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Dicas para melhorar a experiência e o engajamento do seu consumidor

por Ricardo Cabianca Segunda-feira, 28 de maio de 2018   Tempo de leitura: 4 minutos

Se você está se preocupando com o futuro da sua loja online, se for proprietária(o), ou até mesmo se tem uma carreira no varejo eletrônico (como excelente profissional do segmento), deveria colocar os olhos diretamente no consumidor – e não se limitar apenas ao ROI, aumento de conversão e margem de lucro.

O raciocínio é muito simples: para sua loja sobreviver, entre outras coisas, precisa necessariamente ter pessoas para consumir. E só teremos pessoas para consumir, se cuidarmos delas e do ambiente onde vivem.

Ok, e você agora está raciocinando: lá vem mais um discurso moderninho de impacto social positivo…Sim, e sendo mais direto, no curto prazo o seu consumidor atual vai envelhecer, e sua loja precisa estar pronta para atender os desejos dos novos consumidores, a saber, os chamados Millennials.

Segundo pesquisa, realizada pela CONE, empresa norte-americana especializada no desenvolvimento de projetos de impacto sócio-ambiental, 68% dos millennials comprariam produtos de uma empresa que demonstre algum benefício social ou ambiental, 76% dizem que quando uma empresa se posiciona sobre questões sociais, eles fazem uma consulta para ver se ela é autêntica e 80% acreditam que as empresas têm a obrigação de ajudar a sociedade a solucionar problemas, mesmo que não ligados diretamente ao negócio da mesma.

Mas independente de qualquer pesquisa, todo varejista que se preze sabe que os consumidores estão cada vez mais atentos ao que as empresas e suas respectivas marcas estão “entregando” para a sociedade. E mais, sendo realmente profissionais de varejo, reconhecem que não existe “fidelidade” por parte do consumidor a um produto ou serviço, mas que certamente ele é fiel às suas próprias crenças.

E o que pode ser mais positivo para o consumidor, se ele encontrar uma loja onde terá a real experiência de participar de uma mudança positiva na sociedade?

É por isto que insisto que vale muito a pena aplicar os conceitos de impacto social na estratégia de venda do seu ecommerce e espalhar junto aos seus consumidores um pólen positivo, ou seja, causas positivas. E aqui vai um pequeno passo-a-passo para que possa tentar aplicar esta estratégia polinizadora em sua loja virtual…

1. Identifique quais as causas que sua empresa, sua marca tem alguma relação. Se já tiver, será ótimo. Mas se ainda não pensou nisto, faça uma reflexão juntamente com seu time sobre o que entendem sobre problemas sociais e/ou ambientais que estão muito próximos da sua realidade e que gostariam de tentar contribuir para resolver.

2. Agora, procure algumas instituições sérias, que estão prontas legalmente para receber investimento social (mais conhecido como doação) e que podem realmente fazer a diferença na sociedade.

3. Provoque seu consumidor a escolher uma das instituições que você listou no item 2, para onde ele quer direcionar a doação relacionada à compra que está fazendo na sua loja. Esta escolha é muito importante, pois provoca o consumidor a se engajar na sua causa, sendo a mesma que ele acredita.

4. Depois que realizar a doação para as instituições escolhidas, mande um e-mail para seus consumidores, apresentando um relatório sobre o impacto social que ele participou quando escolheu tal causa para que sua loja fizesse a doação.

Pronto, de forma resumida, você incluiu o conceito de impacto social em seu negócio, provocou uma participação do seu time na identificação do propósito da sua empresa, realizou um “investimento social” para melhorar a nossa sociedade e de quebra, implantou uma excelente etapa no processo de experiência de compra do seu consumidor.

Agora me responda, onde este consumidor vai pensar em comprar novamente?

Naquela loja concorrente que só faz promoção de frete grátis, de preço DE/POR, ou na sua, onde, além disto tudo, ele participa diretamente de ações de impacto social, atua diretamente nas causas que ele acredita, recebendo inclusive informações sobre os resultados positivos?

E seus novos consumidores? Os millennials que já possuem o raciocínio de que as empresas devem existir para ajudar a melhorar a sociedade, e não somente distribuir lucros e dividendos aos donos e acionistas?

Eu não tenho dúvidas de que atrelando conceitos de impacto social à experiência de compra da sua loja virtual, o mundo inteiro ganha com isto!!

Será que desta forma, além da sua equipe ficar feliz, pois trabalha agora em uma empresa que descobriu um propósito (além do ROI, margem, custo baixo, conversão..), você terá mais prazer de criar ações promocionais para aumentar suas vendas, sabendo que inclusive vai atrair mais a atenção dos consumidores, que se engajaram nas suas causas?

Se você acredita e concorda com o que escrevi, sua loja virtual pode se tornar uma empresa polinizadora, que está espalhando o bem, e colhendo resultados positivos de vendas!

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