5 dicas para parar de perder dinheiro com seu negócio

por Wagner Aguado Terça-feira, 15 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Mesmo com os reflexos da recessão econômica, os números do e-commerce no Brasil não param de crescer. Segundo pesquisa Ebit/Nielsen, em 2018, o comércio eletrônico teve alta de 12% no faturamento em relação ao ano anterior, com R$ 53,2 bilhões. Apesar do crescimento, muitos donos de e-commerce ainda não conseguiram tornar seu negócio lucrativo, e 80% deles abrem falência antes dos 18 meses.

Veja algumas dicas para você parar de uma vez por todas de perder dinheiro com sua loja online, aumentar a eficiência e tornar o e-commerce uma grande fonte de renda. Confira:

1. Defina suas personas

Saber quem você quer atingir com o seu negócio é o primeiro passo de qualquer planejamento. Isso permite que você concentre seus esforços no lugar correto e da forma certa, sem perder dinheiro tentando atingir um público que não é o seu. Se você tem um negócio de alimentação e quer atingir um público fitness, por exemplo, não faz sentido nenhum oferecer alimentos gordurosos.

No planejamento de personas, você analisa o perfil de quem você quer atingir e cria pessoas reais. Dá até para criar um nome criativo para elas. Cada persona tem uma maneira de agir, uma jeito de pensar, interesses e causas próprias. Portanto, antes de qualquer coisa, separe um tempo para analisar, sozinho ou em conjunto, quem é o público alvo do seu negócio.

2. Divulgue seus produtos no Instagram

Redes sociais, em especial o Instagram, são meios gratuitos e que te permitem atingir um grande número pessoas. Muitas lojas online usam o Instagram com maestria para divulgar produtos, criar promoções e fidelizar seus clientes. Para isso, é necessário ter as personas em mente, traçar uma estratégia clara de comunicação e planejar de que modo a rede social será usada. Por meio do Instagram, com pouco ou nenhum investimento, você pode ter um grande retorno.

3. Aposte na análise manual de riscos

Segundo a Konduto, empresa de tecnologia antifraudes, os e-commerces sofrem uma fraude a cada 5 segundos no Brasil. Os golpes atingem principalmente pequenas lojas, que normalmente possuem menos experiência e uma estrutura de segurança pouco avançada.

Por isso, a gestão de risco, ou análise antifraude, é vital para qualquer dono de e-commerce. A maneira mais vantajosa de promovê-la é contratando o serviço. Um time especializado em combater golpes e fraudes aumenta a segurança do seu negócio e te deixa tranquilo para focar no que realmente importa.

4. Em caso de crise, aposte na antecipação de recebíveis

Épocas de muitas vendas, como a Black Friday ou o Natal, podem trazer problemas para negócios com estrutura menor. Afinal, aumentam significativamente os gastos com mercadorias e frete, podendo gerar um rombo nas contas da sua empresa.

Neste caso, o segredo é não se desesperar. A melhor maneira de manter a saúde financeira do seu negócio em momentos de turbulência é a antecipação de recebíveis. Ela funciona de maneira muito simples: através de uma plataforma de pagamentos, você pode antecipar as receitas de vendas no crédito. Ou seja, você receberá um dinheiro que já é seu, mas que ainda não está na sua conta. É uma operação com juros muito menores que um empréstimo, por exemplo, no qual você toma um dinheiro que não é seu de um banco e cria uma dívida.

5. Unifique e digitalize suas soluções de pagamento

Ter toda a vida financeira do seu negócio concentrada em um só lugar é essencial. Além de ser mais seguro, você evita transações complexas, facilita o planejamento e tem uma visão completa da situação da sua empresa. Com uma solução unificada de pagamentos, você também pode integrar as finanças do seu e-commerce e da sua loja física, controlando de verdade suas finanças.

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