma má prática realizada por alguém  que está compartilhando o mesmo IP com você pode interferir na sua entregabilidade.

Geralmente o IP compartilhado é indicado para empresas que possuem uma maturidade um pouco mais baixa em relação a disparos de e-mails, ou que possuem um volume inferior a 100 mil disparos mensais.

Por outro lado, empresas com baixos volumes de e-mail podem estabelecer uma reputação perante os servidores de e-mails. Já que disparando por IPs compartilhados é possível ter um volume suficiente para que os provedores façam esse tipo de análise.

Caso sinta alguma questão relacionada a entregabilidade dos seus e-mails, questione o serviço utilizado sobre quais são as empresas que compartilham o IP com você e se elas seguem boas práticas de mercado para o envio de e-mail marketing.

IPs Dedicados

Como já dito, os IP’s dedicados são recomendados para empresas que possuem uma maturidade mais avançada, tendo total domínio sobre seu programa de e-mail marketing, volume de disparos acima de 100 mil/mês e uma cadência regular de envios. 

A cadência é muito importante. Ao ficar sem disparar notificações por um tempo, você pode perder toda a reputação do seu e-mail.

A principal vantagem de trabalhar com IPs dedicados é que a sua empresa pode ter total controle sobre a sua reputação. Ou seja, considerando que você siga boas práticas, seus e-mails serão sempre entregues na caixa de entrada dos seus clientes.

Ter mais de um IP dedicado associado a uma empresa é comumente utilizado por grandes players para separar os envios transacionais dos disparos de campanha de e-mail.

Essa separação garantirá que mesmo que ocorra algum problema na reputação do seu IP dedicado para as campanhas, os seus e-mail transacionais continuarão a ser entregues, não sendo afetado pelo problema das campanhas.

Outra estratégia utilizada é ter IPs específicos para cada tipo de estratégia, por exemplo:

IP 1

  • campanhas de broadcasting para usuários ativos;
  • campanhas “transacionais” baseadas em comportamento (Boas vindas, aniversário, abandono de carrinhos, pós venda, pesquisas com clientes).

IP 2

  • campanhas de recuperação de clientes – Winback;
  • validações de e-mails;
  • complete seu cadastro.

O ideal é sempre validar e agregar suas campanhas pensando no volume de disparos e a estratégia. Ela está indo pra uma base de alto grau de interação ou não? É uma campanha “transacional”? Qual o volume de bounces dessa campanha?

Outro diferencial em ter IPs dedicados é poder participar de programas de certificação, como o da Return Path.

Algumas ferramentas do mercado não permitem fazer essa separação de IP’s por campanhas. Assim, entregam os e-mails “aleatoriamente” e podem sujar sua reputação.

O que levar em consideração ao utilizar um IP Dedicado

Por ser um IP próprio, sua reputação está diretamente ligada às decisões tomadas pela empresa dentro da estratégia de Marketing Digital.

Se a empresa segue as boas práticas e por isso possui boas métricas, essa reputação tende a ser boa. Se não, ela diminui e leva junto a capacidade de entrega dessas campanhas. Por esse motivo, se fizer um bom trabalho com um IP dedicado, os resultados tendem a ser melhores quando comparados ao IP compartilhado.

Ao usar um IP dedicado você deve levar em conta:

A frequência de envio de e-mail

O principal motivo para o uso de um IP dedicado é o volume de e-mails disparados. Por isso, é importante manter a frequência de envio para que ela não oscile muito. Pelo contrário, cresça ao longo do tempo.

Quando o volume cai drasticamente ou sobe de forma exponencial, a capacidade de entrega pode ser prejudicada.

A manutenção do IP

Não somente a reputação do IP deve ser monitorada, mas também as métricas e eventuais problemas que acontecem com um IP, tais como blacklists (serviços que agregam IPs como não confiáveis devido a uma alta taxa de reclamação) e spam traps (endereços antigos e desativados que são usados pelos serviços de e-mail para identificar spammers).

O warm-up do IP

Sempre que um novo IP passa a ser utilizado, é de se esperar que ele ainda não possua histórico, tampouco reputação.

Por isso, existe uma prática chamada de warm-up. Ela serve justamente para “aquecer” o IP até ele entrar em pleno funcionamento.

Para isso, o ideal é começar enviando uma quantidade menor de emails através do novo IP. Ao longo do tempo, pode-se aumentar a frequência até atingir a quantidade esperada de envio mensal.

Conclusões

Resumindo, o IP dedicado é extremamente importante dentro do contexto no qual o e-mail é parte essencial da estratégia.

O ideal é ter claro qual é o papel desse canal para a sua empresa e assim decidir se um IP dedicado é necessário ou não.

Como o próprio nome já diz, o IP Dedicado é reservado para apenas uma pessoa e não é compartilhado com ninguém. Portanto, seus envios não serão afetados pelas práticas de outros remetentes e você ainda poderá desfrutar de sua reputação exclusiva.

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