Dicas para e-commerces usarem o Reels do Instagram

por Rodrigo Martucci Sexta-feira, 02 de abril de 2021   Tempo de leitura: 8 minutos

E-commerces que sabem como usar o Reels do Instagram conseguem gabaritar o combo de ouro da rede: alcance, engajamento e crescimento orgânico. O recurso, que permite a publicação de vídeos curtos de até 30 segundos, é uma maneira divertida e envolvente de chamar a atenção da audiência e fazer com que mais pessoas conheçam a marca.

Quer saber como criar vídeos curtos para o Reels do Instagram? Neste artigo, desvendei os pontos cruciais da produção de materiais interessantes para o seu público e ainda trouxe sugestões de temas para gravar!

Reels do Instagram para loja virtual

O Reels foi lançado em agosto de 2020 em mais de 50 países. Na época, era possível publicar vídeos de até 15 segundos – hoje o limite subiu para 30 segundos. O recurso foi uma resposta do Instagram ao rival TikTok, o app chinês que foi um fenômeno durante o isolamento social.

O Reels se tornou um território fértil para negócios digitais e muitas marcas já entenderam o potencial dele. Empresas de moda e beleza, por exemplo, estão entre as que mais exploram os conteúdos em vídeo no Instagram.

Leia também: O crescimento das soluções “Link-Centric” no comércio eletrônico

Elas utilizam o recurso para promover coleções, lançamentos e mercadorias, para dar dicas de looks e para fazer um tutorial rápido de maquiagem. Outras usam para revelar bastidores e mostrar como é a textura de um produto.

Uma novidade recém-lançada pelo Instagram para e-commerces é a compra do produto pelo Reels. As empresas podem marcar os artigos presentes nos vídeos para que os seguidores cliquem para comprar ou possam guardar para adquirir depois.

Reels x IGTV x Instagram Stories

O vídeo produzido para o Reels tem a característica de ser dinâmico, de consumo rápido e de fácil compartilhamento, ao contrário do IGTV, que é voltado a apresentar um conteúdo mais aprofundado.

A sugestão é usar o recurso Reels para desafios (challenges), dicas rápidas, teasers de produtos e fazer dublagens. Para o IGTV, aposte em séries, tutoriais completos e vídeos no formato de perguntas e respostas.

O Instagram Stories tem a informalidade a seu favor, além de permitir publicar takes praticamente em tempo real. Acaba de chegar um produto novo na loja? Vá para os Stories divulgá-lo. Depois, você pode fazer um Reels, um pouco mais elaborado, para mostrar melhor a novidade. Use os dois recursos para montar uma estratégia que envolva a audiência na rede social.

Dicas de conteúdos para Reels no Instagram

Existem temas de conteúdos comuns a vários nichos de e-commerce. Veja os que se aplicam a vários nichos de e-commerce.

Educar o público

Ensine e inspire a audiência sobre os seus produtos, sem necessariamente falar sobre eles. Um e-commerce de moda, por exemplo, pode usar o Reels para uma dica de look, um truque de estilo ou para mostrar a versatilidade de uma peça.

O segmento de beleza pode gravar um vídeo para mostrar o produto em ação na pele, produzir challenges e ensinar dicas de skincare e maquiagem. Para completar a edição, use as ferramentas de áudio e texto disponíveis.

Apresentar um produto

O Reels também funciona bem para mostrar um produto para a audiência. O vídeo deve apresentar as características do artigo e as aplicações de uso. Dependendo do que você vende, pode incluir no roteiro informações sobre composição, benefícios, efeito e embalagem.

Revelar os bastidores

As pessoas gostam de saber como a marca funciona, por isso abra os bastidores. Seja a fabricação do produto, a sessão fotográfica ou o processo de envio dos pedidos. É também uma forma de mostrar transparência e se tornar mais próximo dos seguidores.

A ideia é válida para vários segmentos: culinária, decoração, beleza e vestuário.

Responder dúvidas frequentes

Contém glúten? Testa em animais? É indicado para quê? Quanto custa? Essas e outras perguntas podem ser respondidas em um vídeo curto, com legendas e música. O importante é prender a atenção do usuário logo nos primeiros segundos.

Mostrar texturas

Este tipo de conteúdo funciona perfeitamente para marcas de maquiagem e produtos de cuidados com a pele. Vídeos que mostram a consistência da base, a cobertura do corretivo e a textura do gloss são curiosos e chegam a ser relaxantes.

Lançar um produto

Divida em dois momentos. Na primeira etapa, semanas antes do dia D, produza um teaser, dando spoilers, mas sem revelar muito. Depois, no lançamento, divulgue um vídeo mostrando o produto e todos os seus benefícios.

Fazer challenges

Os desafios conquistaram as redes sociais! O segredo para atingir mais contas e turbinar o engajamento é acompanhar as tendências e reproduzir a ideia. O cuidado com a edição também é essencial. Faça cortes no ritmo da música e use a ferramenta de transição para dar sequência aos movimentos.

O Reels é um recurso que, quando bem utilizado, auxilia a impulsionar o crescimento da loja e a promover a marca e os produtos vendidos de uma forma eficiente e moderna. Esses conteúdos ainda têm a vantagem de aparecer na aba Explorar, fazendo com que mais pessoas conheçam seu negócio e queiram compartilhar o vídeo.

Com qual objetivo a sua loja virtual tem utilizado o Reels do Instagram? Se você ainda não encontrou o caminho para melhorar o engajamento na rede social, mande sua dúvida aqui nos comentários para que eu possa te ajudar!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.