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A diferença entre lucro e rentabilidade e seu impacto no preço final

Por: Ricardo Ramos

Ricardo Ramos, CEO e fundador da Precifica, empresa especialista em soluções de pricing. Empreendedor com foco em inovação no setor de tecnologia SaaS. Também é palestrante sobre os temas de e-commerce, inteligência de mercado, gestão de empresas e empreendedorismo.

Seis em cada dez lojas virtuais afirmam operar com lucro, segundo dados do E-commerce Brasil e Sebrae. Mas, será que de fato essas empresas sabem distinguir rentabilidade de lucratividade?

De forma clara, a lucratividade por produto é a diferença entre o preço de venda e os custos com a venda (preço de compra, impostos, etc.). Já a rentabilidade estabelece ligação entre o lucro obtido com as vendas e o investimento feito na composição do estoque inicial deste mesmo produto.

Entender a diferença é essencial na hora de conduzir a estratégia de preço da loja virtual, a partir da resposta de duas importantes questões: Como identificar quais os produtos e linhas mais rentáveis? O que faz o preço ficar mal posicionado?

Assim, é possível entender que em alguns casos vender muito é sinal de que há algo errado.

Vamos pensar em um produto vendido à R$100,00, onde 85 pessoas compraram. O site resolve aplicar 15% de desconto, então outras 90 pessoas compraram com o novo preço, R$85,00. O resultado foi um aumento de 6% no volume de vendas, porém, uma redução de 10% no faturamento. Este equilíbrio, ou elasticidade, em geral não é levado em conta antes de se definir as estratégias de promoções, levando o gestor a ter dificuldades com resultados financeiros.

A definição de um preço adequado deve levar em conta custos com vendas, posicionamento de concorrentes no mercado, tempo parado em estoque e outros fatores que, se não estiverem bem mapeados, podem derrubar a rentabilidade do produto.

Subir ou descer preços no momento certo

Ao ter maior visibilidade e controle sobre estas variáveis, a loja virtual passa a ter uma visão mais clara de quando é a hora certa para aumentar ou baixar o preço. Pode diminuir a margem para aumentar as vendas e elevar o capital de giro ou elevar a margem quando o estoque da concorrência estiver esgotado, por exemplo.

Definida a estratégia de preço, voltando à diferença entre lucratividade e rentabilidade, a primeira demonstra o ganho imediato com a venda dos produtos, enquanto que a segunda demonstra a capacidade do investimento em estoque gerar lucro. A rentabilidade inclusive pode ser utilizada para comparar o retorno sobre o investimento em estoque com retorno sobre o investimento em aplicações financeiras..

Por fim, é importante o cálculo da rentabilidade para saber se vale a pena realizar o investimento no negócio. E você, como trata o seu preço? Pensando em lucro ou rentabilidade?