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Dicas para preparar sua empresa para entregas no mesmo dia

Por: Juca Oliveira

CEO & fundador da B2LOG, possui expertise nas áreas de inovação, e-commerce e Digital. Nos últimos 14 anos desenvolveu projetos e startups nos segmento TI, e-commerce e logística.

O comércio online vem ganhando cada vez mais adeptos. Também, as vantagens são inúmeras: é possível comparar preços em diversas lojas sem sair de casa, pesquisar a opinião de outros consumidores sobre o produto, escolher entre uma variedade muito maior do que a do estoque da loja, não depender do horário comercial para fechar a compra e ainda ter opções variadas de pagamento — isso tudo sem sair de casa.

Uma variável, porém, pode fazer com que o cliente desista da compra: o prazo de entrega do produto.

Muitas vezes, a necessidade de compra é associada à uma data específica, seja para presentear alguém, seja para um evento específico ou simplesmente porque queremos ter o objeto em mãos o mais rápido possível. Cá entre nós, ninguém gosta de esperar.

Justamente para contornar esse empecilho, empresas estão adotando o same day delivery, ou entregas no mesmo dia. Além das internacionais Google, Walmart, eBay e Amazon, as brasileiras Livraria Saraiva e Magazine Luiza já têm testado a estratégia. Veja por que você deve aderir a esse tipo de facilidade e como se preparar para a demanda!

Pense na logística dos centros de distribuição

Independentemente da entrega expressa ou da tradicional, associar a sua loja online a mais de um centro de distribuição contribui para redução dos custos com entrega, seja por correio ou transporte. Procure ter exemplares dos itens mais vendidos no e-commerce em lojas espalhadas pelas cidades em que atua.

Com o foco logístico — ou pelo menos boa parte dele — no e-commerce, também é preciso reorganizar os seus estoques. Faça relatórios das vendas por região e distribua os seus produtos de acordo com essa demanda. Se for optar pela entrega expressa, deixe os produtos elegíveis a esse tipo de serviço mais acessíveis nos depósitos.

Escolha os produtos que estarão disponíveis

O same day delivery normalmente é oferecido a apenas alguns produtos. Seria muito difícil disponibilizar o seu e-commerce inteiro para entrega rápida. Na hora de escolher quais serão elegíveis, considere fatores como o peso, tamanho e fragilidade do objeto, além da quantidade disponível em estoque.

Tenha um conteúdo exclusivo no site

Deixe claras as condições da entrega no mesmo dia nos seus canais de comunicação e no e-commerce. É importante citar quais produtos fazem parte desse formato, as formas de pagamento aceitas, os horários em que a compra deve ser feita — normalmente, os pagamentos aprovados até 12h são entregues até as 22h do mesmo dia.

Caso a aprovação venha depois, o prazo é até as 12h do dia seguinte — e o que acontece caso a entrega seja feita atrasada. Dessa forma, você minimiza as possíveis reclamações, que podem prejudicar a imagem da marca.

Treine a equipe

Para que o processo logístico funcione conforme o prometido, é necessário que todas as áreas envolvidas estejam cientes desse compromisso. Informe os estoquistas, a equipe de marketing e a de logística sobre as etapas e a melhor forma de conduzi-las. Lembre-se também de que esse serviço pode ser terceirizado para uma empresa especialista que acompanha o processo ponta a ponta.