Dicas sobre práticas de SEO para e-commerce

por Sidney Zynger Terça-feira, 31 de março de 2020   Tempo de leitura: 6 minutos

Quem trabalha no meio virtual já sabe que SEO (Search Engine Optimization) é muito importante para as marcas, pois ter um bom posicionamento orgânico é fundamental para turbinar as vendas no meio online. Em tradução, o termo significa otimização para mecanismos de busca, ou seja, um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Na prática, esse sistema visa alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para o site ou blog.

Explicar o termo pode parecer algo complexo e denso — e é mesmo, mediante o que muitos profissionais sabem sobre o assunto, pois os conceitos técnicos e comerciais se transformam muito a cada dia.

Na prática, aplicar técnicas de SEO no conteúdo do site ou blog, auxilia muito no lado consultivo, ou seja, a ferramenta também aponta o que existe de problemáticas técnicas nos site, podendo assim verificar o que é possível avançar ou corrigir nas plataformas.

É um trabalho minucioso. Muitos negócios acabam se frustrando, pois as implementações são lentas e muito detalhistas. É uma disciplina de marketing dentro da empresa. O SEO envolve conteúdo e adequação de conteúdo, e existe uma parte de contexto, relacionado a usabilidade, definindo que é preciso ter equilíbrio no site para ter os retornos desejados.

Maximizações são importantes

É sempre importante falar que os resultados melhores para cada marca são baseados nos objetivos dela. No e-commerce, é difícil estabelecer uma regra única. Mas os grandes pilares do SEO para desempenho giram em torno da linkagem interna/externa, tecnologia e conteúdo.

Maximizações de conteúdos são importantes para as marcas construírem sites relevantes. É claro que ações de mídia também impactam muito, pois são consequência de ganhos de marca, fazendo com que a marca tenha maior relevância e mais resultados de busca orgânica.

Em tempos de multiplataformas e clientes omnichannel, é importante a presença do lojista em diversos canais de venda, a fim de impactar o cliente de todos os lados, fazendo crescer aos poucos a reputação e a marca da empresa. O crescimento orgânico faz com que a construção da marca perante o consumidor seja fortalecida.

Portanto, para quem tem e-commerce a dica é se preocupar com a composição e equilíbrio do conteúdo nas páginas dos produtos. A relevância do negócio sempre vem com conquista orgânica de conteúdo e é preciso testar para ver o que performa melhor no seu nicho de mercado.

Ajuda profissional para SEO

Aqui destaco a importância de contratar um profissional especializado para direcionar o seu negócio da melhor forma, já que o trabalho de SEO vai desde a pesquisa de palavras chaves, posicionamentos de termos, até a verificação das métricas de resultados. O posicionamento orgânico não é pago para o Google, portanto, depende de uma série de combinações e pequenos truques.

Sempre que pensar em palavras-chave, é importante definir quais são os termos que estão relacionados a sua marca, e somente depois os termos sobre os produtos que estão sendo vendidos, para analisar os níveis de concorrência que você vai ter.

No e-commerce, o consumidor começa a sua compra por uma pesquisa ampla e generalista, por isso, estar bem posicionado de forma orgânica é importante.

As palavras afunilam a pesquisa e os termos corretos dependem muito do nicho de mercado de atuação no e-commerce e até a forma de trabalho. Muitas vezes, vale contar com a ajuda de influenciadores, parcerias com canais de vídeos, sempre trabalhando o relacionamento para que os links possam gerar cada vez mais tráfego para o site.

Entender um pouco sobre SEO é uma das principais habilidades para os profissionais de marketing do nosso tempo se destacarem. Isso torna o profissional multidisciplinar, mensurando resultados e posicionando melhor as empresas de e-commerce.

Leia também: SEO para e-commerce: ‘Qualquer empresa pode montar estratégia analisando dados’


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