Muitas vezes a comparação entre os dados do Adwords com os do Analytics causa dúvidas e confusões em muitas pessoas. Ao comparar a quantidade de cliques mostrados pelo Adwords e a quantidade de visitas mostradas pelo Analytics, na maioria das vezes, gera diferença que causa dúvidas sobre a exatidão dos dados, devido as divergências.
No site Webinsider, Eric Apesteguy listou os possíveis motivos para essa diferença para tentar esclarecer o que cada dado significa.
Antes das explicações, é preciso definir o que são cliques no Adwords e visitas no Analytics.
Cada clique no Adwords é contabilizado e faturado pelo Google quando há um clique em um anúncio de uma campanha no Adwords.
Cada visita no Analytics é correspondente ao período de interação entre o navegador e o site. Fechar o navegador ou ficar inativo durante mais de 30 minutos finaliza a visita.
Naturalmente, é dedutível que cada clique se torne uma visita, logo, ambos os números deveriam ser iguais. Mas é comum que haja divergência dos números.
Motivos para aumento dos cliques
– O usuário pode clicar várias vezes no mesmo anúncio, ou em outro, contabilizando vários cliques. O Analytics contabiliza uma visita apenas, porque o visitante ficou entrando e saindo durante os 30 minutos (X cliques, 1 visita). Este é um comportamento típico de visitantes que fazem comparação de preços.
– Alguns visitantes clicam no anúncio, mas saem antes da página carregar completamente (1 clique, 0 visitas). Isso pode ser feito usando o botão “Parar” ou “Voltar” do navegador. A sua página de destino pode estar pouco atrativa para o segmento de mercado que você pretende alcançar – pessoas que pensaram por um momento que pudessem se interessar saem logo que vêem algo não esperado. É preciso verificar sua taxa de rejeição.
– O fato de a página demorar muito para carregar pode fazer que o visitante clique no botão Atualizar antes do carregamento final após o clique (1 clique, 0 visitas). Uma visita acabará sendo contabilizada, porém não será interligada ao Adwords.
– Existem padrões de fraude do clique, onde você receberá os dados analíticos que houve tráfego de “pessoas” que viram sua página, mas na realidade alguém, ou um robô programado para tal, está comendo o seu orçamento de clientes, (concorrente ou proprietário do site) clicando constantemente em seus anúncios (X cliques, 1 visita).
– A página de destino (landing page) pode não estar “tagueada” corretamente com o Analytics (X cliques, 0 visitas).
– Se o usuário desativou o Javascript ou os cookies do navegador, não será registrado no Analytics. Contudo, o Adwords contabilizará um clique (X cliques, 0 visitas).
– Você tem redirecionamentos fraudulentos, quando o visitante chega à página sem realmente querer estar lá (1 clique, 0 visitas) e, consequentemente, sai antes do carregamento da página. Verificar sua taxa de rejeição.
– Se um redirecionamento existe entre a URL de destino contida no AdWords e a página onde o visitante chegou após ter clicado no anúncio, a informação contida na URL é perdida no redirecionamento e o Google Analytics pode não reconhecer os dados vindos do AdWords (X cliques, 0 visitas).
– Quando sua campanha Adwords que está linkada à conta Analytics de um site possui anúncios que apontem para outro site (X cliques, 0 visitas). Este outro site pode ser do mesmo cliente, por exemplo.
– A rede pode estar saturada momentaneamente e um roteador inacessível (X cliques, 0 visitas). Nesse caso, as páginas do site não carregam e a tag do Analytics acaba não sendo executada.
Razões para o aumento das visitas
– Um utilizador pode clicar em um anúncio e, posteriormente, durante uma sessão diferente, voltar diretamente ao site através de um atalho de favorito. As informações de referência da visita original serão retidas neste caso, para que aquele clique resulte em várias visitas (1 clique, X visitas).
– Para garantir uma faturação mais precisa, o AdWords filtra automaticamente os cliques inválidos dos seus relatórios. No entanto, o Analytics registra esses cliques como visitas ao seu site, para mostrar o conjunto completo dos dados de tráfego (0 cliques, X visitas).
Percentagem de diferença
Geralmente a diferença entre cliques e visitas fica em torno de 0% a 30%, sendo mais cliques do que visitas.