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Dicas práticas de como não vender nos portais de marketplace

por Leandro Tomasi Quinta-feira, 11 de julho de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Quando se trata de vendas em marketplace, um dos erros mais comuns é achar que basta anunciar os produtos com preços competitivos que eles se venderão sozinhos.

Primeira lição

Ter um preço competitivo é o primeiro passo, mas vamos começar o artigo relativizando esse conceito. A ideia aqui é tratar das questões básicas de preço e produto que envolvem a entrada em um marketplace.

A arte da precificação é fundamental para qualquer venda. Porém, naturalmente não basta só precificar para baixo com o intuito de alcançar boas vendas. Usando o mercado de luxo como exemplo, manter o preço em outro patamar é fundamental para você se posicionar diante do seu público-alvo. É a partir da dobradinha “preço e produto” que ele te enxerga.

Mas não observamos isso apenas no mercado de luxo. É o preço que vai determinar o seu posicionamento em diversos segmentos de mercado. Cuidado ao jogar muito para baixo o valor do seu produto, como numa promoção específica que pode vir a se estender por muito tempo.

O resultado é: você acaba guiando o seu público a entender que sua faixa de preço é inferior. Quando precisar colocá-la em “altitude de cruzeiro”, terá dificuldades em restabelecer o seu patamar de venda anterior.

Segunda lição

Concorrência. Uma vez determinada a sua faixa de preço, e ainda que você seja o mais competitivo naquele dia, atente-se para um fato: a despeito de você estar ou não acompanhando a concorrência, ela certamente está monitorando você e o mercado.

Muitos concorrentes conseguem margens muito boas e fazem promoções consistentemente. Além desses, temos aqueles que queimam estoque. Ou seja, fazem preços apenas para gerar caixa rápido e se livrar do produto. Esses, provavelmente, não representam competição a você no longo prazo. Mas sempre estarão, quando tratados em conjunto, representando um perigo constante às vendas de curto prazo.

Sobre a apresentação no marketplace

Em um mundo de tanta tecnologia e objetividade na hora da compra, podem parecer secundárias questões relacionadas à apresentação do produto. Afinal, boa parte dos itens vendidos é previamente conhecida pelo seu público. Ou, ainda, faz parte do universo do Google, com acesso rápido a imagens e informações em detalhes por outros meios.

Porém, não importa o quão conhecido seja o seu produto. Se ele, na sua página de marketplace, na sua descrição, não estiver bem apresentado, certamente a venda não ocorrerá. Esse é um erro grave!

Informações do produto no marketplace

Em relação à exposição do seu produto, defina a ordem das informações. Uma vez criado esse padrão, replique para todo o seu portfólio. Palavras-chave (fundamentais para o SEO), categorias, títulos… Tudo isso precisa estar bem definido.

Os textos de detalhamento de produtos precisam ser objetivos e destacar os diferenciais, bem como promover confiança. Cuidado para não cair na armadilha dos textos publicitários de baixa categoria. Não apele para jargões ou pieguices. Acredite: seu texto não passa despercebido pela maioria dos seus consumidores.

Nem é preciso comentar sobre a importância da imagem do seu produto. Sim, ela precisa ser ótima. Não adianta pedir para o primo do sobrinho fazê-la. Foto de produto é uma atividade profissional.

Uma vez superados os desafios iniciais de subida de preço e produto, começa a melhor parte: as vendas. Pronto atendimento, atenção aos indicadores, fluxo constante de informações com a logística, avaliações da sua loja… Essas e muitas outras questões farão parte desse dia a dia do pós-venda. Mas isso é pano para manga para outra oportunidade.

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